SÃO LUÍS - Como parte da programação comemorativa ao centenário de nascimento do poeta e cronista José Chagas, a Academia Maranhense de Letras (AML) realiza, nesta quinta-feira (24), às 18h, o lançamento de livros e um concerto musical. Embora nascido na Paraíba, em 29 de outubro de 1924, Chagas viveu em São Luís por mais de sessenta anos e aqui publicou toda a sua produção literária.
O roteiro inicial das comemorações do centenário inclui o lançamento dos livros “Tabuada da memória” (reedição do livro de José Chagas, de 1994); “Literatura e Ambiente – Uma leitura de temas ambientais na poesia de José Chagas” (de José Neres); “Chagas em pessoa” (sobre vida e obra de José Chagas, segunda edição da obra de Felix Alberto Lima e Manoel Santos Neto); e 'Desconcerto para violão e orquestra em silêncio" (livro inédito de José Chagas).
O roteiro musical consiste em recital com João Pedro Borges (violão) e João Pedro Filho (voz) interpretando composições de Borges em parceria com Chagas, na sede da AML (rua da Paz, 84, Centro).
A programação do centenário de Chagas prossegue na segunda-feira (28), às 17h, com inauguração de placa nas antigas instalações do jornal “O Estado do Maranhão” (Grupo Mirante de Comunicação), onde Chagas trabalhou por mais de quatro décadas como cronista; e inauguração da nova Praça Poeta José Chagas, obra do Governo do Maranhão, na Lagoa da Jansen.
Na terça-feira (29), às 19h, a AML realiza uma sessão solene em homenagem a José Chagas, com saudação do acadêmico Sebastião Moreira Duarte e performance poética da atriz Leda Nascimento. E na quarta-feira (30), às 18h30, a Universidade Federal do Maranhão presta homenagem a Chagas, na Diretoria de Assuntos Culturais (Palacete Gentil Braga), com inauguração de placa, abertura de exposição coletiva de artes plásticas, apresentação do Coral da UFMA e exibição de filmes sobre Chagas.
Saiba Mais
- Vencedor do Prêmio Oceanos, Joaquim Arena faz palestra na AML
- Academia Maranhense de Letras elegerá nesta quinta (21) sucessor de Antônio Carlos Lima
- Academia Maranhense de Letras promoverá encontro com escritora pernambucana
- Academia Maranhense de Letras elege hoje o ocupante da Cadeira 2
- AML elege nesta segunda-feira sucessor de Luiz Phelipe Andrés
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.