(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Sorriso de juventude de Marly Sarney

Veja ainda: Sarney visita arte no Convento

PH

Atualizada em 06/07/2024 às 09h28
Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

ELA foi primeira dama do Brasil durante cinco anos e teve um desempenho exemplar. Antes, foi primeira dama do Maranhão, onde até hoje é amada e admirada por todos. Dona Marly Sarney sempre se destacou pela postura sóbria, discreta e simpática, elogiada por todos os seus amigos e incontáveis admiradores. Hoje, com mais de 90 anos de idade, exibe o mesmo sorriso da juventude. E é o destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

 ---------------------------------------------------------------------------------------

Noivas de agosto

Maio, que durante muito tempo foi soberano como o mês das noivas. Está perdendo força, atualmente, no ranking dos meses mais procurados para subir ao altar aqui no Brasil.

Apesar da tradição, o famoso “mês casamenteiro” perdeu o seu lugar para dezembro e janeiro – e agora também para agosto – mas continua no pódio e não tem nenhuma previsão para sair.

Para quem não sabe por que maio é considerado o mês das noivas, existem algumas teorias que tentam explicar essa fama. A primeira delas é a chegada da primavera nos países do Hemisfério Norte. A estação das flores e colheitas traz um cenário natural que tem tudo a ver com casamentos. Afinal, as flores são elementos importantes nas decorações tradicionais.

Outra crença é a grande influência do catolicismo na sociedade. Segundo a Igreja Católica, maio é o mês oficial de homenagens à Maria, mãe de Jesus Cristo. Como antigamente a ideia da maternidade era muito associada ao casamento, casar-se em maio era sinal de sorte.

A terceira teoria tem a ver com hábitos da Idade Média. As baixas temperaturas características do outono e inverno faziam com que os banhos fossem raros naquela época. Sendo assim, o primeiro banho do ano costumava acontecer apenas em maio.  Noivos escolhiam o mês para que todos estivessem prontos e limpos para a festa!

Noivas de agosto...2

É provável que aqui nos trópicos agosto se aproxima mais da primavera, daí ser cada vez maior o número de noivos que estão preferindo a realização da cerimônia de casamento neste mês, desbancando a tradição do mês de maio.

Entre os casais de jovens que optaram pelo mês de agosto, estão Hannah Rolim e Rogério Duailibe, que dirão o tradicional “Sim” na Catedral Metropolitana de São Luís, no dia 2 de agosto, às 19h.

Após a cerimônia, os noivos receberão os convidados para uma grande festa no salão de eventos do Blue Tree Towers, ao lado dos pais dela, Magnólia Rolim, Rodrigo Vilarinho e Roncalli Bendegó, e dos pais dele, desembargador Ricardo Bugarim Duailibe e Virgínia.

Sarney visita arte no Convento

O ex-presidente da República, José Sarney, visitou ontem as exposições “'Hoje é Dia de... José Sarney” e “30 Cores em Maio”, promovidas pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), no Convento das Mercês.

A mostra “'Hoje é Dia de... José Sarney” é composta por painéis que retratam capas de obras essenciais do autor, trechos desses títulos e críticas de destaque através dos tempos, a exposição destaca, ainda, parte da produção literária do imortal membro das Academias Brasileira e Maranhense de Letras.

Já a exposição “30 Cores em Maio” é uma mostra de artes visuais de temática livre, para artistas maranhenses ou radicados no Maranhão.

Estiveram presentes o presidente da FMRB, Kécio Rabelo, a presidente da ALEMA, deputada Iracema Vale e o presidente da Comunidade Luso Maranhense, Júlio Moreira.

Arthur Azevedo

Num dia como neste domingo, 7 de julho de 1855, portanto há 169 anos, nascia em São Luís, o escritor Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo, ou simplesmente Artur Azevedo, reconhecidamente uma das maiores expressões do teatro brasileiro de todos os tempos.

Conta-se mais de uma centena de comédias, operetas, dramas, revistas, paródias, burletas e monólogos de autoria dele, que também escreveu poesias e contos.

Arthur Azevedo foi fundador da Academia Brasileira de Letras e é patrono das Academias de Letras do Maranhão e de São Paulo.

O Maranhão o homenageou ao dar o seu nome à mais importante casa de espetáculos deste estado – o então Teatro de São Luís.

Paris dos Anos Vinte

Modestamente, acho que tenho uma das melhores bibliotecas do meu quarteirão sobre a Paris dos Anos 20 e a Geração Perdida.

Essa coleção vem de ser enriquecida agora com Casados com Paris, uma história romanceada dos breves anos de casamento entre Ernest Hemingway e Hadley Richardson, e cuja ação se passa nos “roaring, fabulous twenties”.

A autora é Paula McLain, que por 335 páginas toma a voz e a maneira de ser de Hadley, numa narrativa que empolga desde os primeiros capítulos. A história começa em Chicago, onde eles se conhecem, e evolui para aquela Paris que ninguém descreveu melhor do que Hemingway em A moveable feast – ou Paris é uma festa.

Paris dos Anos Vinte...2

Aqui devo confessar que nos anos 1980 segui o inteiro roteiro de Hemingway e Scott Fitzgerald por cada bar, café e restaurante que frequentaram numa cidade fascinante, que à época mantinha uma sedução essencial.

É ela que volta a cada parágrafo de Casados com Paris, em todo o seu esplendor.

Lugares como Le Dôme, La Rotonde, Le Select, La Closerie des Lilas, Les Deux Magots, La Nègre de Toulouse e inumeráveis outros retornam, vivos e pulsantes, ao longo de um inventário de lembranças em que estão presentes Gertrude Stein, Ezra Pound, John dos Passos, Ford Maddox Ford, Zelda e Scott Fitzgerald e mais uma constelação de astros que hoje fazem parte da literatura universal.

Paris dos Anos Vinte...3

Um filho não planejado, mas muito amado, Bumby, e a perda de todos os originais de Hemingway num trem em que estava Hadley sozinha quase balançou um casamento perfeito. Mas eles se reconciliaram, embora não tivessem meios de superar um vendaval que soprou sobre suas vidas.

Pauline Pfeiffer, uma rica herdeira americana, seduziu Ernest em meio a um jogo de dissimulação e arrogância que acabou percebido por Hadley. Ela lutou com suas fracas forças para conservá-lo, mas toda tentativa resultou inútil. O inevitável sobreveio: a separação.

Biógrafos de Hemingway, como Carlos Baker e A. E. Hotchner, atestam que ele jamais esqueceu de Hadley.

Em maio de 1961 ele telefonou a ela e disse: “Amamos demais um ao outro”. Num sábado de julho do mesmo ano, tomou sua arma preferida e suicidou-se.

Foi o fim trágico de uma bela história de paixão.

Coração e fogo

Zelda Fitzgerald, autora do livro “Esta Valsa é Minha”, é uma das personagens mais interessantes do filme “Meia-Noite em Paris”, que revejo sempre que posso só para matar saudades da Cidade-Luz.

É famosa a frase de Zelda “chamem os bombeiros!”, que ela teria berrado, num hotel em Paris, para avisar que seu coração estava pegando fogo.

DE RELANCE

Campanha eleitoral se aproxima

Faltam praticamente três meses para as eleições. A votação do primeiro turno é no dia 6 de outubro e o segundo turno dia 27 do mesmo mês. Antes disso, o mundo da política passa pelo período “pré-eleitoral”. No calendário político, de 20 de julho até 5 de agosto podem ser realizadas as convenções partidárias. Dia 15 de agosto é o prazo final para os partidos registrarem as candidaturas. Já no dia 16 do mesmo mês iniciam as propagandas eleitorais.

Neste sábado (6) iniciam condutas vedadas a agentes públicos. São restrições que garantem a seguridade do período que antecede o pleito eleitoral.

Cada vez mais o uso da internet e redes sociais vai ficar mais intenso.

O ano de 2018 foi muito emblemático. Desde então, a regulação, até por parte da Justiça Eleitoral, foi crescente. Essa última regulação que tivemos no mês de fevereiro deixa isso muito marcante: as redes sociais no período de pré-campanha são muito utilizadas e, sim, dão judicialização, já desde esse período.

De jeito nenhum dá para a gente dizer que o período de pré-campanha é tranquilo e que não vai ter judicialização, tudo depende da forma como vai ser conduzido. Quanto mais embates, mais forte esse cenário deve ser levado para o Judiciário.

Campanha eleitoral se aproxima...2

O TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, editou uma resolução que trata dessas postagens irregulares, de quem vai fazer o exercício do “poder de polícia”, de retirar eventualmente um conteúdo que é inverídico. Há a necessidade de se ter gerenciamento de fontes. E isso já é da atividade maciça do jornalista, esse gerenciamento da fonte da informação.

Hoje, preciso ter isso muito claro, transparente na minha postagem, qual a origem da informação que eu estou divulgando, com que elementos estou construindo aquele conteúdo informacional.

E mais: quando a gente usa outras ferramentas, como a inteligência artificial. Houve uma preocupação muito grande por parte do TSE em relação a isso, até para saber que tipo de alterações a inteligência artificial está fazendo em relação a um conteúdo primário.

Judiciário na ExpoImp 2024

O presidente do TJMA realizará agenda institucional na região tocantina, no período de 7 a 12 de julho.

Ou seja, a partir deste domingo, a 54ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (ExpoImp) inicia atividades da edição 2024 e segue até 14 de julho. A programação inclui palestras, capacitações, parque de diversões e shows.

O Poder Judiciário do Maranhão, um dos apoiadores da iniciativa, participará do cronograma com palestras e esclarecimentos sobre a atuação da Justiça.

Após a abertura do evento, logo no segundo dia de programação (8/7), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, ministrará palestra com o tema “Regularização Fundiária”. O momento ocorrerá no auditório Sinrural e terá o advogado Luís Afonso Danda como debatedor.

Judiciário na ExpoImp 2024...2

Em seguida, a desembargadora Sônia Amaral será coordenadora da palestra intitulada “O impacto das decisões judiciais nas atividades econômicas, sob a perspectiva do agronegócio do futuro”, que conta com a juíza Ana Beatriz Jorge Maia e a advogada e professora universitária Francine Nabhan como debatedoras.

Sobre a temática “A comissão de soluções fundiárias e a pacificação social de conflitos”, o presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do TJMA, desembargador Gervásio Protásio comandará o debate.

No período de 7 a 12/7, o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, também participará de reunião com o defensor público geral, Gabriel Furtado; reunião técnica da Diretoria de Engenharia e Diretoria Administrativa com juízes e juízas de Estreito; visita técnica à indústria Aço Verde em Açailândia, entre outras atividades.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Froz Sobrinho (na foto com a esposa Edmée) ministrará palestra com o tema “Regularização Fundiária”, dia 8, na FecoImp
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Froz Sobrinho (na foto com a esposa Edmée) ministrará palestra com o tema “Regularização Fundiária”, dia 8, na FecoImp

Valorização da cidade

Neste momento em que tantos nomes conhecidos se lançam candidatos a administrar esta cidade, seria bom que eles abrissem as cortinas de uma campanha de valorização de São Luís, de sua gente, sua alma, suas belezas.

A cidade ganharia, com a iniciativa, um providencial fórum de debates para lenir suas feridas, enxergar seus espaços, planejar melhor a ocupação de seu solo, providenciar suas próteses urbanas as pontes, tão necessárias, enfim, sintonizar sua legislação com o bem-estar dos ilhéus, ultimamente tão ignorados pelos que têm o ônus de governar.

Aliás, nada foi fácil para a Ilha de São Luís e sua vila-capital, ao longo de uma saga de vitórias e reveses – e de muita gente torcendo “contra”. Aqui, os primeiros empresários a fincar os pés inebriaram-se pelos seus ocasos sangrantes, que espalhavam cintilações sobre a baía de São Marcos.

Quatro séculos depois, São Luís se transformou na Terra Prometida que seduz o Brasil central e meridional.

Todo brasileiro de visão quer um dia vir investir e morar em São Luís. Esse afã, que não se pode impedir ou sopitar, requer uma vigília e uma grande determinação dos que aqui moram e aqui almejam encerrar os seus dias.

As Fofinhas no São João

Em destaque na edição do PH Revista deste fim de semana, a concorrida e animada festa das “Fofinhas no São João”, evento beneficente, voltado especialmente para as senhoras de melhor idade, com renda para as obras sociais do Educandário Santo Antônio, entidade presidida com muito zelo e dedicação pela empresária Fátima Saboya.

Como sempre acontece, desde os tempos da saudosa Maria Inês Saboya, a festa começou no fim da tarde e varou a noite com muitas comidas típicas deliciosas, bebidas variadas e as apresentações de vários grupos artísticos.

A começar pelo Forró de Pé de Serra de Erick Andrade, seguido do Boizinho Barrica, do Boi de Sonhos e do Boi Brilho da Ilha, que agitaram os convidados com uma festa linda do melhor folclore maranhense.

Cidadão de São Luís

O jornalista e blogueiro Oton Lima II continua comemorando a homenagem que recebeu da Câmara Municipal de São Luís, no início da semana.

Por iniciativa da vereadora Karla Sarney que, em seu discurso de saudação ao homenageado, pôs em evidência seu talento como comunicador com atuação marcante na imprensa maranhense, foi outorgado ao jovem de Presidente Dutra, o título de Cidadão de São Luís.

Na noite de quinta-feira ele continuou as festividades com um grupo de amigos durante o coquetel de apresentação do restaurante Benô, na Ponta do Farol.

Escola Sesi Araçagi

É assinado pelo presidente da Fiema, Edilson Baldez, e pelo diretor regional do SESI, Diogo Lima, o convite para a inauguração da Escola Sesi Araçagi: Edifício Robson Braga de Andrade, que é referência da Rede Sesi de Educação do estado e marca o início das comemorações dos 75 anos de atuação do Sesi no Maranhão.

A inauguração será no dia 18 de julho, às 16h, na avenida dos Marinheiros, no Araçagi.

A Escola Superior do Ministério Público do Maranhão tem novo diretor: o procurador de justiça José Ribamar Sanches Prazeres (foto), que ontem foi empossado no cargo para o biênio 2024-2026, cuja cerimônia foi realizada na sala dos órgãos colegiados, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís
A Escola Superior do Ministério Público do Maranhão tem novo diretor: o procurador de justiça José Ribamar Sanches Prazeres (foto), que ontem foi empossado no cargo para o biênio 2024-2026, cuja cerimônia foi realizada na sala dos órgãos colegiados, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís

Para escrever na pedra:

“O narrador conta o que ele extrai da experiência – sua própria ou aquela contada por outros. E, de volta, ele a torna experiência daqueles que ouvem a sua história”. De Walter Benjamin

TRIVIAL VARIADO

Primeiro grupo de mulheres fuzileiras navais. Foi ontem a formatura das primeiras soldados fuzileiras navais. O ato ocorreu no Rio de Janeiro. São 114 mulheres de um grupo integrado por 546 homens.

No assunto: elas passaram por instrução de combate, treinamento físico militar, armamento e tiros e operações. Todas as atividades foram realizadas de forma igualitária e todos os participantes (homens e mulheres) executaram os mesmos tipos de tarefa.

Depois de 14 anos, o Partido Trabalhista volta ao poder no Reino Unido. No país do Brexit (saída da União Europeia em 2020), a decisão da maioria dos eleitores é um sinal importante em um continente que flerta nos últimos anos com a extrema direita anti-UE.

Em Lisboa, o brasileiro foi a um café e perguntou: – o salgadinho é de hoje? – Não, é de ontem. – E como faço pra comer o de hoje? – Volte amanhã!

A deputada federal Roseana Sarney passou os últimos dias reunida com sua assessoria no planejamento do “Vamos Festejar”, festival do folclore maranhense que será aberto dia 17, no Convento das Mercês.

Murilo Albuquerque desembarca hoje em São Luís para visitar sua mãe, Dona Cacilda Albuquerque, cujo estado de saúde está merecendo atenções especiais na UTI do Hospital São Domingos.

O médico José Aparecido Valadão, considerado o maior cirurgião bariátrico do Maranhão, está em Balsas, onde aproveita para conhecer propriedades de cultivo de soja, pois pretende cultivar soja em sua propriedade rural no município de Nova Iorque, neste Estado.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.