Tradição

Dia Nacional do Tambor de Crioula tem programação especial em São Luís

O tambor de crioula é uma expressão genuinamente maranhense.
Na Mira, com informações da Assessoria18/06/2019 às 09h35
Dia Nacional do Tambor de Crioula tem programação especial em São LuísO ritmo intenso dos tambores é uma das características da manifestação que envolve ainda dança e canto. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - O Dia Nacional do Tambor de Crioula, comemorado nesta terça-feira (18), terá programação especial com apresentação cultural, palestras, exibição de vídeos, lançamento de DVD entre outras atrações. O evento ocorre na Casa do Tambor de Crioula, no centro histórico de São Luís.

A programação, que dura o dia todo, conta com exibição de filmes, bate papo com especialistas e palestra sobre Salvaguarda do Tambor de Crioula. A partir das 14h terá palestra com os integrantes do projeto ‘Punga dos Saberes’ que trabalha com ações educativas, de formação e de transmissão de saberes tradicionais.

Logo depois os mediadores da Casa do Tambor fazem apresentação para relatar experiências de intercâmbio sobre o Tambor de Crioula e o Batuko, manifestação cultural de Cabo Verde. No final da tarde haverá lançamento do DVD da Salvaguarda do Tambor de Crioula e CD registro de toadas.

A partir das 18h começa a apresentação dos grupos de tambor de crioula Proteção de São Benedito do Anjo da Guarda, Amor de São Benedito da Fé em Deus e Tambor de Leonardo.

O tambor de crioula é uma expressão genuinamente maranhense e reconhecida como patrimônio cultural brasileiro desde 2007. O ritmo intenso dos tambores é uma das características da manifestação que envolve ainda dança e canto. A dança apresenta uma particularidade: a punga. Durante a dança entre as mulheres (coreiras), o gesto indica saudação e convite para outra brincante entrar e sair da roda.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.