Número de atletas LGBTQIA+ é o maior da história
Entre os mais de 10 mil concorrentes das seleções, há, pelo menos, 193 esportistas, de 27 países, assumidamente gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros, queer e não-binários.
Os Jogos Olímpicos de Paris estão fazendo história por terem o maior número de atletas LBTQIA+ assumidos.
Entre os mais de 10 mil concorrentes das seleções, há, pelo menos, 193 esportistas, de 27 países, assumidamente gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros, queer e não-binários, de acordo com a revista Outsports, focada em LGBTQIA+ nos esportes.
Nos jogos olímpicos de Tóquio, em 2021, foram contabilizados 186 atletas assumidos. O número das Olimpíadas de Paris é quatro vezes maior que a lista do Rio, em 2016, e oito vezes maior em relação a Londres, em 2012.
O Brasil é o segundo país com maior número de atletas queers assumidos, totalizando 30. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 32. Já o terceiro é a Austrália, com 22, seguido pela Alemanha, que tem 13 atletas, e Espanha, com 12.
Entre os brasileiros estão Marta, da seleção feminina de futebol, a nadadora Marcela Cunha, Ana Carolina Silva do vôlei, Arthur Nory e Rayan Castro, da ginástica olímpica e Nick Albiero, da natação.
Saiba Mais
- Orgulho lésbico: pesquisadoras unem ativismo e produção intelectual
- Mulheres são maioria dos casamentos homoafetivos no Brasil
- Conheça alguns dos principais marcos do movimento LGBTQIA+ brasileiro
- Com música e alegria, Parada LGBT+ de SP chama atenção para a política
- Ministério destina R$ 8,5 milhões em ações para população LGBTQIA+
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.