SÃO LUÍS - A temática da saúde mental dará o tom das edições do mês de setembro do projeto ‘Terça para Mulheres – TPM’, Em alusão à campanha ‘Setembro Amarelo’, o espaço receberá quatro convidadas especiais e todas abordarão assuntos relacionados ao tema da campanha. O bate-papo acontece sempre nas terças-feiras, às 19h, na AmoVinho (Parque Shalon). O projeto tem curadoria de Dalva Rêgo.
A programação terá início no dia 3 de setembro, com a presença da escritora, cantora, terapeuta sistêmica e Relações Públicas Gabi Buonocore, que falará sobre o tema “Metamorfose: a história do casulo ao voo!”. A convidada vai compartilhar de sua experiência de transformações e de seu encontro com o melhor de si mesma.
O ‘TPM’ também receberá, no dia 10 de setembro, Railma Costa, administradora de RH, MBA em Educação Corporativa e gerente de RH no Grupo Mateus. Dentro da temática central do ‘Setembro Amarelo’, ela abordará o tema “Cuidando da mente: a importância da segurança psicológica no ambiente de trabalho para a prevenção do suicídio”.
“Não é Drama: do diagnóstico à missão social” será o tema a ser tratado, no dia 17, pela fundadora da plataforma ‘Não é Drama’ e sócia-diretora da Escola Upaon-Açu, Camila Balluz.
Para encerrar o mês temático, a advogada, empreendedora jurídica, palestrante e vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA) Tatiana Costa falará sobre o tema “Inteligência emocional como ferramenta de proteção à saúde mental em cargos de liderança”.
A campanha ‘Setembro Amarelo’ teve início no Brasil em 2015, visando conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. De acordo com a mais recente pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Saiba Mais
- Ministério aumenta rede de apoio à saúde mental no Maranhão
- Saúde mental: entenda o papel da terapia no enfrentamento a diagnósticos difíceis
- Projeto Semear promove saúde mental nas empresas
- Forças Armadas terão programa de prevenção em saúde mental
- Mulheres, pessoas trans e desempregados têm saúde mental mais abalada
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.