Café Literário

Estilo literário de Érico Veríssimo em destaque nesta terça

Homenagem ocorrerá na Galeria Valdelino Cécio.

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS - A edição de maio do Café Literário realizado pelo Centro de Criatividade Odylo Costa filho, dá destaque para o estilo literário de Érico Veríssimo direcionado para a comunidade intelectual, estudantes, leitores e simpatizantes da produção literária do escritor, na terça feira (27) às 19h, na Galeria Valdelino Cécio.

O terceiro Café Literário de 2014 abre espaço para o diálogo cultural, com tema “Érico Veríssimo: Contrapondo memória e política”. Na ocasião serão postos em destaque a vida, obra e técnica desse que foi um dos escritores de maior sucesso de público, conhecido na literatura brasileira, autor de obras como Clarissa, Incidente em Antares, O Tempo e o Vento entre outros escritos que deram reconhecimento e referencia ao escritor.

A convite do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, o professor Joaquim de Oliveira Gomes será o palestrante dessa edição do Café. Natural de Viana- MA, ainda na juventude lecionou a disciplina Língua Portuguesa, já manifestando interesse pela literatura. Em 1982, já em São Luís, ingressou no curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 2003, defendeu a tese de conclusão do Mestrado em "Teoria Literária" pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (SP).

Atualmente é professor da Faculdade Atenas Maranhense - FAMA, onde leciona nos cursos de Letras, Pedagogia, Serviço Social e Administração. É professor do curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura da FAMA.

Membro fundador da Academia Vianense de Letras, Joaquim Gomes prefaciou os livros de poesia: Ergástulo gozo da palavra, da poetisa maranhense Rosemary Rego, e Necróple, do poeta Theotônio Fonseca.

O professor tem publicações em revistas especializadas na sua área de atuação, além de outros veículos de natureza poética, destacando-se crônicas e poesias. No caderno especial do Jornal O Estado do Maranhão, em edição alusiva ao aniversário da cidade de São Luís em 2007, teve publicada a poesia Tributo a São Luís, em homenagem à cidade que lhe acolheu. Em 2008, lançou o livro de contos infantis O jabuti que falava inglês. Atualmente, dedica-se à publicação do primeiro livro de contos, Além do Sacoã, que segundo suas palavras, "é uma forma de homenagear a sua cidade natal de maneira idílica".

O Café Literário do Odylo faz parte do calendário cultural da cidade e objetiva difundir a literatura maranhense, propondo uma interação entre o público e o palestrante convidado. “É interessante para pesquisadores, graduandos, professores, poetas, artistas e a todos que desejam aprender o ofício ou, simplesmente, apreciam literatura”, destaca Ceres Fernandes, diretora do CCOCf.

As reuniões são sempre na última terça-feira do mês, com entrada franca. O Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, está localizado na Rampa do Comércio, 200, Praia Grande - Centro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.