Tradição

Boi de Axixá comemora 60 anos de história

O grupo atualmente conta com 120 brincantes.
Na Mira, com informações da Assessoria07/05/2019 às 08h15
Boi de Axixá comemora 60 anos de história Para dar conta do preparo das apresentações, estão sendo realizados três ensaios semanais. (Foto: Priscille Damous / Na Mira)

SÃO LUÍS - Os bordados e ensaios do Bumba Meu Boi de Axixá estão a todo vapor. O já tradicional boi de orquestra, natural do município de mesmo nome da Região do Munim, prepara uma grande festa para as comemorações dos 60 anos da brincadeira.

“Sessenta anos não são sessenta dias, então estamos preparando uma boda de diamantes para os maranhenses, que hoje amam esse boi”, conta Leila Naiva, atual presidente e filha do fundador Francisco Naiva.

Com um grupo de mais de 120 brincantes, Leila diz que nas apresentações deste ano, além da história do grupo, será possível conferir como teve início o sotaque de orquestra e como a brincadeira chegou aos dias atuais.

“Muitas pessoas não conhecem como nasceu o bumba boi de Axixá e principalmente o boi de orquestra. A gente está vindo, buscando a história do boi de orquestra como surgiu até chegarmos ao boi de Axixá, até os seus 60 anos”, afirma.

Para dar conta do preparo das apresentações, estão sendo realizados três ensaios semanais. Grupos de brincantes e bordadeiros se dividem em São Luís e Axixá durante a semana inteira para dar conta das indumentárias, que terão até exposição, mas muita coisa ainda é surpresa.

“Nosso bordado vem cheio de canutilho, pérolas, o restante eu não posso contar, é segredo, mas nessa temporada teremos até exposição de indumentárias. As pessoas poderão conhecer modelos antigos, como evoluiu até hoje”, completa.

Amor

Só em penas para as roupas do grupo, o investimento este foi de R$ 30 mil, valores que despertam a curiosidade das pessoas em relação à manutenção da brincadeira.“As pessoas me dizem que sou louca, mas tudo isso a gente faz é por amor e é um amor que é passado por gerações”, conta a presidente. Antes das apresentações oficiais, os brincantes que moram em São Luís – boa parte filhos e netos de axixaenses – juntam-se aos demais brincantes no chamado “ensaio redondo”, que é realizado no município do Munim.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.