Memorial

Fundação da Memória Republicana Brasileira inaugura sala multimídia “Saraminda”

Sala coaduna com o processo de modernização dos salões já existentes.

Evandro Júnior / Na Mira

sala multimídia “Saraminda", na Fundação da Memória Republicana Brasileira
sala multimídia “Saraminda", na Fundação da Memória Republicana Brasileira (Foto: Divulgação)

Foi inaugurado, na tarde de sexta-feira (18), no Convento das Mercês (Desterro), o mais novo espaço do museu Memorial José Sarney. Trata-se da sala multimídia Saraminda, que coaduna com o processo de modernização dos salões já existentes, contemplando mudanças a fim de promover acessibilidade e integração entre os diferentes tipos de acervo.

Esse momento marca uma nova fase da instituição, com a inclusão de novos e modernos ambientes, além de experiências imersivas que, por meio de recursos tecnológicos, despertam reflexões fundamentais sobre a história nacional.

Entre as novidades, está a repaginação do Salão da República, que apresenta uma exposição rica e detalhada em que o público revisita as mais diversas transformações políticas e históricas do Brasil.

“Colocar a tecnologia e a inovação à serviço da democratização desse acervo é fundamental para que todas as pessoas possam, ao acessá-lo, ter o conhecimento do que foi a história e como foi que o país se desenvolveu, como que o país  caminhou rumo à uma democracia plena.  Com a integração de todos os acervos da FMRB, é possível percorrer esse caminho histórico nessa imersão e a partir daí, fazer opções mais claras de defesas, de lutas contínuas pela preservação da democracia”, pontuou Kécio Rabelo, presidente da FMRB.

Já o Salão das Nações reúne obras de arte, artefatos históricos e símbolos recebidos pelo ex-presidente José Sarney, refletindo o processo de restabelecimento da diplomacia brasileira após os 21 anos de regime militar.

Na sala Saraminda, é possível observar documentários sobre diferentes aspectos da história do Brasil entrelaçados à vida do maranhense que conduziu a redemocratização do país. 

“Eu confesso que foi uma grande emoção ver todo esse processo, essa condensação de fatos históricos resumidos, de maneira notável e que eu vi e relembrei desses momentos, senti o coração bater mais forte”, afirmou o patrono da FRMB, o ex-presidente José Sarney, ao conhecer o novo espaço.

Ao longo do memorial, são disponibilizados outros recursos tecnológicos, como tablets e fones de ouvido que apresentam, na íntegra, documentos históricos, relatos inéditos do ex-presidente, bem como discursos marcantes lidos por José Sarney.

Dessa forma, o único acervo presidencial no Nordeste promove uma integração entre o passado e o presente, sob diferentes formatos, promovendo uma experiência que, além de multissensorial, é acessível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.