Mestres e fazedores de cultura

Encontro Nacional de Cultura Popular no Vidigal começa hoje

Mestre Índio Maranhão integra o time de mestres no maior evento de cultura negra realizado em favela no Rio de Janeiro.

Evandro Júnior / Na Mira

Mestre Índio Maranhão integra o time de mestres no maior evento de cultura negra realizado em favela no Rio de Janeiro
Mestre Índio Maranhão integra o time de mestres no maior evento de cultura negra realizado em favela no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Mestre Índio Maranhão integra o time de mestres no maior evento de cultura negra realizado em favela no Rio de Janeiro. Trata-se do Encontro Nacional de Cultura Popular no Vidigal, que já está na 11° edição e tem à frente da organização Mestre Messias Freitas, discípulo e aluno de Índio, e que carrega esse legado há quase 30 anos na Cidade Maravilhosa. O evento começa hoje e vai até o dia 17 de março. 

É um evento que reúne mestres e fazedores de cultura de várias regiões do país e exalta a cultura popular maranhense com a presença marcante da capoeira ludovicense, do tambor de crioula, do cacuriá, do bumba meu boi e da dança da Mangaba de Bom Jardim (MA).

Além disso, há uma extensa programação com outras expressões da cultura afro brasileira: maculelê, samba de roda, ciranda, forró, dança africana, mostra de espetáculos e apresentações artísticas, além de encontro de mestres, lançamento de literaturas do gênero, economia criativa, palestras, workshops e oficinas. 

"Esse evento é fruto do que foi plantado há mais de 30 anos no bairro Sá Viana, onde Messias iniciou seus primeiros passos. É um dos alunos mais antigos do meu trabalho e foi reconhecido mestre pela comunidade capoeirística na presença de mais de 70 mestres oriundos de vários pontos do país. É o nosso principal multiplicador, realiza eventos diversos na área da cultura afro, é um dos capoeiristas que mais viaja facilitando oficinas e workshops de capoeira e cultura popular no Brasil e já esteve em 7 países da Europa.  Tenho muito orgulho em saber que esse evento é resultado de muita luta e suor e que tem a presença marcante da capoeira do Maranhão por trás de todo esse sucesso", relata Mestre Índio Maranhão.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.