PH Revista: Mulheres que amam vinho
E mais: Cuidado com a propaganda enganosa
DESTAQUE de capa do PH Revista deste fim de semana, mulheres que possuem muito mais ligações com o vinho do que se pode imaginar. Sem contar que as mulheres eram figuras muito frequentes na mitologia grega em embalos de Baco, o deus do vinho, bem como nas lendas persas. Em São Luís é cada vez maior o número das mulheres apreciadoras de vinhos. Exemplo: Cida Valadão, Thatiana Bandeira, Rose Medeiros e Kátia Rocha. Elas adoram degustar bons vinhos ao lado dos maridos, que também são apreciadores de vinhos
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
----------------------------------------------------------------------------------------------------
O direito de escolher
Começa ontem (sexta-feira) a propaganda eleitoral no rádio e na TV, o que se convencionou chamar de horário eleitoral gratuito porque o espaço de divulgação é cedido sem ônus para partidos e candidatos.
Nesse período, que se estende até 3 de outubro de acordo com o regramento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), agremiações políticas, coligações e federações têm a oportunidade de passar ao público informações sobre seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições de 6 de outubro, em primeiro turno, e 27 de outubro, caso haja a necessidade de desempate entre os mais votados para cargos no Executivo.
As regras são claras e já foram amplamente divulgadas pelo TSE, inclusive com o tempo de propaganda rigorosamente distribuído de acordo com a representatividade de cada legenda.
Não é, portanto, responsabilidade das empresas de comunicação a distribuição desigual das inserções, circunstância que costuma provocar dúvidas de ouvintes e telespectadores insuficientemente informados.
O direito de escolher...2
Mas as emissoras de rádio e TV têm restrições severas durante o período eleitoral.
Não podem, por exemplo, veicular propaganda política em sua programação normal e nos noticiários. Além disso, estão impedidas de divulgar entrevistas e imagens de pesquisas eleitorais em que seja possível identificar os entrevistados e de dar tratamento privilegiado a candidatos e partidos.
Também não devem veicular filmes, novelas ou qualquer programa com alusão ou crítica aos concorrentes ao pleito, com exceção de programas jornalísticos e debates políticos, que também estão submetidos ao regramento e à vigilância da Justiça Eleitoral.
O direito de escolher...3
O uso de espaço em veículos de grande alcance, como o rádio e a TV, também exige responsabilidade dos candidatos e das organizações partidárias, não apenas em relação ao conhecimento e ao cumprimento da legislação eleitoral como também – e principalmente – em relação à qualidade do conteúdo levado ao conhecimento do público.
Trata-se de uma grande oportunidade para o pretendente a cargo público se apresentar ao eleitor e também para divulgar suas ideias e suas propostas para merecer a representação popular.
O direito de escolher...4
Já é tradição na política nacional, durante a propaganda eleitoral, que apareçam os candidatos folclóricos, os que se dizem salvadores da pátria e também aqueles que criticam a política tradicional como se não estivessem buscando um lugar neste universo.
Nem a legislação nem a Justiça podem impedir a presença de aventureiros, mas o eleitor tem poder para separar o joio do trigo nesta semeadura política.
Basta prestar atenção nas mensagens e selecionar criteriosamente aqueles que merecerão o seu voto, rejeitando pela exclusão os oportunistas.
Este é o principal propósito do horário eleitoral obrigatório no rádio e na televisão. Como ocorre com qualquer programação desses veículos que têm interface com os lares, os escritórios e a intimidade do eleitor, cabe unicamente a ele o direito de ligar, desligar e manejar o controle seletor de canais para ouvir e ver o que for de sua vontade e de seu interesse para se capacitar a uma escolha verdadeiramente livre e democrática.
Cuidado com a propaganda enganosa
Vale lembrar que começou ontem aquele período em que para todos os problemas difíceis sobram candidatos apresentando soluções fáceis. Tudo para conquistar o voto do personagem mais importante de uma eleição: você, cidadão, que escolherá o gerente da sua cidade.
A propaganda eleitoral no rádio e na TV é um espaço concedido para que os candidatos vendam seu peixe. Não é gratuita, como se imagina, porque as emissoras são reembolsadas pelo que deixam de ganhar com publicidade, e a produção dos programas políticos e das inserções consome boa parte do dinheiro gasto em uma campanha.
É um espaço sem contraponto: cada candidato adota o discurso que lhe convém e o adversário só poderá contestar nas edições seguintes.
É, também, um tempo de fantasia: aconselhados por estrategistas de marketing, os candidatos costumam dizer o que o eleitor gostaria de ouvir. Se a proposta não cabe no orçamento da prefeitura ou é incompatível com a prática de vida ou de gestão dos candidatos, azar dos incautos.
Por isso é preciso estar vacinado para não comprar gato por lebre ou cair no conto dos que têm fórmulas mágicas para resolver problemas históricos.
Preste atenção nos vereadores
O horário eleitoral também é aquele espaço pelo qual desfilam figuras bizarras, tentando conquistar seu voto para vereador. Como têm pouco tempo para expor uma ideia com começo, meio e fim, a maioria adota um slogan para marcar posição. Não raro aparecem propostas que sequer são da alçada de um vereador.
É preciso ficar atento, mais uma vez, para não cair no conto do vigário.
Vereador não legisla sobre temas nacionais. Não tem poder para decidir sobre aborto, liberação de drogas ou casamento entre pessoas do mesmo sexo. O papel do vereador é fiscalizar o Executivo Municipal e legislar sobre temas do dia a dia da cidade – do plano diretor ao transporte coletivo, passando por tudo o que impacta nas nossas vidas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Novas regras do Pix no celular
Após várias ocorrências de golpes, o Banco Central do Brasil (BC) anunciou que o sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, passará por mudanças significativas para reforçar a segurança.
Após várias ocorrências de golpes, o Banco Central anunciou que o sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, passará por mudanças significativas para reforçar a segurança. O objetivo principal dessas mudanças é combater fraudes e aumentar a proteção dos usuários do Pix, seja em transações feitas por celular ou computador.
As novas diretrizes entrarão em vigor a partir do dia 1º de novembro de 2024, segundo a Resolução BCB nº 403, publicada do site do BC.
O que muda no Pix
Entre as principais mudanças está a redução dos valores de transferências por celulares ou computadores que não estão cadastrados no banco.
As transações nesses dispositivos serão limitadas a R$ 200 por operação, com um limite diário de R$ 1 mil.
Para realizar transações com valores maiores, o cliente deverá cadastrar o novo dispositivo no banco de sua escolha.
Em nota, o BC afirmou que a medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix.
Medidas de segurança no Pix
Para garantir a segurança da entrada e da saída de recursos nas contas por meio de transações Pix, o BC também determinou algumas medidas que deverão ser seguidas pelas instituições financeiras. Veja a seguir:
· Adotar solução de gerenciamento de risco de fraude que use informações de segurança armazenadas no Banco Central, capaz de identificar transações Pix atípicas;
· Disponibilizar um canal eletrônico aos clientes com informações sobre os cuidados necessários para evitar fraudes; e
· Verificar, ao menos uma vez a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude na base de dados do Banco Central.
A resolução do Banco Central ainda responsabilizará as instituições financeiras por educar os clientes sobre boas práticas de segurança, disponibilizando informações claras e acessíveis sobre como se proteger contra fraudes.
DE RELANCE
As mulheres e o vinho
As mulheres possuem muito mais ligações com o vinho do que se pode imaginar. Engana-se quem acredita em um mundo de vinhos predominantemente masculino. Até há algum tempo, isto poderia ser verdade, mas não corresponde mais à realidade: o universo vitivinicultor feminino está igualmente solidificado. Em 2014, pesquisa apontava que em alguns lugares do mundo, como Estados Unidos por exemplo, as mulheres já consumiam 59% mais vinho que os homens. E tudo certamente pelo crescente interesse em comprar, degustar e conhecer mais sobre a bebida.
O consumo de vinho pelo sexo feminino começou efetivamente na década de 1970, quando as mulheres passaram a ter posições de destaque na Europa. Existe, no entanto, exemplo mais antigo: madame Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin ficou viúva em 1805 e inovou a produção do espumante Veuve Clicquot – um dos mais cobiçados do mundo. Sem contar que as mulheres eram figuras muito frequentes na mitologia grega em embalos de Baco, o deus do vinho, bem como nas lendas persas.
A graça e o charme do mundo
Cabe mencionar que não somente o consumo feminino tem crescido. Cresceu também o interesse pela formação profissional no mundo dos vinhos: as mulheres já compõem 50% das salas dos cursos de formação, segundo a Associação Brasileira de Sommeliers (e cujo número só tende a aumentar).
Benéfico para a saúde, além de bebida deliciosa e elegante, o vinho apresenta elementos que podem ser ainda mais vantajosos para as mulheres: os antioxidantes do vinho protegem contra invasores do organismo, agem contra envelhecimento, melhoram a saúde do cabelo, ajudam na circulação sanguínea e previnem problemas cardíacos; os polifenóis do vinho agem no corpo da mulher na minimização de efeitos desconfortáveis dos calores característicos na menopausa, auxiliam no aumento da libido e desenvolvimento de massa óssea; pode haver controle parcial de sobrepeso ou obesidade em mulheres que consomem vinho de forma moderada.
Quanto aos tipos de vinho, a preferência das mulheres não se limita apenas aos mais delicados como branco, rosé ou espumante: os tintos mais encorpados são igualmente cobiçados e são pedida acertada para mulheres, eis que possuem notas de frutas vermelhas, coloração intensa e oferecem elegância e sofisticação.
Tanto os varietais quanto os blends têm se tornado os preferidos das mulheres que já possuem alguns conhecimentos sobre vinhos e querem explorar outros sabores.
Diante de todo este envolvimento das fantásticas mulheres com os vinhos, além de exímias degustadoras de paladar muito apurado, só nos cabe fazer um brinde a elas!
Parabéns, mulheres! Vocês são a graça e o charme do mundo!
Bolsonarismo 2.0
Pablo Marçal, o candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB, faz Donald Trump ou Jair Bolsonaro parecerem atores políticos do paleolítico das redes sociais. Ele representa o trumpismo/bolsonarismo 2.0.
Se os ex-presidentes atraíam exércitos de militantes para atuarem em suas redes sociais, Marçal torna o “trabalho” dos seguidores uma competição em que ganhar dinheiro é quase uma diversão: o ex-coach/empresário convoca seus fãs a se ocuparem de sua candidatura tanto por meio de torneios pelos melhores cortes, segundo denúncia que levou a Justiça a decidir pela retirada do ar de seus perfis, quanto com o aproveitamento do mecanismo do algoritmo que engaja pela emoção, pelo conflito e, claro, pelo bizarro.
Mais do que o uso de recortes de vídeos, linguagem mais orgânica das redes atuais, Marçal adota outro modelo de mídias como TikTok e Instagram: a trollagem, a provocação calibrada do adversário para despertar reação – se for violenta, melhor, até porque, certamente, será captada por alguém do Big Brother da vida política atual.
Tamanho gingado para lidar com as redes sociais abre uma disputa sobre quem representa, de verdade, a bandeira da direita: o bolsonarismo oficial tem em Ricardo Nunes seu representante na capital paulista, e em Marçal, o dissidente. Todos alimentam-se do antipetismo em particular e da anti-esquerda em geral.
Por enquanto, a guerra fratricida no conservadorismo está restrita a São Paulo, mas, em breve, deve se nacionalizar.
Lula fica neutro na eleição da Câmara
Em reunião com líderes de 19 partidos da base aliada, no Palácio do Planalto, o presidente Lula disse que não vai repetir o “erro” da então presidente da República Dilma Rousseff, que, em 2015, apoiou um candidato do PT para concorrer ao comando da Câmara contra o deputado Eduardo Cunha.
Eleito, Cunha autorizou a abertura do processo de impeachment contra Dilma, 10 meses depois.
Lula explicou que não interferirá nas eleições do Congresso porque isso “sempre dá errado”. Sustentou que Lira tem o direito de escolher quem quer ver como seu sucessor. Argumentou, porém, que o atual presidente só precisa verificar se o seu candidato é o nome que a Câmara quer.
Pensão alimentícia
Por 10 votos a um, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que não é preciso ter um advogado para dar entrada em pedidos de pensão alimentícia. Basta que a pessoa se apresente pessoalmente diante do juiz para expor seus argumentos.
Essa já é uma previsão legal, mas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acionou o STF pedindo que a legislação fosse declarada incompatível com a Constituição porque, na avaliação da entidade, viola o direito à defesa técnica, o devido processo legal e a isonomia do processo.
A lei em questão está em vigor desde 1968 - antes, portanto, da promulgação da Constituição Federal. Ela dispensa a presença do advogado na audiência inicial da ação de alimentos. Depois disso, a pessoa precisa constituir defesa ou o juiz deve fazer isso por ela.
Más influências
Cuidado com as más influências nas redes sociais. Elas estão na tela do celular e, provavelmente, já apareceram na sua bolha com algum apelo irresistível.
Em geral, são pessoas aparentemente bem-sucedidas, com histórias fascinantes, estilos de vida de dar inveja, conselhos infalíveis (do tipo “coach” ou “mentoria”, para usar termos da moda) e promessas jamais cumpridas.
Falo de influenciadores que, na verdade, deveriam ser chamados de “más influências” ou de “influenciadores ao contrário”, porque é isso o que fazem esses tipos por trás da estampa de grife, da “desarmonização facial” e da ostentação sem limites.
São criminosos, simples assim.
171 nas redes
É impossível ver as notícias cada vez mais comuns envolvendo influencers golpistas e não pensar nisso.
A terra de ninguém das redes sociais virou terreno fértil para todas as espécies de charlatões: gente que arrecada dinheiro (nunca entregue) para vítimas de tragédias, que vende produtos a preços bons demais para ser verdade e, claro, jamais cumpre o combinado e sujeitos que vendem rifas a R$ 0,05 e, bom, você já sabe o desfecho – prisão e tornozeleira eletrônica.
A coisa toda virou caso de polícia e com razão, porque o velho “golpe do bilhete” se sofisticou e parece não ter limites no mundo virtual. Cair numa roubada é mais fácil. Você nem percebe.
171 nas redes...2
Os ladinos aproveitam-se da ingenuidade de quem, nos últimos anos, deixou de buscar informações em fontes seguras para seguir celebridades na internet.
Há perfis de todos os tipos, mas os que mais fazem sucesso são os agressivos, que gritam contra o sistema e ganham pontos com os algoritmos.
Veja o caso do tal “guru da riqueza” que vem subvertendo a ordem nas eleições à prefeitura de São Paulo. Por sorte, não temos um Pablo Marçal aqui em São Luís, mas é bom abrir o olho.
Os “desinfluenciadores” estão na sua cola. Desconfie de frases prontas (e invariavelmente inspiradoras), de conselhos miraculosos e fáceis demais vindos de quem não é especialista e duvide do ganho fácil.
A vida não é como nas redes sociais.
Pra Sentar num Bar
Daíra lançou ontem “Pra Sentar Num Bar”, parceria e dueto com o maranhense Zeca Baleiro. Este é o primeiro single do novo álbum autoral de Daíra, “Nada de se Matar ou Morrer de Amor”, que será lançado este ano com produção de Zeca Baleiro.
Daíra e Baleiro já lançaram um feat juntos. Eles cantam em dueto “De longe toda serra é azul", composição de Baleiro que faz parte de seu álbum “Mambo Só” (2023). “Chamei a cantora niteroiense Daíra, de quem sou fã, pra dividir os vocais comigo”, revelou Zeca na época do lançamento. Depois, o artista convidou a cantora para participar de alguns shows da turnê. “Eu já participei de 11 shows do Zeca e ele tem uma vibe bastante descontraída, divertida. E é essa descontração, um pouco dessa energia, que quis passar nesta música”, conta Daíra.
Morte de Othon Bastos
O Maranhão perdeu ontem um de seus nomes mais ilustres, com atuação marcante na vida universitária do Estado e na vida social de São Luís: o Prof. Doutor Othon de Carvalho Bastos, ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entre os anos de 1996 a 2003.
Othon Bastos tinha 85 anos e era graduado em Farmácia, Mestre em Biologia - Imunologia pela Universidade Estadual de Campinas (1975) e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1979).
Com uma longa caminhada no desenvolvimento de estudos na área acadêmica, Othon Bastos foi empossado na Academia Nacional de Farmácia, ocupando a cadeira de n°38, onde recebeu reconhecimento nacional e internacional pela inestimável contribuição ao desenvolvimento da ciência brasileira.
Morte de Othon Bastos...2
Além de reitor da UFMA, Othon Bastos foi secretário de Ciência e Tecnologia nos governos de Jackson Lago e José Reinaldo Tavares (2003-2009) e secretário de Educação de São Luís, no mandato de João Castelo (2011-2012).
Também foi coordenador dos cursos de especialização em Farmácia e em Marketing e Comunicação, na Fundação Sousândrade. Na UFMA, foi responsável pela criação do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Imunologia.
Othon Bastos obteve reconhecimento internacional com prêmios, incluindo um do Ministério de Relações Exteriores da França.
O velório do ilustre maranhense está sendo realizado no Salvatore Funeral Home, na Avenida Nagib Haickel (antiga Avicênia), no bairro do Calhau.
Para gravar na pedra:
“A dor é a substância da vida e a raiz da personalidade, pois somente sofrendo se é pessoa”. Do poeta Unamuno
TRIVIAL VARIADO
Já está disponível para download o aplicativo Pardal, criado para facilitar o encaminhamento de denúncias de propaganda irregular nas eleições. Neste ano, o app vai receber também denúncias relacionadas às campanhas na internet.
Já o Pardal Web permite acompanhar o andamento e as estatísticas das denúncias apresentadas via Pardal Móvel e dentro do próprio aplicativo.
Há um botão que direciona os denunciantes ao Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e ao Ministério Público Eleitoral, nos casos de crime eleitoral.
Celular - Anatel adia regulação que prevê o bloqueio da linha após 20 dias de atraso no pagamento da conta pelo consumidor.
PIS/Pasep - Trabalhadores com direito ao abono têm até 27 de dezembro para sacar o dinheiro. Caixa e Banco do Brasil farão pagamentos.
Levantamento do MEC = O Brasil tem 632.763 crianças na fila de espera por uma vaga em creche. Nove em cada 10 municípios têm crianças nessa situação.
Regulamentação - CFM apresenta novas regras para regulamentar os vínculos entre médicos e indústrias farmacêuticas e de insumos.
Paralimpíadas - o YouTube fechou um acordo inédito com o Comitê Paralímpico Internacional para transmitir ao vivo os Jogos de Paris-2024.
A Receita Federal pagou ontem o 4º lote de restituições do Imposto de Renda 2024. Ao todo, mais de 5,34 milhões de contribuintes foram contemplados, no valor total de R$ 6,8 bilhões.
Em tempo: do total, R$ 469 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade no recebimento.
Para rir um pouco: Joãozinho chega atrasado à escola. Quando ele entra na sala de aula, a professora diz: – De novo atrasado! – Ué, professora! Não é a senhora que diz que nunca é tarde para aprender?
Hoje é dia de abraçar um amigo de mais de meio século: Murilo Albuquerque, há muitos anos radicado no Rio de Janeiro.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.