No coração da floresta, em uma casa peculiar construída entre as árvores, vive uma família como nenhuma outra: Giovanni Lawson – um androide inventor, Ratched - robô enfermeira de humor peculiarmente sádico, Rambo - aspirador de pó carente e neurótico, além de Victor Lawson - único humano do bosque. É a partir das experiências desses quatro personagens que o escritor best-seller do New York Times TJ Klune apresenta aos leitores a narrativa de ‘A vida entre marionetes’.
Em edição capa dura, a novidade publicada no Brasil pela Editora Morro Branco, do Grupo Editorial Alta Books, é uma releitura queer de Pinóquio, que mistura elementos das histórias de fantasia, aventura e ficção científica com doses de romance MM. Enquanto no clássico de Carlo Collodi o protagonista é uma marionete, nesta ele é “um menino de verdade” cercado por robôs, que fazem as vezes dos bonecos.
A vida segura que a inusitada família levava é abalada quando o garoto encontra Hap, um androide danificado, durante uma de suas explorações no Jardim das Sucatas. Ao recuperar a memória, o androide revela um passado obscuro compartilhado com Giovanni: ambos foram caçadores de humanos. Para piorar a situação, a reativação de Hap faz com que as autoridades robóticas descubram a existência de Victor. Giovanni então é capturado e levado para a Cidade dos Sonhos Elétricos, onde pode ser reprogramado ou até desativado para sempre.
Disposto a enfrentar qualquer obstáculo para salvar o pai, o garoto parte para uma jornada perigosa em um mundo governado por engrenagens e circuitos, onde o simples fato de ser humano pode ser uma sentença de morte. Ao lado dos robôs, ele atravessa paisagens desoladas e enfrenta inimigos implacáveis, ao mesmo tempo em que precisa lidar com sentimentos conflitantes sobre Hap – aquele que, mesmo sem querer, colocou todos em perigo, mas também desperta nele emoções inéditas.
Entre aventuras eletrizantes, dilemas existenciais e diálogos repletos de humor e sensibilidade, TJ Klune convida os leitores a se perderem em um cenário futurista onde amor, empatia e identidade se entrelaçam. Nas páginas desta obra, ele explora os limites entre programação e livre-arbítrio, o que é construído e o que é sentido, além de questionamentos sobre o que realmente torna alguém humano — o sangue que corre nas veias ou as conexões desenvolvidas?
Vencedor do prêmio de Melhor Ficção Fientífica no Goodreads Choice Awards de 2023, ‘A Vida Entre Marionetes’ é o quinto livro do autor publicado pela Editora Morro Branco. Assim como os outros sucessos de Klune, esta novidade contribui com a missão do escritor de dar voz a personagens queer em histórias que celebram o amor, a aceitação e o poder das conexões humanas. Afinal, não importa quão mecânico o mundo pareça, sempre haverá espaço para sentimentos genuínos.
Saiba Mais
- Autora ensina a ressignificar traumas e lidar com emoções reprimidas
- Empresário do mercado publicitário propõe mudança na forma de captação atenção de público
- Amor múltiplo e medo do abandono são temas de romance
- Livro estimula aprendizado por meio dos sons e ruídos de seres e objetos presentes na vida das crianças
- Conheça a obra “Alma Ludovicense de Poesia, Conto e Crônica”, do professor Adriel Gomes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.