Cine Boboromina

Projeto debate Cotas Raciais nas Universidades com longas

Projeto exibirá o filme <i>Vista Minha Pele</i> e o documentário <i>Raça Humana</i>.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Reprodução)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (6), a partir das 14h, será exibido o filme Vista Minha Pele e o documentário Raça Humana, auditório da UEMANET, no próprio campus Paulo VI, na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), como parte do projeto Cine Boboromina que, nesta edição, debaterá o tema Cotas Raciais nas Universidades, com a presença do Prof. Adriano Negreiros da Silva.

O filme Vista Minha Pele é uma divertida paródia da realidade brasileira. É uma história invertida, onde os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Maria, é uma menina branca pobre, que estuda num colégio particular com bolsa-de-estudos. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana. Maria quer ser Miss Festa Junina da escola, mas isso requer um esforço enorme, a começar pela predominância da supremacia racial negra. Maria tem em Luana uma aliada forte e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos.

O documentário Raça Humana ouve alunos (cotistas e não-cotistas), professores, movimentos organizados e partidos políticos. Aos poucos, questões seculares e mal resolvidas da história do Brasil ressurgem, tendo como pano de fundo a discussão das cotas. Raça Humana foi vencedor da categoria Documentário, na 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 2010.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.