SÃO LUÍS - O projeto Diz Aí promove a pré-estreia da temporada “Juventudes”, uma série de curtas desenvolvidos por mais de 100 jovens de Serra Pelada (PA), Tucumã (PA), São Luís (MA) e Resex do Rio Gregório (AM). O projeto, que acontece em outras edições e territórios desde 2008, tem como foco a formação em mobilização social tendo o audiovisual como ferramenta para criação de narrativas. Nesta edição, o processo originou uma série de curta documentais, cuja pré-estreia será dia 13 de novembro, às 18h30, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCMV), na cidade de São Luís, no Maranhão, com entrada gratuita para o público.
O evento contará com a exibição do episódio São Luís, um curta documental que apresenta o olhar da juventude das regiões de Itaqui-Bacanga e Maracanã (MA), sobre seus territórios e vivências e o protagonismo juvenil. Haverá, ainda, conversa com os realizadores, uma roda de capoeira com o grupo Congo-Aruandê, apresentação do Bumba Meu Boi de Maracanã e o DJ Pedro Sobrinho para encerrar a noite.
Os jovens entre 13 e 29 anos selecionados na chamada pública para inscrições nos territórios de Serra Pelada (PA), Tucumã (PA), São Luís (MA) e Resex do Rio Gregório (AM) participaram de oficinas de formação presencial e on-line ao longo de seis meses, com profissionais do audiovisual, de mídias digitais e educadores que trabalham as pautas transversais de direitos humanos, equidade de gênero e raça e os objetivos de desenvolvimento sustentável.
As produções feitas pelos jovens vão ao ar no Canal Futura a partir de 6 de dezembro, às 21h, e estarão também disponíveis gratuitamente no Globoplay. Com quatro episódios originados pelos debates e práticas audiovisuais nos encontros da formação, cada um aborda vivências de uma das regiões citadas, levando o nome da cidade onde foi feito. A série vai revelar os sonhos, desejos, a relação entre presente, futuro e passado dessas juventudes e seus territórios.
União das organizações em prol do enfrentamento à extrema pobreza no Brasil
Esse projeto é parte da cooperação técnica firmada pela Vale, Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura para ampliar, em todo o país, o alcance das informações e dos conteúdos sobre o enfrentamento à pobreza. Entre os objetivos do projeto estão a formação e mobilização de juventudes, documentação e difusão de conteúdos relacionados à temática e o fomento do debate nacional sobre o enfrentamento à pobreza com a qualificação das informações divulgadas pelos meios de comunicação.
Saiba Mais
- 7ª edição do Festival Kebrada começa nesta terça-feira (10), em São Luís
- Conecta Psica promoverá encontros que celebram a cultura do Maranhão e do Pará
- 'Coco Pirinã: a resistência do coco tradicional' leva sua tradição para o Pátio Aberto nesta quinta-feira (26)
- Pátio Aberto, do CCVM, recebe Anderlucy Lima nesta quinta-feira
- Heriverto de Marinheiro encontra-se com os sons de sua ancestralidade em show inédito
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.