Literatura

Escritora maranhense lança segundo livro infantil sobre a hidrografia da Ilha do Maranhão

Segundo livro da escritora maranhense convida crianças para uma viagem pela geografia da Ilha do Maranhão.

Na Mira

Escritora maranhense lança segundo livro infantil sobre a hidrografia da Ilha do Maranhão.
Escritora maranhense lança segundo livro infantil sobre a hidrografia da Ilha do Maranhão. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - "As Aventuras de Riba na Ilha do Maranhão: Conhecendo a Hidrografia", o novo livro infantil da escritora Érica Natacha, já está disponível para os jovens leitores. A obra que mergulha nos rios e praias da ilha com uma narrativa cativante, em torno do personagem Riba, um menino mestiço ansioso por explorar a geografia, história e cultura dos quatro municípios que compõem a grande ilha.

O livro é o segundo de uma trilogia da autora ludovicense, Érica Natacha, com formação em Geografia e Administração pela UFMA e Mestrado em Geografia pela UFSM, que mergulha na essência da Ilha do Maranhão, despertando o interesse das crianças por suas raízes e o local onde vivem, expandindo as fronteiras do conhecimento para os pequenos leitores. Para a autora, este novo livro não apenas complementa o conhecimento geográfico das crianças, mas também auxilia os educadores a incentivarem os alunos a debaterem o tema da preservação do meio ambiente.

Seu primeiro livro, "As Aventuras de Riba na Ilha do Maranhão", não apenas trouxe à tona a terminologia correta da região, mas também mergulhou nas questões geográficas, históricas e culturais dos quatro municípios que compõem essa ilha singular. Érica Natacha revela que a inspiração surgiu de uma carência identificada durante seus dias como educadora no ensino fundamental em São Luís. "Foi na sala de aula que percebi a falta de materiais que aproximasse as crianças da geografia do Maranhão. Queria despertar nelas o amor pelo lugar onde vivem, suas origens e a importância de preservar esse ambiente", compartilha Érica Natacha.

O personagem Riba, um maranhense mestiço ávido por explorar os encantos de sua região natal, foi a peça central nessa empreitada. Com uma abordagem lúdica e envolvente, Érica Natacha cativou não apenas os pequenos, mas também contou com o apoio de pessoas de todo o Brasil por meio de financiamento coletivo para viabilizar a publicação dos primeiros exemplares.

As escolas da Ilha do Maranhão já estão adotando a obra em suas grades curriculares, reconhecendo seu valor no ensino transversal. Érica vislumbra um futuro onde Riba se tornará não apenas um personagem literário, mas também estará presente em jogos eletrônicos educativos, colaborando ainda mais com a educação infantojuvenil. "Quero oferecer às crianças a oportunidade de se identificarem com sua terra, sua cultura e se apaixonarem pela geografia do Maranhão desde cedo. É uma forma de contribuir para a formação integral delas", destaca a autora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.