História

Museus de São Luís são opções para visitas nas férias

O Na Mira fez uma lista com 10 museus que você pode visitar. Veja!
Arlan Azevedo / Na Mira18/07/2017 às 09h00

SÃO LUÍS - Você conhece a história da capital maranhense, os costumes, objetos e indumentárias utilizadas antes da sua geração? Bom, se você não conhece, os museus da capital podem ajudar.

O Na Mira fez uma lista com 10 deles que você pode visitar, muitos de forma gratuita, em São Luís. Veja!

Memorial Maria Aragão

Localizado na avenida Beira-Mar, Centro, o memorial é um projeto de uma praça pública, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, datado de 1998. O espaço foi construído para homenagear uma personagem de relevância para história do Estado, a ativista política Maria José Aragão.

Casa do Maranhão

Esse fica na rua do Trapiche, na Praia Grande em São Luís. A Casa do Maranhão, localizada no centro histórico de São Luís apresenta um acervo de vestimentas e paineis a história das principais manifestações culturais do Maranhão, como o bumba-meu-boi, reizado e tambor de crioula até o reggae.

Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Localizado no Centro de São Luis, em um solar do século XIX, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) foi inaugurado em 28 de Julho de 1973, data em que se comemora a adesão do Maranhão à Independência do Brasil. O Museu Histórico e Artístico ocupa os dois pavimentos do prédio histórico conhecido como Solar Gomes de Sousa, além de um mirante.

Museu de Artes Visuais

Você pode encontrá-lo na ​Rua Portugal, Nº 273, na Praia Grande. O Museu de Artes Visuais - anexo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, foi inaugurado em 20 de dezembro de 1989. Expõe obras de artistas locais, nacionais e internacionais.

Museu de Arte Sacra

O museu, que funciona no Palácio Arquiepiscopal em São Luís, reúne um acervo com cerca de 400 peças entre sinos, cálices, pinturas, imagens sacras e um altar-mor tombado pelo patrimônio histórico nacional.

Centro de Criatividade Odylo Costa Filho

Localizado no Centro Histórico, possui sala de cinema, teatro e salão de dança, também com espaço para exposições.

Centro de Pesquisa Arqueologia e História Natural do Maranhão

Fundado em março de 2002, o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA), situado à Rua do Giz Nº 59, tem como objetivo o estudo, valorização e preservação do acervo patrimonial maranhense, especificamente os recursos e bens arqueológicos, paleontológicos e a cultura material e tradições dos povos indígenas no Maranhão.

Casa Histórica de São Luis

Fica localizado na rua Afonso Pena, Nº 213, no Centro. Essa casa histórica fica aos fundos do Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Só é possível visitar o jardim da casa, que vale a pena, pois contém diversas estátuas.

Casa do Maranhão

Rua do Trapiche, Praia Grande - A visita é guiada com nativos que tem conhecimento da cultura local. Reflete as festas do Maranhão. O passeio é imperdível para aqueles que desejam conhecer a região para além das paisagens.

Memorial Cristo Rei

Esse fica na Praça Gonçalves Dias, no Centro. Tem uma pequena exposição que conta a história da Universidade Federal do Maranhão. O jardim é bonito e tem um dos chafarizes que abastecia a cidade antigamente. Há um mirante de onde se tem uma vista bela da cidade.

Esses são alguns dos principais centros de cultura de São Luís. Ainda tem muito mais, e você pode conferir em uma matéria especial feita para o jornal O Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2018 - Todos os direitos reservados.