Cinema

Cine Sublime debate filme A Garota Ideal, no Renascença

Sessão ocorre nesta quarta (29), com comentários de um psicanalista.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
O longa é uma comédia dramática.
O longa é uma comédia dramática. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O filme A Garota Ideal, dirigido por Craig Gillespie, será exibido durante o Cine Sublime, desenvolvido pelo Centro Psicanalítico do Maranhão – OrLa, nesta quarta-feira (29). A exibição ocorre a partir das 16h, na sede da instituição, no Edifício Monumental, sala 639, no Renascença. Logo em seguida haverá uma roda de discussões com base nos temas abordados no filme, com comentários do psicanalista argentino Alberto Saúl e coordenação de Ana Ayan. A entrada é gratuita.

Segundo a coordenadora do Cine Sublime, Ana Ayan, a escolha do filme, e todos os que são especialmente selecionados para as sessões, é uma forma de ampliar a forma como é abordada a clínica psicanalítica. “Há filmes que praticamente desenham para o espectador como o sujeito entende e vive a própria vida e como cada um se vira com suas faltas e angústias. É altamente didático”, comenta.

O enredo do filme trata da vida de Lars (Ryan Gosling), um jovem tímido que tem dificuldades de fazer amigos e ter um relacionamento afetivo. Até que certo dia ele aprece na casa do irmão e da cunhada para apresentar sua namorada a qual havia conhecido pela internet. Eles só não esperavam que a tal mulher fosse uma boneca de plástico. A pedido do médico da família, todos aceitam a suposta namorada como a companheira de Lars, que viverá as mais inusitadas situações.

“Este filme é uma boa comédia e muito bem feita. Não é um drama, embora trate de um assunto que poderia ter sido. Daí, de certa forma, a vocação do analista para transformar os problemas que faz parte da vida das pessoas em algo mais como uma comédia de emaranhados, muito mais leve para lidar”, comenta Alberto Saúl.

Apesar disso, o psicanalista explica que a razão pela qual este filme foi escolhido para a sessão do Cine Sublime é muito mais profunda. Segundo ele, trata-se das vicissitudes de uma pessoa que vive praticamente fora do discurso atual que ordena vínculos sociais. Sua inserção é muito pobre, quase bizarra. Para Saúl, o jovem é assediado pelas exigências do ambiente em que vive, forçando-o a um isolamento cada vez maior.

“Sem entrar nos detalhes que estraguem a surpresa do espectador, digamos que se trata de ajudar a criar uma verdadeira solução. Não é uma solução tirada do estoque de propostas sociais, já preparadas como modelos de identificação para lidar com os grandes problemas da vida. Trata-se de atender a uma invenção original”, afirma.

Serviço

O quê: Cine Sublime, com exibição de A Garota ideal

Quando: Quarta-feira, às 16h

Onde: Ed. Monumental, sala 639, Renascença

Entrada gratuita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.