SÃO LUÍS - Cerca de 6 mil pessoas prestigiaram a festa de São João promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA), nesta sexta-feira, 21, no SESI Araçagi. Uma autêntica festa do folclore maranhense, com atrações exclusivamente da cultura local. Brilharam nos palcos do SESI o Bumba-meu-boi de Axixá, Santa Fé, São Miguel do Rosário, Morros, Maracanã, Boi Barrica e Cacuriá de Dona Teté, além da banda Filtro de Barro, da dança portuguesa Vira Lusitanos e do Forró do Tonyyy.
A festa junina do SESI acontece há mais de 20 anos na capital maranhense e já faz parte do rol dos principais eventos juninos de São Luís. Antes era realizada apenas dentro das escolas da instituição. Iniciativa da indústria, através do SESI, o arraial reúne trabalhadores da indústria e suas famílias, mas também toda a comunidade ludovicense.
“Estamos em pleno São João, aqui no SESI Araçagi, para comemorar, através desse festejo, a nossa cultura, e valorizar tudo o que nós temos de riqueza cultural nesse estado”, disse o diretor regional do SESI e presidente da FIEMA, Edilson Baldez, enfatizando que os artistas convidados pela entidade são tradicionalmente da cultura popular maranhense.
Diogo Lima, superintendente regional do SESI, destacou que o São João do SESI tem o intuito de ser o arraial da família, do trabalhador e da cidade de São Luís. “É um grande presente que o SESI entrega para a cidade, um grande presente a São João e à cultura do Maranhão, com uma programação tradicionalíssima, trazendo o melhor do nosso folclore”.
Foi exatamente a programação cultural que atraiu a aposentada Mª Bernardete de Mesquita Souza, 69, até o festejo. “As atrações são muito boas, por isso a gente sempre prestigia. E aqui é muito seguro. Já estamos com os amigos lá, dentro nos esperando”, contou Bernardete, que estava acompanhada do marido.
A família do industriário Gildeson Lopes também adora o período junino. Mas ele escolheu o São João do SESI especialmente para a filha brincar no Espaço Kids gratuito, montado dentro do SESI Araçagi com brinquedos infláveis e recreação para as crianças. “É o segundo ano que a gente vem. Minha filha particularmente brincou bastante e a gente já tinha programado esse ano para volta e apreciar tudo que vai ser apresentado hoje”.
Além da programação cultural, a estrutura do São João do SESI cresceu este ano, e conta com duas praças de alimentação e mais de 30 fornecedores parceiros, entre food trucks, barracas de comidas típicas, buffet infantil, churrasco, drinks, entre outros, aliando cultura e geração de emprego e renda para a cidade.
“Toda a estrutura do São João do SESI é muito propícia a quem quer empreender. A maioria dos freelancers da nossa empresa não são contratados. Mas eventos como esse, fazem com que a gente tenha oportunidade de trabalhar”, comentou Jó Gomes Barros, freelancer de uma empresa das empresas fornecedoras do evento.
“O nosso arraial é bem diferenciado dos demais. Estamos aqui com toda nossa diretoria, com nossos trabalhadores e com todos aqueles que amam e valorizam a cultura do Maranhão”, finalizou Baldez que fez questão de distribuir aos convidados matracas produzidas pelos alunos de marcenaria do SENAI de Imperatriz para celebrar o Mestre Humberto de Maracanã, o Guriatã, que foi o homenageado no São João do SESI de 2024.
Saiba Mais
- Inscrições do processo seletivo para professor do SESI terminam nesta segunda-feira (9)
- SESI-MA abre vagas para Analista Superior na área de Educação
- Sesi Caxias inova com 1ª Meia Maratona de Revezamento
- Escola SESI Caxias abre 70 vagas, pagas e gratuitas, para Ensino Médio
- Novas unidades do Sesi Indústria do Conhecimento serão instaladas no MA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.