Cultura

Literatura Mútua: 3ª edição recebe escritor Jônatas para roda de conversa na Galeria Trapiche

O projeto promove roda de conversa entre os escritores Talita Guimarães e Jônatas comentando experiências de leitura e escrita, na quarta-feira (19).

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
O Evento é gratuito e ocorre nesta quarta-feira (19), a partir das 19:30, na Galeira Trapiche. Foto: Reprodução
O Evento é gratuito e ocorre nesta quarta-feira (19), a partir das 19:30, na Galeira Trapiche. Foto: Reprodução

SÃO LUÍS - “A ideia é promover encontros em que escritores comentem a leitura dos trabalhos um do outro, leiam seus trechos preferidos, troquem indicações de leitura com o público e incentivem o hábito de ler”, explica a jornalista Talita Guimarães, idealizadora do projeto. Com edições previstas para acontecer entre agosto e dezembro, o projeto é mediado pela autora de Recorte!, que recebe a cada terceira quarta-feira do mês um autor contemporâneo para conversa na Galera Trapiche.

Em outubro, a conversa será com o escritor Jônatas, leitor voraz e autor de folhetins, crônicas e contos publicados no blog Textos do Jônatas. “Me senti honrado com o convite e muito feliz pelo projeto. Talita é a filha que todo pai se realizaria em ter. Seu site mostra um profissionalismo, competência e vontade de ver a coisa acontecer que acalentam. E seu Recorte! é um belo exemplo de ternura e humanidade”, considera Jônatas.

A roda de conversa reúne autores que são antes de tudo leitores, comentando como a leitura atravessa suas percepções humanas e influenciam em seus trabalhos. Durante a conversa, o público pode interagir com os autores, folhear exemplares dos livros comentados e conhecer os manuscritos de Recorte! e ilustrações que dialogam com as crônicas de Talita Guimarães. O Evento é gratuito e ocorre nesta quarta-feira (19), a partir das 19:30, na Galeira Trapiche, em frente ao Terminal da Praia Grande em São Luís.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto Literatura Mútua

Projeto literário sem fins lucrativos idealizado pela escritora e jornalista Talita Guimarães que visa reunir escritores contemporâneos publicados ou não, em rodas de conversa mensais em que ambos comentem os livros um do outro e suas experiência de leitura. A primeira edição aconteceu em agosto de 2016 com o poeta Felipe Castro e a segunda em setembro com a escritora Sabryna Mendes. Em novembro o projeto contará com uma programação especial durante a 10ª Feira do Livro de São Luís na Praia Grande entre os dias 07 e 12 de novembro, retornando à Galeria Trapiche no dia 16 de novembro para um conversa com a dramaturga Júlia Emília, que trará suas experiências através do TeatroDança para o projeto. Em dezembro será a vez da poetisa Manu Marques Barbosa bater um papo sobre seu livro recém-lançado Em verso e prosa. Os encontros acontecem às 19h30, na Galera Trapiche.

Sobre a escritora Talita Guimarães

Nasceu em São Luís, é jornalista e escritora. Autora de Recorte! (2015) e Vila Tulipa (2007), agraciado com Prêmio Odylo Costa Filho no XXX Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, em 2006. Edita o site Ensaios em Foco, escreve e ilustra crônicas às quintas-feiras para o Armazém de Cultura e desenvolve projetos para Cinema e TV Pública em São Luís.

Sobre o convidado Jônatas

Nome artístico de Jônatas Barbosa, natural de São Luís em 13 de abril de 1990. Filho de funcionários públicos. Morou parte da infância nos cortiços do Centro Histórico. Estudou na rede pública da cidade. Em 2008, ingressou no teatro de comédia. Apreendeu técnicas que futuramente usaria em sua escrita. Em 2012, entrou no curso de filosofia da UFMA, conheceu o alemão Charles Bukowski e quis se tornar escritor profissional. Lançou pequenos folhetins independentes na universidade. Em 2014, começou a escrever na Internet. Abandonou o curso em 2016 e tenta ser escritor profissional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.