Oficina formativa

Festival Dança em Trânsito abre inscrições para oficina de Respiração Consciente no Teatro Arthur Azevedo

As oficinas são espaços de troca intermediadas por artistas convidados para desenvolver habilidades, exercitar a criatividade e aprimorar talentos

Na Mira

Dançarino e coreógrafo Vitor Hamamoto.
Dançarino e coreógrafo Vitor Hamamoto. (Foto: Divulgação/Joachim Grabowski)

SÃO LUÍS - O Festival Dança em Trânsito chega ao Maranhão na próxima semana, trazendo a 22ª edição deste que é um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do país. O evento irá ocorrer entre os dias 14 a 20 de julho, em diversas cidades do Maranhão.

Em São Luís, além da programação artística, com apresentações de performances e espetáculos de dança contemporânea, será realizada a oficina Respiração Consciente Constante, no sábado (20), às 15h, no Teatro Arthur Azevedo. A atividade será ministrada pelo dançarino e coreógrafo, Vitor Hamamoto, artista natural de Brasília. Sua abordagem atual prioriza a improvisação como linguagem, com foco na respiração como força motora.

De acordo com o coreógrafo, a "Respiração Consciente Constante" é uma técnica informal que permite conectar os aspectos físicos, mentais e emocionais por meio da respiração consciente. 

“Ao contrário das abordagens convencionais de respiração, que muitas vezes estão ligadas à meditação estática ou a movimentos precisos, essa prática visa alcançar estados meditativos durante movimentos fluidos.Nela, não estamos procurando controlar ou enfatizar nossa respiração, mas sim reconhecê-la como uma ponte que une os diferentes aspectos de nossa existência.”, explicou Vitor Hamamoto.

Ele afirma que a respiração tem o papel de preencher canais internos, fortalecendo as conexões entre o mental, o emocional e o físico. Essa interação não segue uma ordem rígida, permitindo que o emocional influencie o mental, que por sua vez pode ser influenciado pelo inconsciente e, por fim, se manifestar no físico.

A oficina terá como principal objetivo possibilitar a prática da respiração consciente para criar uma sensação de presença interior, para sintonizar essa presença em ações e interações cotidianas.

As inscrições já estão abertas no link https://tr.ee/zkq1cNntJX

Programação do Festival

No Maranhão, o Dança em Trânsito será realizado em cinco cidades no período de 14 a 20 de julho. Começando por Imperatriz, Açailândia, Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim e encerrando a programação na capital São Luís, com apresentações de espetáculos de dança contemporânea.

Em São Luís, o festival acontece nos dias 19 e 20 de julho, com apresentações na Praça Nauro Machado e no Centro Cultural Vale Maranhão, na Praia Grande, centro histórico da capital. Serão sete espetáculos com companhias nacionais e internacionais, entre elas Žigan Krajnčan da Eslovênia; Afrobunker, Grupo Tápias, Kley Hudson e Márcio Jahu, do Rio de Janeiro; e Vitor Hamamoto de Brasília. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.