Apresentações

Três sessões da Mostra Cinema pela Verdade em maio

Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
Em Busca e Iara, do diretor Flávio Frederico.
Em Busca e Iara, do diretor Flávio Frederico. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Em 2015, o Brasil comemora 30 anos de volta à democracia, mas as marcas de 20 anos de ditadura civil-militar não devem ficar esquecidas. Com o objetivo de debater esse período marcante da história do país, a Mostra Cinema pela Verdade exibe gratuitamente quatro documentários sobre o tema em universidades dos 27 Estados do país. A cidade de São Luís finaliza suas exibições da quarta edição do projeto com as exibições dos filmes Democracia em Preto e Branco, do diretor Pedro Asbeg, Em Busca e Iara, do diretor Flávio Frederico e 500-os bebês roubados da ditadura argentina, do diretor Alexandre Valenti. As sessões ocorrerão nos dias 11, 12 e 13 de maio, a partir das 14h30, no Teatro da Faculdade FAMA/Pitágoras, localizada na Avenida São Luís Rei de França.

As apresentações do Cinema Pela Verdade irão ocorrer junto com o evento Políticas Públicas, Direitos Humanos e Diversidade Sociocultural, da FAMA. Após as sessões são promovidos debates com acadêmicos, pesquisadores, ex-presos políticos, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos, além de participações especiais de diretores ou da equipe de produção dos filmes exibidos. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Nas três edições anteriores, a Mostra Cinema pela Verdade atingiu um público de 54.728 pessoas. Foram 12 filmes exibidos em 623 sessões nas 27 unidades federativas. Ao todo, 1.124 debatedores participaram em 605 debates realizados. O evento tem como objetivo fomentar a discussão em torno da Ditadura Civil-Militar, permitindo que toda a sociedade conheça o passado e dele extraia lições para o futuro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.