Evento Cultural

Galeria Trapiche tem programações especiais neste fim de ano

Os projetos e atividades são para todas as idades.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
(Foto: reprodução)

SÃO LUÍS – Diversas atividades estão sendo propostas pela Galeria Trapiche, localizada no Centro de São Luís. Uma programação especial para o fim de ano foi preparada para públicos de todas as idades.

Veja a programação:

Colônia de Artes

O espaço sedia, pela segunda vez, a Colônia de Artes, promovida pelo Centro de Criações Artísticas – Criart. Esta é a última semana de atividades, que iniciaram no dia 11 de dezembro. Na oportunidade são desenvolvidas oficinas de desenho, pintura, escultura, culinária, confecção de pipa e fotografia, brincadeiras, lanches e atrações culturais para crianças e adolescentes, dirigida pela artista plástica Patrícia Menezes e com a participação de outros arte-educadores.

Exposição Viagem

Em paralelo, a Galeria está com a exposição 'Viagem', de Babula Rosana, em cartaz até janeiro de 2018. A mostra reúne 30 obras das artes plásticas, resultado de três anos de pesquisas e vivências por diversas terras indígenas do Maranhão e casarões históricos de São Luís. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

As pinturas traduzem relatos de viagens feitas por Babula pelas terras dos Tenharin, no estado do Amazonas; e Gavião, Guajajara, Awá-guajá, Kanela e Kaapor, no Maranhão, além de nove conjuntos de azulejos coloniais, encontrados em São Luís e interior do Maranhão, confeccionados em alto relevo na técnica de reciclagem de papel.

Feira de Desenhistas

Em dezembro, a Galeria recebeu a 2ª Feira de Desenhistas com exposição e comercialização de obras de 40 artistas da cidade. A iniciativa foi do desenhista Waldeir Brito, que na primeira edição reuniu 14 desenhistas no espaço Reocupa, no Centro de São Luís. Apesar do desenho ser o principal produto, outros materiais como canecas, marcadores, porcelana e camisetas também fizeram sucesso entre o público, sempre com aplicações em desenho ou coisas relacionadas.

"Já estamos pensando na terceira edição após o sucesso da segunda, programada para março de 2018. Desta vez convidamos alguns desenhistas e eles foram convidando outros, a notícia se espalhou rápido e o público abraçou esta iniciativa que é única na cidade. Para o próximo ano queremos incluir oficinas na programação, para interagir ainda mais com os visitantes e expositores", destacou Waldeir Brito, idealizador da Feira.

Literatura Mútua

Nesta quarta-feira (20), acontece a última edição do projeto Literatura Mútua, em roda de conversa especial com o dramaturgo maranhense Igor Nascimento, a partir das 19h30. Para a criançada, até sexta-feira (22), das 14h às 17h, tem a Colônia de Artes com diversas atividades para o público infantil.

Após 17 meses de atividades literárias o Literatura Mútua anuncia o encerramento de suas rodas de conversas mensais. A última edição conversa com Igor Nascimento que comentará suas experiências de leitura e escrita em uma conversa especial sobre seu novo livro Fôlego Curto e sua vasta trajetória de trabalhos para teatro e cinema. A edição contará ainda com a participação especial do artista plástico Dinho Araújo, responsável pelo projeto gráfico do livro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.