Sexo com Nexo

Sobre o Quarto 19

Confira a coluna desta semana da sexóloga e educadora sexual Monica Moura.

Mônica Moura/Sexologia clínica e Educação sexual.

Atualizada em 29/07/2024 às 13h43
Mônica Moura/Sexologia clínica e Educação sexual.
Mônica Moura/Sexologia clínica e Educação sexual. (Divulgação)

Há algum tempo, me deparei com um livro que carrega uma das histórias mais sensíveis e reais que já li. Fala sobre a Susan, uma mulher que vive uma vida aparentemente perfeita em um bairro confortável, com seu marido e filhos. O que ninguém sabia era que essa vida entregava a ela uma profunda sensação de vazio e perda de identidade. Pra escapar da rotina sufocante, vez ou outra a Susan se refugiava num quarto esquecido ou no jardim de casa, buscando um espaço para si mesma - ela só queria alimentar seus momentos de solidão. Tentava se isolar, mas era constantemente interrompida pelas demandas da família e outras responsabilidades domésticas. 

Na incessante busca pelo alívio e autonomia que ela tanto desejava, Susan decide alugar o quarto de um hotel. Foi como conseguiu eventualmente escapar por completo das pressões de seu ambiente.

No Quarto 19, ela conseguia estar sozinha e livre do que a sufocava. Era lá que ela encontrava um refúgio pra se redescobrir e experimentar uma breve sensação de liberdade. Breve.

Acontece que aquelas fugas temporárias foram ameaçadas quando a família começou a suspeitar das ausências frequentes de Susan. Pressionada a retornar ao seu papel exclusivo de dona de casa, ela se sente encurralada e desesperada. Chega a preferir insinuar que tem um amante a revelar que aluga o quarto de hotel simplesmente para estar sozinha. 

Essa escolha de Susan reflete a incompreensão em relação às necessidades individuais de espaço e autonomia, especialmente para aquela mulher adulta, no início dos anos 60.

A história do livro "O Quarto 19" me atravessou de uma forma especial. Atendo muitos pacientes que ainda reprimem seus sentimentos de insatisfação e frustração para manter a aparência de uma vida perfeita.

A necessidade de alugar o Quarto 19 é uma forma de fuga da realidade. Quem nunca quis um refúgio para evitar as pressões e responsabilidades da vida atual?

E mais: permitir que os outros tirem conclusões em vez de admitir o que deseja, é utilizar a negação para lidar com a incompreensão social de suas necessidades. Quem ganha com isso?

Todos nós buscamos uma identidade própria dentro da sociedade. O Quarto 19 simboliza o esforço para reivindicar um espaço pessoal e autônomo. Você já tem o seu?

As normas sociais podem ser opressivas e sufocantes, e isso pode deixar muitas pessoas com uma sensação de aprisionamento dentro da relação afetiva. Precisamos compreender a necessidade individual de espaço e liberdade.

No consultório, recebo pacientes com angústias que refletem essa tensão insuportável entre seu desejo de autenticidade e a realidade de suas circunstâncias sociais. Se precisar de ajuda, pode contar comigo.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.