SÃO LUÍS - Vencer o câncer de mama depende de uma série de fatores e o mais importante deles é o diagnóstico precoce da doença, que acomete milhares de mulheres todos os anos. Para tal, realizar anualmente o exame de mamografia é fundamental.
E foi fazendo um exame preventivo de rotina que a jovem veterinária Nayanna Galvão descobriu aos 36 anos um tumor em estado inicial, mas de um tipo bem agressivo. Ela passou por um tratamento rigoroso de 1 ano e 8 meses, e que inclui quimioterapia; radioterapia e imunologia. Mas além da medicina, encontrou na fé em Deus e no apoio dos familiares e noivo a força que precisava para combater e vencer o câncer de mama.
“O câncer de mama não pode ser um ponto final, mas apenas uma vírgula na vida. Algo que nos transforma sim, mas nos prepara para próximos capítulos” resumiu Nayanna sobre o processo enfrentado com muita garra.
E além de ter vencido a doença, ela buscou inspirar outras pacientes e ao mesmo tempo, alertar mais mulheres sobre a necessidade da prevenção e do autocuidado. Foi assim que surgiu o projeto “É Sobre Viver” idealizado por Nayanna e que contou com o apoio de voluntários e outras pacientes em tratamento oncológico.
Ela participou de um ensaio fotográfico feito pela fotógrafa Tatiana Soares e com beleza assinada por Rosete Gonçalves, em agosto de 2023 com outras pacientes oncológicas. Dessas fotos, o surgiu mostra, e posteriormente resultou também em um documentário.
Agora a exposição essa mostra chegou ao Natus Lumine Hospital e Maternidade, onde ficará exposta até o dia 31 de outubro, com visitação aberta ao público e aos pacientes gratuitamente. Na abertura do evento, como parte da programação alusiva ao Outubro Rosa no hospital, a autora do projeto Nayanna Galvão foi convidada a dar seu depoimento na palestra para colaboradores.
“A gente espera com essa mostra sensibilize mais pessoas, e alerte sobre a importância do autocuidado e da prevenção do câncer de mama” declarou Nayanna Galvão que proferiu uma palestra “O Melhor de Mim” para o time de colaboradoras do hospital.
Saiba Mais
- Identidade negra é destaque em exposição em São Luís
- TJ-MA encerra celebração de 211 anos com exposição e lançamento de livros
- 17ª Mostra de Arte e Cultura do TJMA acontece nesta sexta
- Inédita, exposição do projeto Pular N’Água entra em cartaz no Centro Histórico de São Luís
- Exposição em homenagem ao centenário do poeta José Chagas é aberta em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.