Bem-estar

Abdômen Saliente: descubra o que fazer nesse caso

Manter a barriga lisinha e definida não é uma tarefa fácil.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

Manter a barriga lisinha e definida não é uma tarefa fácil, mesmo adotando hábitos saudáveis, muitas vezes as gordurinhas não saem. Quem passa a maior parte do tempo deitada ou sentada torna-se propensa ao acúmulo de gordura. Sabe por quê? Os músculos do abdômen quando não são exercitados ficam flácidos e enfraquecidos, que acabam se projetando para frente, criando aquele volume indesejado.

Para amenizar esse incômodo a medicina uniu duas técnicas potentes que prometem manter o abdômen longe da gordura localizada e flacidez.

De acordo com o cirurgião plástico da Clínica Bertolini, Dr. Luiz Mendonça Pereira (CRM-114141), abdominoplastia pode ser a solução para quem sofre de grande perda de peso, barriguinha saliente e correção de abdômen após a gestação.

“O procedimento cirúrgico tem a finalidade de retirar o excesso de gordura e de flacidez do abdômen. Ela é especialmente para quem perdeu muito peso ficando com a região infraumbilical muito flácida”, explica o médico.

Lipoaspiração e Abdominoplastia em combate a barriguinha saliente

A lipoaspiração juntamente com abdominoplastia pode reverter o quadro de barriguinha saliente presente em muitas mulheres e homens.

“A diferença da lipoaspiração para abdominoplastia está na intervenção cirúrgica que é mais complexa e permite uma alteração corporal maior, especialmente no abdômen”, esclarece o médico Luiz Mendonça Pereira.

Vale lembrar que a abdominoplastia e a lipoaspiração não tem finalidade de emagrecimento, apenas acabar com o excesso de gordura e melhorar o contorno corporal.

Qual é a melhor opção?

Algumas mulheres optam pela abdominoplastia com o objetivo de redefinir a silhueta e acabar com a barriga flácida. Porém, muitas reclamam depois da cicatriz que permanece na parte inferior do abdômen e dependendo da roupa usada é possível notar a cicatriz. Apesar da lipoaspiração ser perfeita para acabar com a gordura localizada, ela não consegue eliminar as gordurinas que estão abaixo dos músculos.

“Escolha os dois procedimentos quando a retirada de gordura for muito grande na lipoaspiração. As sobras de pele do abdômen só podem ser corrigidas por meio da abdominoplastia. Em alguns casos, o paciente opta pelas duas cirurgias para obter o contorno do corpo desejado. A junção dessas duas técnicas é denominada de lipoabdominoplastia”, orienta o cirurgião plástico Luiz Mendonça Pereira.

Antes de definir qualquer procedimento, converse com o seu cirurgião plástico para tirar as dúvidas sobre o pré e pós-operatório e resultados.

Cuidados extras

Além de provocar a barriguinha saliente, o acúmulo de gordura pode causar diabetes, alterações na gordura no sangue, hipertensão arterial, colesterol, infarto e derrame cerebral. Por esse motivo, manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos pode evitar o aparecimento das gorduras. O cirurgião plástico Luiz Mendonça Pereira ainda reforça que praticar atividade física equilibra o gasto calórico e mantém o resultado do procedimento cirúrgico. “Fazer exercícios de abdômen é essencial para garantir o resultado de cirurgias ligadas ao contorno corporal, como lipoaspiração ou abdominoplastia. Além de prevenir o aparecimento da flacidez muscular, os exercícios melhoram a circulação sanguínea da pele, o que proporciona mais elasticidade”, garante o cirurgião plástico Luiz Eduardo Mendonça Pereira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.