PH Revista: Sucesso do Vamos Festejar
E mais: Good Times Celebration
-----------------------------------------------------------
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
-----------------------------------------------------------
Sucesso do Vamos Festejar
Superou todas as expectativas a noite de abertura, no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís, do projeto ‘Vamos Festejar - São João nas Férias’, iniciativa da deputada federal Roseana Sarney com o apoio do governo do Estado.
A programação deste sábado (20) tem Barriquinha, boi do João Paulo, Boi Oriente, Boi Tremor da Campina, Boizinho Barrica, Boi de Maracanã e o Boi de Axixá.
A ideia do projeto é reunir maranhenses e turistas ao som dos pandeirões, matracas e tambores, além de oferecer oficinas temáticas sobre a cultura popular maranhense.
O evento tem entrada gratuita e a próxima e última etapa do festival ocorre de 24 a 28 de julho, com apresentações de grupos de bumba meu boi, dança portuguesa, cacuriá, quadrilhas, tambor de crioula, dança do coco, entre outras atrações.
Ministério da Viagem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anda incomodado com o excesso de viagens internacionais de alguns de seus ministros de Estado.
A maranhense Sônia Guajajara, do Ministério dos Povos Originários, é uma das auxiliares que estão na mira de Lula.
Somente nos últimos meses o ministério de Sônia gastou cerca de 11 milhões de reais com passagens aéreas e hospedagens.
Reforma tributária
No Maranhão, o ICMS representa 87% dos tributos recolhidos pelo estado. O que já é muito coisa.
Para se ter uma ideia desse volume de recursos, só em 2023 foram quase 11 bilhões de reais arrecadados.
Com a reforma tributária, o ICMS será extinto e integrado ao novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), junto com o ISS municipal.
A mudança visa uniformizar a tributação e reduzir a competição desleal entre os estados.
Bom para os estados
De acordo com alguns analistas, o novo sistema de imposto tende a ser vantajoso para o Maranhão, pois a arrecadação ocorrerá no destino dos bens e serviços, promovendo maior produção e desenvolvimento local com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR).
A verdade é que a reforma tributária em curso trará um novo cenário para as empresas que investiram em parques industriais atraídas por incentivos fiscais estaduais.
Incertezas e litígios
Apesar da extinção dos regimes atuais de incentivo, a transição respeitará os direitos adquiridos pelas empresas.
Armando Monteiro Neto, presidente do Conselho Temático para Assuntos Tributários e Fiscais da CNI, afirma que o Fundo de Compensação de Benefícios Fiscais garantirá compensações durante o período de transição.
O advogado tributarista Leonardo Roesler ressalta a importância de uma regulamentação precisa para garantir a segurança jurídica nesse processo, evitando incertezas e litígios futuros.
Prêmio da Academia
A Academia Maranhense de Letras lançou esta semana o Prêmio AML de Literatura, que consiste no reconhecimento das melhores obras de autores maranhenses publicadas no período de julho de 2023 a julho de 2024.
A cerimônia da Academia, marcada para a segunda quinzena de novembro de 2024, vai destacar autores de livros nas seguintes categorias: romance, Prêmio Josué Montello; poesia, Prêmio Ferreira Gullar; literatura infantil, Prêmio Viriato Corrêa; crônica, Prêmio Humberto de Campos; e conto, Prêmio Coelho Neto.
Inscrições abertas
De acordo com o presidente da AML, Lourival Serejo, as editoras ou autores interessados em participar da premiação deverão encaminhar um exemplar de seus livros para a secretaria da Academia (rua da Paz, 84, Centro).
Os livros serão analisados por uma comissão formada por integrantes da AML e por intelectuais da comunidade.
Segundo a direção da Casa de Antônio Lobo, não haverá premiação em dinheiro.
Famosos nos Lençóis
A cantora Preta Gil passou o último final de semana em Atins, nos Lençóis Maranhenses, acompanhando as comemorações do aniversário de Marina Morena, afilhada de Gilberto Gil.
Além de Preta Gil, que aproveitou o cenário de Atins para fazer uma sessão de fotos já publicadas nas redes sociais, estavam na festa Giovanna Lancellotti, Gabriel David, Cleo, a modelo sul-africana Candice Swanepoel, Laura Fernandez, a estilista Helô Rocha, Paulo e a modelo porto-riquenha Joan Smalls.
DE RELANCE
Good Times Celebration
Good Times era uma das principais e mais concorridas festas temáticas da inesquecível Boate Genesis que acontecia toda primeira sexta-feira do mês.
Nessa noite a Gênesis recordava as músicas e as grandes Discotecas do Brasil e do Mundo. Hipopótamos, Galery, Regines, New York City e Papagaio Disco Club, além, é claro, do Studio 54 em Nova York, que frequentei algumas vezes nos anos 1980.
O Good Times também relembrava a música daqueles bons tempos, com especial atenção a Disco Music e seus sucessos.
Após o encerramento das atividades da Boate Gênesis em 2000, foram iniciadas as festas temáticas para relembrar a icônica boate de São Luís.
De uma festa com um público médio de 100 pessoas, o evento Good Times cresceu e hoje movimenta centenas de apaixonados pela década mais dançante e alegre de todos os tempos.
Good Times Celebration...2
O próximo Good Times Celebration, vai comemorar os 45 anos de cabine de som do DJ Salim Lauande, que começou animando eventos da alta sociedade, aniversários, desfiles e eventos diversos. Depois foi trabalhar nas discotecas e boates da Cidade tais como Studio Ganf, PH 83, Apokalipse, Caixa Alta, Flashdance e por fim abriu a sua própria casa noturna com os sócios Álvaro Carneiro e Ricardo Pacífico.
Dessa união, nasceu a Boate Gênesis que funcionou de 1986 a 2000.
O Good Times Celebration vai homenagear as Divas da Disco Music, com a performance da cantora maranhense Raquel Pop interpretando sucessos da Donna Summer, Glória Gaynor e Irene Cara.
Donna Summer e Gloria Gaynor já se apresentaram em São Luís, em shows promovidos por este Repórter PH. Donna Summer já morreu e Glória Gaynor completa 81 anos e fará apresentações no Brasil este ano.
Outra apresentação confirmada é do DJ / VDJ Marcelo Paes no Good Times Celebration, DJ residente da Festa Só 80 em Belém do Pará.
O Good Times super especial que celebrará os 45 anos de noite do DJ Salim Lauande, será no dia 17 de agosto nos Salões do Blue Tree Towers, a partir das 21hs.
Futebol e literatura
De repente, até os intelectuais entendem de futebol – “eles” que, segundo Nelson Rodrigues, “nunca bateram um lateral”.
Jean-Paul Sartre, por exemplo, nunca bateu um lateral, nem jamais deu um pontapé – mesmo quando era traído por Simone de Beauvoir. Mas Albert Camus e Vladimir Nabokov foram goleiros, respectivamente do Racing da Argélia e do Dínamo de Moscou.
Autor de romances como “O dono do mar” e “Saraminda”, José Sarney nunca jogou futebol, mas já escreveu belas crônicas sobre o tema.
Futebol e literatura...2
Pego a bola e tento umas embaixadinhas, em defesa dos que trocam passes e letras em cima de um papel ou na tela de um computador. Aliás, no conto, na crônica, no teatro e até na poesia, é bem respeitável o time que bateu a sua bolinha literária.
Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, abordou o futebol sob a ótica política e social em Chapetuba Futebol Clube. Rubem Fonseca produziu um conto brilhante sobre o assunto em Feliz Ano Novo. O drama dos garotos que sonham com a glória dos gramados é também o tema de outro conto de Rubem – Abril, no Rio, em 1970.
Em Juiz, o magnífico contista João Antônio constrói pequena obra-prima para retratar essa pantomima já corriqueira no futebol dos arraiais interioranos: o juiz que corre para escapar do linchamento da torcida.
Edilberto Coutinho ganhou um prêmio Casa de las Américas com o seu livro "Maracanã Adeus". alinhando uma equipe de exatos 11 contos.
Futebol e literatura...3
O futebol brasileiro evocado na Europa, com esse “nome” de ensaio literário, não parece, mas é o título de um admirável poema de João Cabral de Mello Neto, com direito a embaixadinhas de um verso antológico:
O futebol trata a bola com malícia e atenção
Dando aos pés astúcias de mão.
O mesmo futebol que inspirou esses versos inspirados iluminou igualmente a prosa poética de um mestre do tema, o grande Armando Nogueira (Drama e Glória dos Bicampeões e O Homem e a Bola), cuja frase límpida e esmerada fê-lo merecer o cognome de “Machado de Assis da bola”:
Deus castiga a quem o craque fustiga.
Se a bola não quica, mau caráter indica.
Gol de letra é injúria, gol contra é incesto, gol de bico é estupro.
Futebol e literatura...4
Nelson Rodrigues, Albert Camus, Vladimir Nabokov, José Lins do Rego (com o romance Água Mãe), Armando Nogueira ou João Cabral de Mello Neto – escrevendo, ou até jogando o esporte bretão, de alguma forma deixaram suas letras no futebol e assinalaram os seus gols.
Todos mereceriam, ao menos figuradamente, chutar a bola e fazer um gol numa Copa do Mundo, ao lado de Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, mas sequer foram lembrados pelos técnicos – até porque seria exigir demais deles – para a escalação do primeiro time de uma Copa da Literatura.
Para escrever na pedra:
“O amor não se prova, nem se mede. Existe, isso basta. O fato de não compreender ou explicar uma coisa não acaba com ela. Nada sei das estrelas, mas as vejo no céu, são a beleza da noite”. Do romancista Jorge Amado.
TRIVIAL VARIADO
NOTÍCIA URGENTE: a sociedade maranhense foi abalada, no começo da tarde de hoje, com o infarto fulminante que tirou a vida do decorador Roberval Braga. Ele estava em sua floricultura, quando se sentiu mal e pediu à sobrinha que chamasse alguém e o levaram para o Socorrinho, onde foi muito bem atendido, mas não puderam mais fazer nada. O corpo irá para o IML e, depois, será velado. Esta coluna e todos que colaboram com ela estão consternados com essa triste notícia.
Feliz aquele que sabe a hora de parar e o faz a tempo e com consciência. Isso não é questão de idade, e sim de rumo, de autoconhecimento.
Frear nunca é fácil. Diminuir o ritmo, dentro da loucura e da velocidade que vivemos, deve ser uma mistura de sentimentos para quem decide encerrar ou simplesmente mudar o caminho.
Tem mais: a maioria não tem nem esse poder de decisão e luta para se aposentar um dia com condições de custear uma vida digna, que pague as contas do mês.
A propósito: Joe Biden tem chamado a atenção do mundo por esquecer palavras, trocar nomes e confundir pessoas. O presidente dos Estados Unidos, a maior potência do planeta, se mostra frágil em meio a uma eleição chave.
O primeiro debate preocupou correligionários e apresentou ao mundo uma dúvida sobre quem concorrerá com Donald Trump nas eleições de novembro.
Desde então surge, a cada dia, uma nova gafe de Biden, dando margem a especulações e discussões sobre a saúde e a idade dele. E também dando a vitória ao Partido Republicano e minando o apoio aos Democratas.
Maria Vandira Peixoto está em Ibiza curtindo o verão da Espanha. Enquanto isso, sua filha Manuella e a neta Maria Luiza (Malu), estão circulando em São Luís. Sexta-feira foram vistas no “Vamos Festejar”.
Aliás, quem igualmente foi visto aplaudindo os shows dos grupos folclóricos no Convento das Mercês foi Juninho Luang, acompanhado do seu amigo Cosme. De lá, esticaram no restaurante “Mamma”.
O apagão cibernético de ontem afetou aeroportos e serviços no mundo todo. A falha foi provocada por atualização de um antivírus da Microsoft na empresa de cibersegurança dos EUA CrowdStrike, que descartou o ataque hacker.
O dia foi marcado por cancelamentos de voos, aplicativos de bancos fora do ar e computadores de cerca de 29 mil empresas que, ao serem ligados, exibiam uma tela azul, o que indica que o sistema Windows travou.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.