SÃO LUÍS - A riqueza de um dos folclores principais do Maranhão ganhou um novo meio de ser apreciada: por meio da literatura infantil. A escritora maranhense Milanya Caminha Silva lançou recentemente “Aninha e a dança do Bumba meu boi”, um livro direcionado para as crianças sobre a riqueza do Bumba meu Boi, uma das principais festividades do Maranhão.
O livro permite que os pequenos leitores embarquem em uma aventura pelo universo dessa celebração que é uma tradição marcante nos maranhenses e que mistura um ritmo envolvente a partir de vários sotaques.
Com objetivo de divulgar a cultura popular através de uma história cativante para a nova geração, Milanya Caminha utilizou de uma linguagem criativa e interativa para o público infantil, permitindo que as crianças compreendessem a tradição. Ela ainda contou que a escrita do livro foi trabalhada em uma linguagem lúdica, criativa e interativa para melhor interpretação dos leitores. “Através de uma linguagem lúdica, criativa, interativa, onde a personagem dialoga com a sua mãe e brinca com seu boizinho de cofo”, disse a escritora.
A ideia de criar um livro infantil que incluísse o Bumba Meu Boi nasceu da paixão da autora pela cultura maranhense, em especial as festividades do Bumba meu Boi. “Surgiu pela paixão pela cultural local, em especial o bumba meu boi”, contou Milanya Caminha. A escritora maranhense busca por meio da obra despertar nas crianças a mesma paixão que tem pela cultura do Maranhão.
O livro “Aninha e a dança do Bumba meu boi” permitiu um novo marco importante para a valorização da tradição, que embora seja uma cultura enraizada, às vezes é incompreendida pela nova geração. A obra, já lançada, está disponível em diversas livrarias da região, oferecendo para o público infantil um mergulho em uma tradição tão importante e rica para o Maranhão.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.