A Festa Literária das Favelas, a FLUP, que acontece até o dia 17 de novembro, no Circo Voador, no Rio de Janeiro, recebeu pela primeira vez um grupo de Tambor de Crioula do Maranhão.
O Tambor de Crioula Filhas de São Benedito, que faz parte da Casa das Pretas, um coletivo feminino do bairro Coroadinho, periferia de São Luís e a quarta maior favela do país, se apresentou na abertura do evento. Foi a primeira viagem do grupo ao Rio de Janeiro, articulada pelo Instituto Cultural Vale. É formado por 15 jovens.
A FLUP 2024 presta homenagem à Beatriz Nascimento, uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país.
O tema deste ano é “Roda a saia, gira a vida”. Segundo os organizadores, há um alinhamento com o conhecido pensamento da filósofa e escritora estadunidense Angela Davis: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.