Marcos Palmeira encontra sua tribo e é batizado de Tsiwari em expedição de 15 dias da selva

Dirce.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h53

MATO GROSSO - Marcos Palmeira já está tão íntimo dos índios Xavantes que foi batizado na tribo com o nome de Tsiwari, que significa sem medo, na língua indígena. Como já faz parte da comunidade, o ator resolveu ajudar e produziu um documentário para denunciar a miséria em que vivem as aldeias indígenas de Parabubure, no Mato Grosso.

Para fazer a obra, Marcos e mais sete pessoas da equipe embarcaram numa expedição de 15 dias no meio da selva e viram de perto a situação das aldeias.

A missão, conhecida como Expedição A’UWE documentou as condições em que vivem cerca de 400 índios, registrou os rituais e denunciou o descaso com que essas comunidades são tratadas pelo poder público e os fazendeiros.

O documentário intitulado "Expedição A'UWE - A volta de Tsiwari" será exibido no V Fórum Social Mundial, que acontece em Porto Alegre, nos dias 27 e 29 de janeiro. Além de participar, Marcos Palmeira contribuiu efetivamente para a produção que é patrocinada pela fazenda do ator a Fazenda Vale das Palmeiras, em parceria com a TVi, Sebrae, Fundação Banco do Brasil e Ministério da Integração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.