Dia da Consciência Negra

Projetos Cria Ancestral e Awá resgatam e celebram a cultura afro em São Luís

Em São Luís, os dois projetos socioculturais têm transformado a vida de muitas pessoas ao promoverem a conexão com as raízes africanas.

Anne Cascaes/ Na Mira

SÃO LUÍS - No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), a importância de preservar e valorizar a cultura afro-brasileira ganha destaque em iniciativas que unem arte, educação e memória ancestral.

Em São Luís, dois projetos socioculturais têm transformado a vida de muitas pessoas ao promoverem a conexão com as raízes africanas: o Cria Ancestral e o Projeto Awá.

Cria Ancestral: conectando o passado ao futuro

O Cria Ancestral nasceu com a missão de dar continuidade ao legado dos ancestrais africanos, promovendo aulas de percussão e dança afro/popular para as comunidades de São Luís.

Mais do que ensinar passos e ritmos, o projeto busca fortalecer a identidade cultural e fomentar o senso de pertencimento.

O Na Mira entrevistou representantes dos dois projetos sociais. (Foto: André Nadler)
O Na Mira entrevistou representantes dos dois projetos sociais. (Foto: André Nadler)

Projeto Awá: despertando a ancestralidade por meio da arte e educação

Já o Projeto Awá tem como foco o despertar da ancestralidade por meio de múltiplas linguagens artísticas. Com oficinas, palestras, apresentações culturais e atividades formativas, o projeto se propõe a ser um espaço de reflexão e aprendizado sobre a história e as contribuições do povo negro para a sociedade brasileira.

A Importância da Consciência Negra

Tanto o Cria Ancestral quanto o Projeto Awá reforçam a relevância do Dia da Consciência Negra como um momento de resgate e celebração da cultura e da história afro-brasileira. Em um país marcado pela desigualdade racial, iniciativas como essas são fundamentais para promover o empoderamento e a transformação social.

A presença de projetos como esses em São Luís, cidade com forte influência da cultura afrodescendente, é uma prova viva da resistência e da vitalidade da herança deixada por gerações de africanos trazidos ao Brasil. O Dia da Consciência Negra é mais do que uma data no calendário; é um convite para honrar essa história e construir um futuro mais justo e igualitário.

Para saber mais sobre as atividades do Cria Ancestral e do Projeto Awá, é possível acompanhar suas redes sociais e participar das ações, ampliando o impacto dessas iniciativas que tanto orgulham a comunidade local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.