Debate

Mostra de Filmes Uruguaios ocorre nesta terça, em São Luís

Evento será realizado no IFMA Campus Centro Histórico.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Divulgação)

SÃO LUÍS - Ocorre, nesta terça-feira (22), a Mostra de Filmes Uruguaios, em evento que iniciará a partir das 14h, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Campus Centro Histórico. Após a mostra, às 17h30, será exibido o média metragem CINÉ - O pulsar coletivo dos cineclubes em São Luís, de Élida "Nina" Aragão. A sessão será seguida discussão sobre cineclubismo na Ilha.

Na mostra, os longas Whisky e O Banheiro do Papa. O primeiro conta se passa em Montevidéu, onde Jacobo (Andres Pazos), um homem de 60 anos, vive sozinho desde a morte de sua mãe. Desde então, sua única alegria na vida é a pequena fábrica de meias que possui. Marta (Mirella Pascual) é uma mulher de 48 anos que é o braço direito de Jacobo na fábrica, onde trabalha como supervisora. Marta e Jacobo possuem uma espécie de dependência mútua, apesar dos assuntos entre eles sempre ficarem em torno de trabalho. Até que. um dia. Herman (Jorge Bolani), o irmão de Jacobo, avisa que irá a Montevidéu para participar da matzeiva, uma celebração judaica para a colocação da pedra do túmulo em até um ano após a morte de uma pessoa. Herman não vai a Montevidéu há mais de 20 anos, tendo faltado até mesmo ao funeral de sua mãe, sendo que também tem uma pequena fábrica de meias, localizada no Brasil. A visita desperta em Jacobo a velha competição existente entre os irmãos, que faz com que ele faça a Marta uma proposta inusitada: que ela seja sua esposa durante a visita de Herman.

Já em O Banheiro do Papa, o longa se passa em 1998, na cidade de Melo, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. O local está agitado, devido à visita em breve do Papa. Milhares de pessoas virão à cidade, o que anima a população local, que vê o evento como uma oportunidade para vender comida, bebida, bandeirinhas de papel, souvenires, medalhas comemorativas e os mais diversos badulaques. Beto (César Trancoso), um contrabandista, decide criar o Banheiro do Papa, onde as pessoas poderão se aliviar durante o evento. Mas, para torná-lo realidade, ele terá que realizar longas e arriscadas viagens até a fronteira, além de enfrentar sua esposa Carmen (Virginia Mendez) e o descontentamento de Silvia (Virginia Ruiz), sua filha, que sonha em ser radialista.

De Élida "Nina" Aragão, CINÉ - O pulsar coletivo dos cineclubes em São Luís conta com depoimentos de cineclubistas e cineastas do Maranhão, resgata a história das primeiras práticas cineclubistas ocorridas na cidade, do primeiro cineclube ludovicense, e traz um panorama dos atuais cineclubes em atividade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.