Dia de Reis

Ritual: Queimação de Palhinha ocorre nesta sexta (11)

O evento é marcado pelo desmonte do presépio que reproduz a cena do nascimento de Jesus.

Na Mira, com informações da Sectur/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
O ritual é tradicional no Maranhão e em algumas cidades de Portugal.
O ritual é tradicional no Maranhão e em algumas cidades de Portugal. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - O ritual da Queimação de Palhinhas, tradicional no Maranhão e em algumas cidades de Portugal, ocorrerá nesta sexta-feira (11), no pátio do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua João Vital de Matos, Centro Histórico de São Luís.

“O ritual da Queimação de Palhinhas segue em uma data especial, após as rezadeiras e grupos de Reis já terem cumprido as promessas. A ideia é manter e valorizar as práticas da cultura popular no nosso estado” é o que explica a secretária adjunta de Cultura da Sectur, Vanessa Leite.

A festividade de Reis terá início às 17h20 com a realização do cortejo do grupo Reis do Oriente, da família Menezes. A concentração será no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, de onde sairá pela Rua do Giz até chegar ao presépio na Rua João Vital de Matos, local onde está a imagem do Menino Jesus.

Após a chegada do cortejo será celebrada uma ladainha pelo Grupo Reis do Oriente e, na sequência, haverá distribuição de murtas aos presentes para acompanhamento do ritual.

O ritual é marcado pelo desmonte do presépio que reproduz a cena do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao recém-nascido, na manjedoura.

Ao som da ladainha, que alterna latim e língua portuguesa, os fiéis retiram aos poucos as palhinhas da murta, que são utilizadas para decorar o presépio, e colocam para queimar em um fogareiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.