Polo da Beleza

Boticário comemora dez anos de atuação na Bahia

Fábrica de Camaçari e o Centro de Distribuição de São Gonçalo dos Campos empregam, aproximadamente, 1,9 mil colaboradores

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 11/12/2024 às 10h13
Fachada da fábrica do Grupo Boticário em Camaçari, na Bahia
Fachada da fábrica do Grupo Boticário em Camaçari, na Bahia

SALVAROR - O Grupo Boticário, uma das maiores e mais modernas empresas de beleza do mundo, está comemorando os 10 anos de existência da fábrica de Camaçari e do Centro de Distribuição de São Gonçalo dos Campos na Bahia. 

Com 4 mil lojas em 1.750 cidades do Brasil, 20 mil colaboradores diretos, três fábricas e 7 centros de distribuição, o Grupo ultrapassou R$ 30,8 bilhões em vendas no ano passado, ou seja, um crescimento de 30,5% em relação a 2022.

A fábrica de Camaçari e o Centro de Distribuição de São Gonçalo dos Campos empregam, aproximadamente, 1,9 mil colaboradores. No entanto, considerando o impulso total do grupo na economia, o resultado é muito maior: quase 60 mil pessoas indiretamente.

Em uma década de trabalho, a fábrica em Camaçari já produziu mais de 1 bilhão de peças. O Centro de Distribuição de São Gonçalo dos Campos, por sua vez, expediu mais de 1,3 bilhão de peças e 36 milhões de caixas. 

São 70 mil peças separadas por hora e pedidos atendidos de 14 estados brasileiros. A engrenagem funciona a partir de 9 linhas de perfumaria, 13 de cuidados e cinco de estojos. O projeto baiano contempla a ampliação em 50% da capacidade produtiva da fábrica, além da expansão logística.

Panorâmica do Centro de Distribuição do Grupo Boticário em São Gonçalo dos Campos
Panorâmica do Centro de Distribuição do Grupo Boticário em São Gonçalo dos Campos

Visita à fábrica e ao CD

Na semana passada, o Grupo recebeu jornalistas e franquiados de vários estados brasileiros, inclusive do Maranhão, para uma visita tanto ao CD de São Gonçalo dos Campos quanto à fábrica em Camaçari, ambos na Bahia. 

Foi uma imersão rica em informações para que todos pudessem ver e entender a sistemática de funcionamento das duas unidades. Afinal, a produção chega a 201 milhões de peças por ano. Número que torna o complexo baiano um polo de relevante significância.

Os convidados foram recebidos pelo vice-presidente de Operações, Sérgio Sampaio. Antes da visita às dependências da fábrica, ele apresentou números relativos ao trabalho do Grupo no Brasil e na Bahia. 

Além disso, falou, por exemplo, sobre redução da intensidade de resíduos, circularidade de embalagens, diversidade de colaboradores, entre outros detalhes. E mais: abordou a questão da preocupação com seus colaboradores e com o meio ambiente.

Sergio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, conversa com os jornalistas
Sergio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, conversa com os jornalistas

Investimentos

No geral, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, tecnologia e marcas do Grupo Boticário sustentam um alto patamar de inovação com cerca de 4 mil novos produtos desenvolvidos e outros 2 mil reformulados. Cerca de 26% das vendas totais (GMV) do Grupo Boticário foram provenientes de produtos lançados há menos de um ano.

Aliás, o Grupo aumentou em quase 30% o volume de toneladas de resíduos reduzidas, reutilizadas e recicladas por meio de iniciativas como o maior programa em pontos de coleta de embalagens cosméticas e higiene pessoal no mercado de beleza do Brasil. Com isso, a companhia reduziu o impacto que dez mil toneladas de resíduos poderiam causar ao meio ambiente, ao promover a destinação correta e a reinserção na nossa cadeia produtiva.

Jornalistas de várias cidades do Brasil visitam fábrica do Grupo Boticário em Camaçari (BA)
Jornalistas de várias cidades do Brasil visitam fábrica do Grupo Boticário em Camaçari (BA)

Sucesso e impacto positivo

Sérgio Sampaio frisou que, em dez anos de atuação na Bahia, o Grupo construiu uma trajetória de sucesso e impacto positivo. “O Polo da Beleza demonstra como podemos integrar nossa estratégia de negócio, nossos parceiros, fornecedores e franqueados a toda uma rede de impacto socioeconômico nos locais onde estamos presentes, gerando oportunidades e transformando a região. Olhamos para o futuro com entusiasmo, comprometidos em fortalecer ainda mais nossa parceria com os baianos”, disse Sampaio.

Mas não foi apenas o vice-presidente que deu detalhes aos convidados. Também estavam os diretores Eduardo Villas (Suprimentos), Fábio Miguel (Logística), Felipe Magaldi (Operações Industriais), Juliana Canellas (Qualidade, Excelência e Cuidado), Leandro Balena (Industrial) e o gerente de Marketing Anderson Carvalho, entre outros.

Anderson Carvalho frisou que o grupo tem pretensões de continuar investindo na região Nordeste, inclusive no Maranhão, por meio de suas ações de marketing, a exemplo das ativações e campanhas. Os diversos franquiados nessa região, segundo ele, ajudam a estabelecer uma comunicação mais próxima com os nordestinos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.