De São Luís

Maranhense Jorge Santos conquista o título de Mister Brasil América 2024

Aos 26 anos, o jovem de São Luís se destacou em concurso nacional e planeja seguir em novos projetos, além de atuar em ações sociais e voluntárias.

Na Mira

Atualizada em 22/10/2024 às 13h03
Jorge Santos foi coroado Mister Brasil América 2024. (Foto: Reprodução / Instagram)
Jorge Santos foi coroado Mister Brasil América 2024. (Foto: Reprodução / Instagram)

SÃO LUÍS - O maranhense Jorge Santos, de 26 anos, conquistou o título de Mister Brasil América 2024, na primeira edição do concurso, realizada nos dias 12 e 13 de outubro, em Sapucaí do Sul, no Rio Grande do Sul.

Natural de São Luís e morador do bairro Vila Embratel, na área Itaqui Bacanga, Jorge é formado em Gestão de Recursos Humanos e tem uma forte conexão com a capoeira, esporte que pratica na Associação Maranhão Capoeira, a qual ele considera sua “segunda família”.

Para o Mister, a capoeira, prática que faz parte de sua rotina, também teve um papel importante em sua trajetória. “A capoeira me ensinou a ter responsabilidade e a tomar boas decisões. Ela mostra que, às vezes, podemos cair, mas cabe a nós decidirmos se vamos nos levantar ou continuar no mesmo lugar”, afirmou.

Preparação e coroação

O caminho até a coroa não foi fácil. Jorge relata que o processo de preparação exigiu muito estudo sobre seu Estado. “Passei por uma entrevista onde precisei falar sobre o nosso Maranhão, além de usar um traje típico que representasse nossa cultura”, contou.

No concurso, os dez candidatos foram avaliados em categorias como elegância, traje típico, entrevista e passarela. Para Jorge, a entrevista e o desempenho na passarela foram decisivos para sua vitória. “Esses momentos foram fundamentais para me destacar entre os concorrentes”, disse ele.

Jorge Santos foi coroado Mister Brasil América 2024. (Foto: Reprodução / Instagram)
Jorge Santos foi coroado Mister Brasil América 2024. (Foto: Reprodução / Instagram)

Apesar da preparação, o jovem admite que a vitória parecia distante. “Saí do Maranhão com muitas incertezas e medos. Eu via outros representantes do estado que chegavam perto, mas não ganhavam. Aquilo ficou na minha cabeça. Será que vou ser mais um que não chega à final?”, relembrou. 

No entanto, ao ouvir seu nome como vencedor, Jorge conta que ficou paralisado. “No vídeo dá para ver que fiquei parado. Não acreditei naquele momento, só depois fui em direção ao centro do palco para receber a faixa”, disse ele, ainda emocionado. 

Ao Na Mira, ele também destacou a importância de representar o Maranhão e vencer essa barreira. “Aqui no Maranhão, muita gente desacreditava. Para muitos, o Brasil começa no Sul e chega ao Nordeste como se fosse o fim da linha. Mas consegui mostrar que nós também temos valor e trouxe o título para casa”, afirmou.

Para Jorge, essa conquista vai além do reconhecimento pessoal, é uma vitória para o Estado. “Senti que precisava dar uma resposta positiva para o Maranhão, que já foi representado em vários concursos, mas sempre parava no meio do caminho. Levar o nome do Estado ao topo é motivo de muita alegria”, disse o mister, orgulhoso do trabalho realizado.

Novos rumos

Formado em Gestão de Recursos Humanos, Jorge agora planeja novos rumos em sua vida profissional e pessoal. “Já realizei muitos sonhos. Me formei, ganhei um concurso nacional. Agora, é focar em entrar no mercado de trabalho e em novos desafios”, compartilhou ele.

Para o futuro, o jovem maranhense planeja fazer um “belo reinado” e se preparar para novos concursos. “Quero fazer um reinado que me orgulhe. Quando for passar a minha faixa para o próximo Mister Brasil América, quero que seja um momento de dever cumprido, não de despedida”, destacou.

Jorge também pretende se envolver em causas sociais e está à disposição para atuar como jurado em outros concursos. “Estou disponível para participar de eventos e ajudar em projetos voluntários que beneficiem o próximo. Quero usar essa oportunidade para fazer a diferença”, afirmou.

Por fim, Jorge deixa uma mensagem de incentivo para os jovens maranhenses que sonham em seguir seus passos. “Ande com pessoas que acreditam nos seus sonhos. Pode parecer difícil, mas só você pode fazer isso acontecer. Estude o seu estado, estude o Brasil, e deixe sua luz brilhar. Assim, você nunca estará no escuro”, concluiu o Mister Brasil América 2024, confiante de que seu exemplo pode inspirar outros a seguirem seus sonhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.