Evento

Psicanalista Marco Antônio conversa com o Na mira sobre amar, trabalhar e deliberar

O pesquisador explicou que são assuntos que sempre estarão em alta.

Arlan Azevedo / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Dr. Marco Antônio Coutinho Jorge, psicanalista, médico e psiquiatra.
Dr. Marco Antônio Coutinho Jorge, psicanalista, médico e psiquiatra. (Foto: Arlan Azevedo / Imirante.com)

SÃO LUÍS - Com uma respeitada obra já publicada, o dr. Marco Antônio Coutinho Jorge, psicanalista, médico e psiquiatra está em São Luís neste fim de semana para o lançamento do seu livro Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan - Vol. 3 - A Prática Analítica. Por meio da palestra ‘Amar, trabalhar e deliberar: sobre a finalidade da Psicanálise’, que será ministrada neste sábado (16), o público vai entender mais sobre esses três assuntos que fazem parte do seu mais recente trabalho.

Sobre eles, não há muito mistério. Ao ser questionado sobre os temas, o pesquisador explicou que são assuntos que sempre estarão em alta por envolver a vida do homem. “Os fundamentos da psicanálise freudiana são baseados nos conceitos de amor e trabalho. Ambos estão presentes no dia a dia e no convívio em sociedade. Eu acrescento, no meu livro, o conceito de deliberar. Nós estamos sempre deliberando também, isso está no subconsciente do indivíduo”, explica.

A psicanálise está intrinsecamente ligada ao subconsciente do indivíduo, e traduzir tudo isso é um verdadeiro desafio. Segundo o autor, para enfrentar esse desafio de explicar os conceitos e o conteúdo da psicanálise ele utiliza de diversos recursos, como uma de suas paixões: a sétima arte. Em seus livros estão presentes referências a filmes a todo momento, como maneira de explicar as teorias da Psicanálise.

O seu livro que será lançado, 'Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan - Vol. 3 - A Prática Analítica', encerra uma série de livros que contêm os fundamentos dos dois autores que vão no título da obra. Os seus precursores, 'Fundamentos Da Psicanalise De Freud A Lacan Vol. 1: As Bases Conceituais' e 'Fundamentos Da Psicanalise De Freud A Lacan Vol. 2: A Clínica Da Fantasia'. Todos estão a venda em livrarias de todo o Brasil.

O seminário é uma atividade preparatória para o ‘VII Colóquio Internacional e Encontro Nacional do Corpo Freudiano’, que reunirá em São Luís, grandes nomes da área do Brasil e do exterior no período de 23 a 26 de novembro deste ano. O evento trará para a cidade centenas de psicanalistas brasileiros e estrangeiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.