Homenagem

Café Literário: livro reúne obra de Fernando Moreira

Teatro Escolhido, organizado por Ubiratan Teixeira, será lançado hoje, às 19h, no Café Literário.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

O escritor, dramaturgo, crítico, ensaísta e professor Fernando Moreira teve parte de sua obra escrita para teatro organizada pelo amigo e também dramaturgo, Ubiratan Teixeira, no livro Teatro Escolhido, publicado pelo Instituto Geia. O lançamento será hoje, às 19h, no Café Literário do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande).

Antes do lançamento do livro, será feita a leitura interpretativa do texto Lances de Sábado, de autoria de Fernando Moreira. Dirigida pelo ator e diretor Geraldo Iensen, assistência de direção de Cláudia Matos e interpretado por Iensen e Fabi Maramaldo, o texto foi escrito em 1980 e vencedor do Prêmio Arthur Azevedo de 1983. Logo após a leitura, o professor Inaldo Lisboa fará considerações sobre a personalidade de Fernando Moreira, para, em seguida, ocorrer a sessão de autógrafos.

Teatro Escolhido reúne 15 textos inéditos (quer como livro, quer como espetáculo), selecionados e apresentados pelo jornalista Ubiratan Teixeira. Muitos deles premiados em concursos literários em São Luís. O organizador conta que os textos que compõem a publicação foram selecionados a partir de uma vasta obra deixada por Moreira que contempla, ainda contos, ensaios e outros textos teatrais.

Para Ubiratan Teixeira, a obra de Fernando Moreira tem uma característica que a distingue das demais produzidas na mesma época. "Enquanto nos anos 1950 e 1960 se fazia no Brasil as pornochanchadas, Fernando Moreira fazia um teatro de sabor europeu, com um surrealismo da literatura europeia com alguma coisa do teatro americano. Tudo resultado de suas muitas leituras", comenta Teixeira.

Embora tenha uma vasta produção, apenas três de suas peças foram encenadas. Uma delas por Ubiratan Teixeira, outra por Aldo Leite e outra pelo Teatro do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro. Em vida lançou três livros, todos premiados. O escritor morreu em 1994.

Obra

Nascido em 1930, Fernando Moreira deixou uma obra volumosa, além de algumas produções revistas e datilografadas, outras manuscritas. Fernando Moreira foi professor e um dos fundadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para se ter uma ideia da produção do maranhense, somente em peças de teatro, além das 15 inclusas no livro, Moreira deixou mais 13 textos. Entre estes estão A saída mais próxima (1962); Assassinato a pedido (1968), O pequeno príncipe (adaptação, 1961); entre outros.

Escreveu ainda quatro novelas - A convalescente (sem data); A vítima perfeita (sem data); Para sempre enquanto durar (1957); e Desenhos na parede (sem data). Assinou os contos Reflexos na superfície (sem data); O grupo (sem data); e Contos (1962).

No gênero ensaios estão as obras Aspectos da dramaturgia brasileira contemporânea (sem data); Cinema: uma perspectiva histórica, social e artística (sem data); Nine Dramatists and great moments on the American satge (sem data); A juventude e o momento atual (sem data); e Notes on XXth Century English Drama (sem data). Escreveu O preço do passado, roteiro para cinema ou televisão (1975), além de artigos sobre cinema.

De acordo com Ubiratan Teixeira, a renda do livro será destinada para a Paróquia Nossa Senhora da Glória (Monte Castelo).

Serviço

• O quê

Café Literário, lançamento do livro Teatro Escolhido - Fernando Moreira, organizado por Ubiratan Teixeira

• Quando

Hoje, às 19h

• Onde

Centro de Criatividade Odylo Costa, filho

• Preço do livro

R$ 30,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.