Teatro e música

Espetáculo 'Onde Moram os Livros' será apresentado em São Luís e outros municípios

Apresentações terão início pela capitalno período de 21 a 24 de agosto.

Evandro Júnior / Na Mira

Trecho do espetáculo 'Onde Moram os Livros'
Trecho do espetáculo 'Onde Moram os Livros' (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Uma viagem por quatro incríveis bibliotecas brasileiras é o tema do espetáculo de teatro que chega ao Maranhão na segunda quinzena de agosto. “Onde Moram os Livros” realizará itinerância começando pela capital no período de 21 a 24 de agosto, seguindo para Santa Inês de 27 a 30 e concluindo as apresentações em Açailândia, de 3 a 05 de setembro. A peça será apresentada a cada dia em uma escola da rede pública de ensino, de forma gratuita, com sessões pela manhã e à tarde, reunindo toda a comunidade escolar.

“Muitos jovens leitores, com certeza, já sonharam com a biblioteca da escola de Hogwarts, recheadas de livros de bruxarias onde Harry Potter desvenda segredos com os amigos Rony e Hermione. Mas não é apenas nas telas do cinema e nas páginas dos livros que as bibliotecas são lugares mágicos. No Brasil, temos bibliotecas de tirar o fôlego e o melhor é que muitas podem ser visitadas e frequentadas por todos nós.”, conta a autora e roteirista Daniela Chindler, que recebeu em 2012 o prêmio na categoria de Melhor Livro Informativo do Ano, da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil, por “Bibliotecas do mundo” e que algum tempo depois lançaria “Onde moram os livros? Bibliotecas do Brasil”.

O espetáculo que está chegando no Maranhão abre as portas de quatro incríveis bibliotecas do nosso país: a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro; a Biblioteca Pública do Amazonas em Manaus; e não poderia faltar uma biblioteca do Maranhão, a Biblioteca Pública Benedito Leite, que fica em São Luís.

No espetáculo, cada biblioteca tem um anfitrião, como Dom Pedro II, que sai de uma foto da Coleção da Biblioteca Nacional para conhecer e apresentar sua arquitetura, seu acervo e seus 200 anos de história. O escritor português Luís de Camões navega pelo palco contando da sua vida atribulada e do naufrágio que quase o fez perder os originais de “Os Lusíadas” . E não vão faltar escritores maranhenses.

A peça traz a história de Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista negra do Brasil, autora do livro Úrsula, publicado em 1859; e José Ribamar Ferreira, que conhecemos como Ferreira Gullar, que em cena vai contar detalhes de sua infância. São personalidades que podem inspirar o público com suas trajetórias.

No elenco, quatro atores, que além de interpretar essas personagens e outras, cantam, tocam instrumentos e manipulam bonecos. São eles: Agnes Brichta, Gabriel Sant’Anna, Jéssica Araújo e Thiago Franzé. No Maranhão, o espetáculo contará com a participação da cantora, compositora, contadora de histórias e autora de livros infantis, Camila Reis.

‘Onde moram os livros?’ tem direção e trilha sonora original de Guilherme Miranda e produção de Flávia Rocha. 

Em São Luís, além das escolas, também será realizada uma sessão sensorial com acessibilidade para pessoas com deficiência e tradução em Libras, para o público da APAE São Luís e público geral. Será no dia 24 de agosto, às 10h, no Auditório do Centro Universitário Santa Terezinha - CEST, no Anil.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.