SÃO LUÍS - O Dia Municipal dos Blocos Tradicionais será comemorado com vasta programação no próximo dia 8 de maio. A programação terá início às 14h, com o Seminário dos Blocos Tradicionais, no auditório da Secult (Rua Portugal), com o tema "Blocos Tradicionais: Patrimônio Vivo, Ritmo e Memória".
O evento contará com a presença de representantes do Iphan-MA e do professor doutor Euclides Moreira Neto, que discutirão o processo de reconhecimento dos blocos como patrimônio cultural, além dos desafios e avanços nas políticas de valorização desses grupos. O seminário também abordará a importância das fantasias como expressões de estética e resistência cultural.
Às 18h, no auditório da FUMPH, será lançado o livro "Práticas e Inovações no Carnaval dos Blocos Tradicionais do Maranhão: Transformações, interseções e preservação de tradições nos grupos de tambor grande em São Luís", de autoria de Euclides Moreira Neto. A obra é o resultado da trajetória intelectual do autor, que ao longo de décadas atuou na docência, na produção audiovisual e, mais recentemente, em pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado com foco na cultura popular maranhense.
Com uma abordagem interdisciplinar, ancorada em rigor teórico-metodológico, o livro oferece uma leitura densa e contemporânea sobre os Blocos Tradicionais, considerando suas práticas, inovações e permanências. Publicado com base em sua tese doutoral defendida na Universidade da Amazônia (UNAMA), o trabalho insere-se no campo da pesquisa cultural com perspectiva regional e amazônica, destacando-se pelo olhar transversal e complexo sobre as manifestações culturais de borda. É uma contribuição relevante não apenas para os estudos acadêmicos, mas também para a valorização da memória e da diversidade cultural do Maranhão.
Encerrando as comemorações, às 19h, o Canto da Cultura, na Rua Portugal, será palco da batucada comemorativa dos Blocos Tradicionais, reunindo os grupos carnavalescos em uma vibrante celebração de ancestralidade, ritmo e memória.
Com origem na década de 1920, os Blocos Tradicionais são ícones do Carnaval ludovicense. Suas vestimentas exuberantes, com cangas, golas, chapéus e mantos, aliadas à cadência única produzida por instrumentos como tambores contratempo, reco-recos, agogôs e afoxés, fazem desses grupos uma referência viva da identidade cultural de São Luís.
Saiba Mais
- Integrantes de blocos tradicionais cobram repasses atrasados desde outubro de 2024
- Blocos tradicionais do Grupo A se apresentam hoje na passarela
- Blocos Tradicionais do Maranhão se adiantam e revelam temas para o Carnaval 2024; confira
- Bloco 'Os Guardiões' é o grande campeão do Grupo B do Carnaval de São Luís
- Documentário sobre blocos tradicionais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.