Médica e militante

Biografia sobre Maria Aragão será lançada nesta sexta

Lançamento ocorrerá às 10h, na SECTI, na Avenida dos Holandeses.

Na Mira, com informações da UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36

SÃO LUÍS - Será lançado na sexta-feira (22), a partir das 10h, na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), localizada na Avenida dos Holandeses, no bairro do Calhau, o livro Maria por Maria ou A saga da besta fera nos porões do cárcere e da ditadura, de autoria do professor e jornalista, Euclides Moreira Neto.

O livro trata-se de uma narrativa autobiográfica da médica e ativista política, Maria José Camargo Aragão, maranhense que enfrentou a ditadura militar, onde foi presa e torturada, mas não desistiu de buscar por uma sociedade justa e democrática. Defendia os direitos a moradia, alimentação, educação e saúde aos menos favorecidos, além de colocar as mulheres no cenário politico, onde predominava o domínio masculino.

O autor, Euclides Moreira Neto, compilou uma série de entrevistas realizadas com Maria Aragão, no ano de 1988 e que foram transcritas após sua morte, ocorrida em 1991. Todas as entrevistas foram gravadas em vídeo no sistema VHS e o jornalista teve a preocupação em preservar, no momento da transcrição, os detalhes dos acontecimentos narrados pela comunista, para que o leitor possa compreender o que, de fato, ela queria dizer.

Sobre o autor

Euclides Barbosa Moreira Neto é formado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão; é mestre em Comunicação pela Universidade Fluminense e é doutorando do Curso de Estudos Culturais, pela Universidade de Aveiro, Portugal. Atualmente é professor do Curso de Comunicação Social, da UFMA. Euclides Moreira Neto já exerceu a função de conselheiro, do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão (1991-1994) e (2007-2008); reorganizou e presidiu o Conselho Municipal de Cultura de São Luís (2009-2012).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.