
PH: Cake designer Elvira Bona
E mais: Exame Nacional da Magistratura
Ainda sobre Adolescência
Não me canso de falar sobre Adolescência. Em uma das cenas mais tocantes da série da Netflix da qual é difícil parar de falar, um casal comum do interior da Inglaterra entabula um dramático diálogo a respeito do filho de 13, submergido no sombrio universo que o levou a um extremo imprevisível: Jamie está preso sob a acusação de matar uma colega de classe.
“Ele não saía do quarto. Chegava, batia a porta e ia direto para o computador. Nunca dizia nada”, lembra a mãe, dando os contornos da distância que separava o rebento do mundo no entorno, neste caso com trágico desfecho.
“A gente também fez ele”, resigna-se ela, destroçada pela angústia de não ter conseguido se infiltrar no impermeável cotidiano virtual do jovem, que sofria bullying, de modo a ampará-lo.
Ainda sobre Adolescência...2
A obra, o maior fenômeno de audiência da plataforma de streaming, já registra quase 100 milhões de visualizações em 71 países. O sucesso decorre da competência em cutucar de forma dramática um tema universal, que hoje mobiliza famílias às voltas com uma jovem geração que passa horas sugada pelos labirintos da internet, dissimulada atrás de uma barreira difícil de transpor.
“Se tivemos um objetivo, foi o de tentar iniciar uma conversa entre pais e filhos”, disse Stephen Graham, ator e criador da série, que vive o patriarca dilacerado pela dor.
Os problemas abordados na produção também angustiam as famílias brasileiras, com relatos de muitos casos de cyberbullying e dificuldades para controlar o tempo e o que os jovens fazem nas redes.
Ainda sobre Adolescência...3
O retrato que emerge de uma pesquisa recente mostra quanto a atividade virtual, a partir da impressão dos adultos, é de longe a mais buscada pela garotada: 48% a põem no topo das preferências ante os 6% que escolhem encontrar amigos à moda antiga, olho no olho.
Cerca de um terço da amostra considera que os filhos passam tempo excessivo isolados em seu hábitat e se revela insegura em relação a interações seladas entre um clique e outro, mesma porção que diz saber que o jovem já foi alvo de bullying, dado espantoso
É verdade que uma parcela considerável (58%) afirma estar ciente do que se desenrola na caixa-preta daquele quarto trancado, mas esse dado não bate com a experiência de especialistas no assunto.
Ainda sobre Adolescência...4
Profissionais de áreas como pedagogia e psicologia que lidam com a delicada teia familiar em fase de tantas incertezas sabem que, muitas vezes, os pais não têm noção do que está realmente acontecendo, em processo de autoengano.
A própria pesquisa conduz à esta conclusão. “Eles parecem otimistas demais, acreditando que os filhos estão protegidos, quando podem estar expondo apenas parte do que fazem nas redes”.
Entre o discurso e a cautela
O presidente Lula afirmou que responderá a qualquer tentativa dos EUA de impor medidas protecionistas e que tomará “todas as medidas cabíveis” para defender as empresas brasileiras.
Apesar do discurso, a orientação da diplomacia brasileira até agora é para o governo analisar com cautela o cenário, tendo em vista que o Brasil ficou entre os países menos taxados por Donald Trump.
Lula abriu seu discurso em evento promovido pelo governo, em Brasília, defendendo a soberania do Brasil e exigindo reciprocidade entre países:
– Defendemos o multilateralismo e o livre-comércio. E responderemos a qualquer tentativa de impor protecionismo, que não cabe mais hoje no mundo.
E mencionou o anúncio feito por Trump na véspera.
– (...) Tomaremos todas as medidas cabíveis para defender nossas empresas e nossos trabalhadores brasileiros. Tendo como referência a lei da reciprocidade econômica aprovada quarta-feira pelo Congresso e diretrizes da Organização Mundial do Comércio – complementou.
Entre o discurso e a cautela...2
A lei referida por Lula permite ao governo, por exemplo, ameaçar os EUA com retaliações na área de propriedade intelectual, com quebra de patentes, sobretaxa ou suspensão de royalties a empresas americanas.
Internamente a posição do governo é de mais cautela. A avaliação da área diplomática é de que eventuais medidas de reciprocidade precisam ser analisadas para cada setor, e que a iniciativa dos EUA pode até mesmo beneficiar empresários brasileiros, tendo em vista que outros países receberam tarifas superiores.
Apesar do discurso político, qualquer medida de reciprocidade deve ser antecedida por conversas entre o governo Lula e o setor privado, para que sejam bem medidos os prejuízos e benefícios que a política de Trump trará ao Brasil.
DE RELANCE
Não pode mais acontecer
Nas últimas semanas, passei a reparar mais quando vejo crianças pelas ruas. Fico assustado com a quantidade delas, em horário que deveria ser de aula. E pior: algumas trabalhando.
Estamos em 2025 e ainda não conseguimos superar esse difícil e imenso problema social que é o trabalho infantil.
Na sinaleira de um dos cruzamentos mais importantes de São Luís, sempre tem algum menino de uns 10, 12 anos pedindo algo ou vendendo doce.
Olhei bem para o rosto de um desses garotos na última terça-feira. Ele tinha os traços do meu sobrinho. Sardas no rosto, olhos bem escuros, vestia uma camisa de time de futebol. Mas também tinha muita diferença. Esse garoto do sinal, que eu nem sei o nome, estava de pés descalços e corria, de rosto abaixado, colocando torrones nos retrovisores dos carros parados.
Não pode mais acontecer...2
Naquele momento, pensei: “Como pode numa Capital tão movimentada, em momento algum passar aqui alguém que se revolte com isso?”. Mas no outro lado da rua havia uma viatura da Polícia Militar. Mas será que nenhum promotor, juiz, delegado, conselheiro tutelar – ou sei lá quem possa fazer algo - viu isso também?
Sigo com olhar atento e não demora muito para, no bairro Renascença, uma menina de no máximo uns dez anos de idade me oferecer panos de prato. Nas ruas do centro da cidade tinham mais crianças, na mesma função, passando por qualquer pessoa que estivesse na calçada e oferecendo o produto: “Tio, quer comprar pano de prato pra me ajudar?”.
Mais uma vez, fico pensando: como pode num lugar tão cheio de gente (que, aliás, tem um público bem instruído) ninguém chamar a polícia? Logo, também me vem à cabeça outra questão: afinal, será que a polícia se importa com isso? O que fariam se eu ligasse e relatasse que vi uma criança vendendo pano de prato?
Não pode mais acontecer...3
Estou cheio de dúvidas. Não consigo admitir crianças submetidas a essa situação nessa altura do campeonato. Esse problema deveria ter ficado no passado.
Crianças pedintes colocam qualquer lugar do mundo em uma situação terrível. É uma tragédia social. A infância morre e a inocência também. São Luís não pode ser assim. O que nós vamos fazer?
Nas sinaleiras da cidade está bem claro o sinal de que algo está errado. _
Emprego à vista
Tome nota: estão abertas as inscrições para o concurso do Ministério Público Federal (MPF). São oferecidas 58 vagas para o cargo de procurador da República e contará com salário inicial de R$ 39.753,22.
As vagas são destinadas a graduados em Direito com três anos de atividade jurídica exercida exclusivamente após a obtenção do diploma. Os interessados devem se inscrever até o dia 22 de abril no site do MPF.
O candidato deverá acessar a página do concurso, preencher o formulário de inscrição, anexar o documento oficial de identificação e gerar a guia de recolhimento (GRU) do valor de R$250.
Emprego à vista...2
As provas serão divididas em objetivas, subjetivas, orais e de títulos. O exame será aplicado no dia 29 de junho, de acordo com o edital do certame.
Está prevista entre as vagas a reserva de 10% às pessoas com deficiência, 5% para pessoas indígenas e 20% para pessoas negras. As localidades das vagas serão definidas pelo Conselho Superior do MPF, após o resultado do concurso, com possibilidade de criação de novas vagas.
As nomeações estão condicionadas à disponibilidade orçamentária e à necessidade do serviço. A seleção será válida por dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
Exame Nacional da Magistratura
Um passo importante – e obrigatório – para quem sonha vestir a toga.
Com prova marcada para o dia 18 de maio de 2025, a 3ª edição do Exame Nacional da Magistratura (ENAM) já movimenta milhares de candidatos em todo o país – no Maranhão, inclusive.
Organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o exame é requisito obrigatório para quem deseja disputar vagas na magistratura brasileira, conforme a Resolução nº 7 da ENFAM e a Resolução nº 531 do CNJ.
A prova objetiva contará com 80 questões, elaboradas para avaliar não apenas o domínio técnico, mas também o raciocínio jurídico, a resolução de problemas e a vocação para a magistratura.
O exame terá duração de 5 horas e será aplicado simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal.
Exame Nacional da Magistratura...2
A propósito: as disciplinas cobradas abrangem o núcleo básico da formação jurídica: Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Tributário e Direitos Humanos.
Embora de caráter eliminatório, o ENAM não é classificatório e nem preenche vagas, funcionando como habilitação nacional para os futuros concursos dos Tribunais estaduais, federais, do trabalho e militares.
Contudo, o ENAM poderá ser utilizado como primeira fase dos concursos para a magistratura, a critério de cada Tribunal.
Com o ENAM, o CNJ busca assegurar que os processos seletivos para a magistratura ocorram de forma a valorizar o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação para a magistratura.
O certificado de habilitação terá validade de dois anos, prorrogável por igual período.
Volta por cima
O turismo foi um dos destaques dos resultados apresentados pelo governo federal durante evento, ontem, com a participação do presidente Lula.
Com o tema “O Brasil Dando a Volta por Cima”, o encontro em Brasília teve como objetivo apresentar os resultados dos dois primeiros anos do mandato de Lula.
Entre os resultados apresentados como positivos, o balanço presidencial destacou o recorde de turistas estrangeiros no Brasil em 2024, de 7,6 milhões de visitantes, que superou as marcas mais altas, registradas anteriormente na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.
Outro recorde igualmente importante foi o de gastos desses turistas, que no ano passado chegaram a U$ 7,3 bilhões, os maiores valores desde o início da série histórica, em 1970.
Para escrever na pedra:
“Somos as coisas que moram dentro de nós. Por isso, há pessoas tão bonitas, não pela cara, mas pela exuberância de seu mundo interior”. De Rubem Alves.
TRIVIAL VARIADO
Guerra comercial: tarifaço derruba petróleo, dólar e bolsas pelo mundo. Maiores recuos foram nos EUA e na Europa, afetando inclusive as big techs. Diante do terremoto, Trump disse que o mercado "está indo muito bem".
Benefício: o presidente Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como feito em outros anos. A primeira parcela será paga em abril, e a segunda, em maio.
Benefício...2: tradicionalmente, o 13º salário é pago no segundo semestre, e a antecipação depende da formalização por meio de um decreto presidencial. O benefício é destinado aos segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão da Previdência Social.
Democracia: o voto precisa recuperar o peso de um gesto que desloca o mundo – não de uma formalidade que se repete sem consequência. Se continuar desconectada da vida concreta, a democracia vai ser abandonada por desinteresse. _
TV Globo: prestes a completar seis décadas, em 26 de abril, a TV Globo está preparando uma celebração à altura da efeméride. Na quarta-feira a emissora lançou oficialmente sua grade de aniversário, que terá 60 horas de programação especial.
Anatel: a Agência Nacional de Telecomunicações adiou por 120 dias a análise do pedido da Starlink para ampliar sua operação no País.
Isenção: está tramitando na Câmara Federal projeto de lei que isenta do pagamento de inscrição em concursos públicos os eleitores convocados e nomeados a prestar serviço à Justiça Eleitoral como mesários. A proposta é da deputada Carol Dartora (PT-PR).
Parceria: a TKO, dona do UFC, fechou um acordo com a Meta para impulsionar o engajamento dos fãs por meio das plataformas da empresa.
Emendas e prazo: começou a contagem regressiva para que estados e municípios prestem contas sobre as emendas parlamentares da modalidade “Pix” recebidas entre 2020 e 2023.
Emendas e prazo...2: conforme determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), a prestação de contas deverá ser feita de maneira individualizada e o descumprimento da medida impedirá tanto a execução da emenda como novas transferências de recursos.
Devolução: as explicações, que devem ser enviadas em até 90 dias, têm como foco os cerca de 6 mil projetos que ainda não foram cadastrados na plataforma de transferências de recursos federais.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.