Sexo com Nexo

Qual a altura do teu céu?

Confira a coluna desta semana da sexóloga e educadora sexual Mônica Moura.

Mônica Moura/ Sexologia clínica e Educação sexual

Mônica Moura/ Sexologia clínica e Educação sexual
Mônica Moura/ Sexologia clínica e Educação sexual (Divulgação)

Vamos falar sobre algo sério, mas de um jeito leve. Afinal, por que não começar com uma pergunta curiosa: qual é a altura do teu céu? Se essa pergunta te pegou de surpresa, fique tranquilo, já já a gente chega lá!

Escolhi ser Fisioterapeuta porque sou fascinada pela continuidade nas relações. A rotina, o olho no olho, o cuidado. Mais do que cuidar, eu gosto de fazer perguntas, provocar reflexões e observar mudanças. E foi na clínica, manejando as incontinências, que percebi a função sexual afetando a vida dos meus pacientes - mas voluntariamente ninguém falava sobre isso. Quem diria, minha gente, que entre xixi e cocô, eu acabaria falando tanto sobre sexo?

Tenho o dom (eu acho, rs) de deixar as pessoas à vontade, e o caminho sempre ficou aberto para essas conversas mais íntimas. E olha, não estou exagerando quando digo que transformo vidas! Entender e respeitar o próprio corpo é onde tudo começa. Sexo não é só o que o senso comum sugere (um pênis dentro da vagina ou do ânus). Vai além! Falamos sobre amor, toques, fidelidade, massagens, desejos, conflitos, aversões... O céu é o limite! E aqui vem a pergunta mais importante: Qual é a altura do teu céu? Cada um tem o seu limite, e isso precisa ser respeitado.

Há 24 anos, ajudo pessoas a descobrir o que faz sentido pra elas. A gente conversa sobre TUDO. Até dos traumas, sabia? Com o tempo, percebi um padrão: quando a sexualidade é encarada sem culpa ou vergonha, a vida muda. E essa transformação é real. Já no primeiro dia de consulta a mágica começa, porque, convenhamos, tudo está interligado!

Quer exemplos? Vou te dar. Quando uma pessoa está de bem com sua sexualidade, isso reflete diretamente no humor e nas relações próximas. O ambiente de trabalho fica mais leve. E a produtividade? Dispara! Já é senso comum: nossa vida sexual impacta nosso dia a dia. E o que dizer da saúde física? Melhora o condicionamento cardiovascular, a concentração aumenta, as dores diminuem (obrigada, endorfina!), o sistema imunológico dá aquele upgrade e até o cortisol, nosso velho conhecido do stress, é reduzido. E tem mais: pele mais bonita, cabelo mais brilhante, e aquela dose extra de disposição, cortesia do aumento de testosterona.

Agora, nos relacionamentos afetivos... Ah, quanto mais autêntica e harmônica a relação sexual, maior a cumplicidade. Quanto mais verdadeira a troca, mais forte o desejo. Preciso dizer mais?

Então, só para finalizar: o sexo só vai te trazer todos esses benefícios incríveis se for feito com QUALIDADE, livre de julgamentos e culpas. E para isso, o autoconhecimento é indispensável. Então, te pergunto mais uma vez: qual é a altura do teu céu?

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.