Imicast

Imicast: Saiba como jogar games antigos de graça no seu celular

Conheça cinco emuladores disponíveis para Android que podem ser baixados de forma gratuita.

André Nadler / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Já existem no mercado joysticks conectados por bluetooth para você usar nos emuladores para Android.
Já existem no mercado joysticks conectados por bluetooth para você usar nos emuladores para Android. (Foto: Divulgação)

Uma nostalgia maravilhosa é colocar aquele game antigo para rodar e lembrar da sua infância ou adolescência se distraindo com aquele jogo que já não é tão moderno, mas é um belo passatempo. Por causa da falta de tempo ou mesmo pela dificuldade de se conseguir um console antigo, os emuladores para Android surgem como uma bela opção para você poder relembrar daqueles jogos que são verdadeiros clássicos.

Apesar de ter um Playstation 4 e um Xbox na minha casa, nunca consegui abandonar o amor pelos games de plataformas antigas como o Super Nintendo e o Game Boy. Foi pensando nisso, que montei uma lista com cinco emuladores disponíveis para Android de forma gratuita que você poderá fazer o download e rodar os seus jogos "das antigas" preferidos.

Como a proposta é facilitar a sua vida, nesta matéria também estão disponíveis os links para que você encontre os jogos na Google Play e até como você pode baixar os roms (arquivos dos jogos que rodam nesses emuladores). Não esqueça de ouvir o nosso podcast sobre o assunto e não esqueça de ler a matéria até o final:

1. Snes9x EX+ (Emulador do Super Nintendo)

Um dos melhores emuladores para Android e o meu preferido dessa lista. O console que resume a minha infância é o Super Nintendo e aproveitar a experiência de jogar games como Super Mario World, Contra III, Battletoads e Rock n' Roll Racing usando meu smartphone é sensacional. No menu principal, basta tocar em “Load Game” para visualizar os arquivos do cartão de memória do seu gadget, procurar por uma ROM e começar a jogatina.

Já existem no mercado joysticks conectados por bluetooth para você usar nos emuladores para Android e comprei porque ajuda bastante na hora de jogar alguns games, principalmente aqueles que precisam de movimentos mais rápidos como Street Fighter e Mortal Kombat. Usando esse tipo de acessório, o seu celular se torna praticamente um Super Nintendo móvel.

Download

2. My Boy (Emulador do Game Boy Advance)

O Game Boy marcou uma geração e quem viveu a infância durante os anos 90. Devido à sua popularidade a nível mundial, este é outro emulador que faz bastante sucesso no Android e te proporcionará uma sensação muito próxima do que é realmente ter um Game Boy Advance. Neste caso, todos os jogos de GBA são suportados pelo sistema operativo, com excelentes FPS, com possibilidades de usar cheats e até Gameshark.

Download

3. PPSSPP (Emulador de PSP)

Comprei meu primeiro PSP - primeiro videogame portátil da Sony e competidor direto dos vídeo games portáteis da Nintendo - por volta de 2013 e detonei diversos jogos nele, mas com o passar do tempo, recentemente, o meu pequeno console móvel não funcionou mais e a saída foi baixar esse emulador e descobrir se eu conseguiria jogar alguns games nele. A minha impressão foi muito boa e indico para quem gosta do PSP.

Você pode jogar o portátil com capacidade aproximada ao do Playstation original diretamente do seu smartphone, com esse aplicativo incrível. Como trata-se de um console um pouco mais exigente, alguns games poderão rodar com menos fluidez de acordo com o dispositivo.

Download

4. Reicast (Emulador de Dreamcast)

O console da Sega também tem um emulador eficaz e que rodam seus jogos com bastante proximidade do original. Nesse emulador, você encontrará várias opções interessantes de joguinhos que podem ser rodados na tela do seu celular ou tablet com Android. É necessário instalar arquivos do console original para que o emulador funcione, mas esses itens são facilmente encontrados.

Download

5. Mame4Doid (Emulador de Fliperama)

Se você curtia ir nos shoppings passar a tarde se divertindo nas máquinas de jogos e fliperamas com os seus amigos, pode contar com este aplicativo para trazer essa experiência para o seu telefone. O MAME4droid é um emulador de arcades que traz games dos anos 70, 80, 90 e até o início dos anos 2000. Se você colocar o aparelho na vertical, pode jogar com um controle que imita até a aparência dessas máquinas.

Os controles são na própria dela, mas alguns aparelhos possuem entradas que facilitam o uso de acessórios especiais para esse tipo de jogo.

Download

Onde baixar os jogos (ROMs)?

Os emuladores precisam dos arquivos de jogos para que eles possam ser abertos nesses aplicativos. Os Rom's são como os cartuchos ou cd's para o seu emulador, certo? Cada ROM representa um game que você poderá jogar no seu emulador. Por exemplo, se você quer jogar Super Mario World no seu emulador de Super Nintendo, vai precisar encontrar na Internet o arquivo ROM do game, normalmente em formato Zip. Você pode buscar e baixar suas ROMs na Internet

Existem alguns bons redutos de ROMs na web, como é o caso do Portal Roms e o RomsMania.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.