Cãominhada Mirante FM

Cãominhada 2018: ração é a melhor alimentação para o seu pet

A médica veterinária da Purina, Denise Vale, fala sobre a importância da nutrição dos animais de estimação.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
 Você sabia que alimentar o seu animal com ração é a melhor forma de dar uma vida saudável para ele? / Foto: Divulgação.
Você sabia que alimentar o seu animal com ração é a melhor forma de dar uma vida saudável para ele? / Foto: Divulgação.

O Cãominhada Mirante FM 2018 está chegando e vai reunir muitos pets na cobertura do Rio Anil Shopping, na tarde deste sábado (18), em São Luís. O evento vai contar com a Feirinha de Adoção, além de vacinação antirrábica, concurso canino de beleza, entre outras atrações. Mas, além de se preocupar em dar diversão ao seu bichinho, é importante sempre cuidar da alimentação dos pets. Você sabia que alimentar o seu animal com ração é a melhor forma de dar uma vida saudável para ele?

“Garantindo uma boa nutrição a gente dá uma longevidade maior para esses animais. E o ideal é que as rações sejam dadas de acordo com a fase da vida de cada pet. Ou seja, filhote comendo ração de filhote, adulto comendo ração de adulto e idoso comendo ração de idoso. Desse modo, a gente vai garantir mais qualidade de vida para esses animais”, explica a médica veterinária da Purina, Denise Vale.

Médica veterinária Denise Vale. / Foto: Luciano Dias/Imirante.com.
Médica veterinária Denise Vale. / Foto: Luciano Dias/Imirante.com.

A médica veterinária alerta, ainda, que não se pode dar ração de gato para cachorro e virce versa, pois cada um tem suas próprias necessidades nutricionais. Ela ressalta, ainda, que “se você tem um animal idoso, renal, diabético, etc, tem que dar a alimentação adequada para sua idade e condição de saúde. Não se pode, por exemplo, dar ração de filhote para animal adulto, pois ele poderá engordar, já que o alimento para filhote tem mais nutrientes que o de adulto. Nesse caso, em vez de você ter um animal saudável, você terá um animal obeso”, alerta a veterinária.

Outro cuidado importante com o pet é a vacinação, pois, assim como os humanos, os animais são propensos a contrair doenças infecciosas causadas por bactérias e vírus. Por isso, mantendo a vacinação dos pets em dia, aliado a uma boa alimentação, os bichinhos terão mais qualidade de vida e longevidade.

Além disso, Denise Vale alerta que os animais que ainda não estão com as vacinas em dia ou são muito pequenos, devem ser cuidados com mais atenção quando forem participar de eventos onde haja muitos animais aglomerados, para não correrem o risco de contrair doenças.

“O Cãominhada é um evento muito legal, que vai ter uma aglomeração muito grande de animais, por isso, com os filhotes de até seis meses de vida deve-se ter um cuido maior em eventos como esse. Porque ele não está com o sistema vacinal completo, então o animal está propenso a pegar alguma virose no ar, no xixi, no solo, etc. Por isso, se for participar do evento, o cuidado deve ser redobrado”, finaliza a médica.

Inscrições para o Cãominhada

As inscrições para a 6ª edição da Cãominhada Mirante FM podem ser feitas até a próxima quarta (15). Para participar, os interessados devem se inscrever doando 3kg de ração para cães ou gatos. As inscrições serão destinadas para 1.300 participantes e serão realizadas nas lojas Terrazoo da Cohama, Forquilha e Rio Anil Shopping. Só será permitida uma inscrição por CPF.

O evento reúne cães de todos os portes para um grande passeio, além de arrecadar rações para doação que serão direcionadas à instituições não governamentais que ajudam animais abandonados.

A Cãominhada também realiza, todos os anos, a tradicional Feirinha de Adoção, onde disponibiliza pets que serão destinados a um novo lar, além de conscientizar a população para a importância da adoção e da posse responsável de animais de estimação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.