SÃO LUÍS - A exposição "Da máscara ao chitão - a magia do fofão" apresenta para o público a história deste tradicional ícone do carnaval maranhense. A mostra estreia nesta quinta-feira (6), às 15h, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão-MHAM (Rua do Sol, 302, Centro). A exposição é aberta ao público.
A mostra ficará disponível para os visitantes de terça a sexta-feira, das 14h às 17h30. Para o horário matutino, as visitas devem ser agendadas por meio do Instagram do MHAM e CCPDVF.
No total, serão apresentadas cerca de 50 peças do acervo CCPDVF, além de outros 10 acessórios da artista Rosa Alvina Nascimento, com suas peças em souvenir. A curadoria é de Sebastião Cardoso, pesquisador e carnavalesco, com a coordenação das gestoras Ana Claudia e Amélia Cunha, gestoras dos Museus Casa da FÉsta e MHAM, respectivamente.
Característica marcante do Carnaval Maranhense e da cultura popular, o Fofão é parte integrante da folia carnavalesca, encantando e às vezes espantando com sua máscara, vara e boneco. O personagem se mistura aos foliões com suas vestes coloridas, de puro chitão.
A exposição é uma parceria do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, que cedeu os artefatos para o Museu Histórico e Artístico/MHAM, para expor temporariamente na galeria Floriano Teixeira.
Saiba Mais
- Exposição fotográfica celebra a cultura indígena em São Luís
- Exposição em São Luís resgata memórias e brincadeiras de várias gerações
- São Luís recebe exposição inspirada no filme maranhense 'Betânia' nesta terça (15)
- Exposição explora diversidade da produção artística afro-brasileira
- 'A luz da cidade': exposição sobre o cotidiano da cidade é aberta em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.