Na maior parte do tempo, a vida cotidiana segue sem grandes surpresas. Existem, porém, momentos inesperados que interrompem a rotina e trazem um novo olhar sobre o é comum. São esses acontecimentos insólitos que servem de base para os contos e crônicas de ‘Devaneios da Vida’, livro de estreia da escritora Claudia Ipolito.
Os 29 textos que compõe o livro percorrem as quatro estações do ano por meio de suas características mais marcantes - a frieza e acolhimento do inverno, ou o calor e a paixão do verão -, em narrativas de gêneros variados, por vezes cômicas, mas também reflexivas e até mesmo instigantes.
Como explica a autora na introdução, são breves momentos do cotidiano que exploram diferentes sentimentos e percepções. E a linguagem acessível e objetiva de cada história permite que o leitor se identifique com personagens e situações, por mais inusitadas que possam parecer.
Em “Para que serve uma tarde fria de domingo”, a autora reflete sobre os momentos de ócio e imaginação na vida adulta e na infância. Na crônica “família paterna”, relata uma tarde em companhia do avô, imigrante italiano que veio ao Brasil ainda criança. Em outros textos do livro, o foco está nos desafios das relações humanas, como o caso de “Acontece lá, onde eu moro” sobre a vida em um condomínio e a interação entre vizinhos; “Inacreditável” com nuances da amizade entre três mulheres; e narrativa em duas partes “Ela e Ele”, que relata um amor de juventude e seus desdobramentos com o passar dos anos.
‘Devaneios da vida’ reúne uma gama de sentimentos e vivências que promovem reflexão sobre as reviravoltas e surpresas da rotina, e de que diferentes maneiras é possível lidar com elas. Com bom humor e leveza, o livro de Claudia Ipolito convida o leitor a ir de encontro com as eventualidades que surgem no caminho.
Saiba Mais
- Historiadora narra trajetória do povo judeu no mundo
- Livro mescla suspense, drama e comédia em narrativas curtas sobre os acasos da vida
- Livro traz movimentos de 1968 que ainda ecoam na sociedade
- História real de canibalismo inspirou finalista do Jabuti
- Desaparecimento de mulheres indígenas é tema de thriller
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.