(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Louis Vuitton compra bistrô icônico

E mais: É hoje o São João do SESI

PH

Os casais Bill Clinton e Jacques Chirad degustando os pratos generosos do L´Ami Louis
Os casais Bill Clinton e Jacques Chirad degustando os pratos generosos do L´Ami Louis

 Louis Vuitton compra bistrô icônico

Na tarde de ontem meu coração bateu forte, tocado pela mais pura nostalgia.

Chegou a notícia de que a LouisVuitton, uma das maiores empresas de luxo do mundo, acaba de aumentar seus domínios com a aquisição do mais icônico bistrô de Paris: o Chez L’Ami Louis, que passei a gostar desde quando a ele fui apresentado por Teresa e Fernando Sarney, numa noite verdadeiramente mágica: após vibrarmos em Rolland Garros com a vitória-campeã do tenista brasileiro Guga – uma lenda do esporte – fizemos uma incursão no típico bistrô francês que se orgulha de sua comida tradicional e farta, num ambiente autenticamente parisiense que resiste ao tempo.

O restaurante, fundado em 1924, não chega a ser um segredo. Turistas americanos, ingleses e brasileiros ricos adoram o lugar, que ficou famoso por receber chefes de Estado e celebridades. Mas a badalação não espantou a clientela local. O que interessa ali não é quem está na mesa ao lado, mas a comida e a atmosfera clássica.

 Louis Vuitton compra bistro icônico…2

Um dos proprietários da casa, o gordinho simpatico Louis Gadby, sempre coloca uma flâmula da CBF na mesa reservada por Fernando Sarney. O cardápio do bistrô é curto e simples, com poucas opções. O restaurante tem suas especialidades: foie gras e escargot de entrada; filé, frango assado ou pato como prato principal; e acompanhamentos como batata rosti ou batata frita, em forma de montanha. Os pratos são imensos. Gordura não é uma preocupação ali. Nunca esqueci um “Cordeiro de leite” que saboreei com Rose e Eli Medeiros numa linda tarde de primavera em Paris.

Além disso, não pedir uma garrafa de vinho é quase um crime. Portanto, não se aventure se não estiver com fome. Os garçons não são exatamente simpáticos, mas reforçam a mística da casa, que mantém um pequeno número de mesas e a mesma decoração rústica de antes da Segunda Guerra. Como já definiu um crítico de gastronomia do “The New York Times”, no l’Ami Louis você está pagando (bem caro) tanto pela comida quanto pela nostalgia.

 Louis Vuitton compra bistro icônico…3

Chez L’Ami Louis é um bistrô parisiense que encontrou a fórmula do sucesso servindo porções gigantescas de foie-gras, batatas fritas e frango assado. Um frango, considerado o melhor de Paris, para duas ou três pessoas. Uma das vezes que estive nesse restaurante foi no dia da eleição de Jacques Chirac para a presidência da República. Quer dizer, há anos. Ele estava cheio de políticos festejando esta vitória.

No antigo bistrô certa vez encontrei o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton com a esposa Hilary jantando com o casal Jacques Chirac num ambiente que resiste ao tempo.

Na mesma noite, fomos surpreendidos por um grupo formado pelo investidor brasileiro Nagy Nahas, o multimilionário egipcio Al-Fayed (morreu no ano passado aos 93 anos) e o ator Omar Charif (morreu em 2015, aos 83 anos).

 Louis Vuitton compra bistro icônico…4

Na última vez que estive no Chez l’Ami Louis pedi o foie gras, que estava impecável como sempre, e uma dúzia de escargots gigantescos afogados em alho, manteiga e salsinha. Experimentei os cogumelos (cêpes) na manteiga da mesa vizinha (eles se compadeceram de me ver comendo sozinho, acho) e esses, também, estavam ótimos como sempre. Para mim esse é um bistrô único, especial.

Mas meu olhar, longe de ser objetivo, passa pelo filtro da história, das lembranças queridas que guardo de minhas idas a Paris. Releio uma passagem de meu diário de viagem de 2005: “Encontramo-nos em frente à Notre Dame para a missa, turistas espocando flashes, orgão lúgubre. O almoço no Ami Louis levantou os ânimos. Eu não estava com vontade de comer frango, mas adorei os tijolões de foie gras e o presunto cru cortado grosseiramente. Melhor que o frango, que achei bom, era a torta de batatas que o acompanhava, tipo uma tatin sem massa, com uma colherada de salsinha picada por cima.Delícia!”

 Louis Vuitton compra bistro icônico…4

Mesmo controvertido, o l’Ami Louis é inegalvelmente um grande sucesso, graças à clientela fiel, à qualidade imbatível da matéria-prima, do charme de seu décor à moda antiga, e também ao serviço, sempre eficiente e gentil.

E quem está por trás disso tudo é o co-proprietário Louis Gadby (ao contrário de seu sócio-investidor, Thierry de la Brosse, dá expediente cinco dias por semana, e até serve mesas).

Gadby não é o Louis que deu nome ao bistrô, mas sim um rechonchudo amante de vinhos que tinha o posto de sommelier e maître no l’Ami Louis de 1977 até comprá-lo em 1986 do suíço Antoine Magnin, cujo retrato em preto-e-branco está pendurado na parede atrás do caixa (esse último, por sua vez, comprou do Louis original, que dá nome ao bistrô).

Gadby me disse, certa vez, que nunca enviou um email e que anota reservas num livro, rabisca contas a mão e recusa-se a ler reportagens a respeito de seu restaurante. O que importa, para ele, é administrar o dia-a-dia do l’Ami Louis, fazer agrados aos habitués e atender o telefone, que toca sem parar. E se precisar, vestir a casaca branca e ajudar a servir as mesas. Não dá receita de nada, reluta a mostrar a cozinha, e insiste em lembrar que seu sucesso está nos ingredientes, fresquíssimos, comprados dos mesmos fornecedores, em certos casos, há duas ou três gerações, servidos quase em estado natural, apenas grelhados ou fritos em fogão à lenha e “enfeitados” com um naco de manteiga persillée (com salsinha picada). 

Vista da fachada do icônico bistrô Chez L´Ami Louis
Vista da fachada do icônico bistrô Chez L´Ami Louis

 Alerta de hérnia

Significativa porcentagem da população brasileira apresenta algum tipo de hérnia na região do abdômen. As hérnias podem ser tratadas com cirurgia e, na maioria dos casos, nunca mais incomodam.

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Hérquimas Pereira, o quadro atinge cerca de 10 a 15% da população, sendo mais comum em homens devido à anatomia da pelve, que favorece o surgimento do problema. “Além disso, os homens têm mais costume de levantar objetos com carga muito alta”, explica o médico.

Alerta de hérnia...2

Em praticamente todos os casos, Hérquimas Pereira indica cirurgia para tratar o problema, especialmente nas inguinais. Pois a hérnia tem a tendência de crescer, levando à chance de parte do intestino ficar preso nela.

Isso possibilita o encarceramento e, em casos mais graves, estrangulamento do intestino, o que prejudica a passagem de sangue para o órgão e pode provocar necrose e até mesmo óbito.

A operação costuma ser feita por videolaparoscopia ou robótica e costumam ser necessárias incisões de 3 a 5 milímetros.

O indivíduo normalmente tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte, e após 2 a 3 semanas já pode voltar à vida normal.

Geralmente, a hérnia abdominal é consequência de situações que forçam esta região do corpo, como obesidade, gestação, constipação intestinal ou pegar muito peso, por exemplo. Além disso, tabagismo, diabetes e herança genética também são fatores de risco.

Rio Poty e turismo

Bem localizado e próximo aos principais arraiais de São Luís, o Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, experimenta um período de incremento em termos de hospedagem.

O empreendimento está recebendo expressivo número de hóspedes, principalmente em dias de shows nacionais.

Segundo Armando Ferreira, gerente do Rio Poty Hotel & Resort, o empreendimento registra uma ocupação de 70%, apesar de estar em reforma de algumas de suas áreas.

A tendência, segundo ele, é que o fluxo aumente ainda mais com o ápice das festas juninas, o que deve ocorrer a partir deste fim de semana.

O Rio Poty Hotel & Resort passou recentemente por um retrofit e está investindo na ampliação de seu complexo esportivo e na construção de uma arena de entretenimento. As novidades incluem beach club, academia de ginástica, SPA, dois restaurantes, bar e playground para a criançada, além da área de piscinas com bar molhado já existente, boate, lojas e casa de jogos.

Legislação sobre aborto

A discussão sobre aborto, que voltou à pauta da Câmara dos Deputados na semana passada por conta do projeto de lei nº 1.904/24, conta com diferentes matizes, regras e limitações em cada país. O acesso ou não ao procedimento é influenciado por aspectos históricos, culturais, religiosos e de saúde.

No Brasil, o aborto é permitido por lei desde 1940 em casos de gravidez decorrente de estupro e caso haja risco à vida da gestante, excepcionalmente, conforme o Decreto-Lei nº 2.848, artigo 128.

Por entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), desde 2012, o aborto também é autorizado em casos de anencefalia fetal – quando não há formação do cérebro do feto, incompatível com a vida fora do útero.

Legislação sobre aborto...2

Nos últimos 30 anos, cerca de 60 países e territórios flexibilizaram as regras em relação ao aborto, de acordo com o Center for Reproductive Rights, que acompanha as mudanças nas leis sobre tema no mundo.

Conforme a instituição, atualmente, a prática é totalmente proibida em 21 países, sendo a maioria deles na América Central e no continente africano.

Em somente dois países no mundo as leis variam conforme o Estado: México e Estados Unidos. Nesses casos, há diferentes regras para cada território.

Conforme a Abortion Finder, plataforma que reúne informações sobre serviços de saúde sexual e reprodutiva nos EUA, 14 dos 50 Estados proíbem completamente o aborto. Os demais permitem a prática em determinadas circunstâncias.

Encerramento de semestre

Vem chegando as férias para quem passou o primeiro semestre mergulhado nos livros, apostilas e textos. Na Faculdade de Negócios Faene, instituição com sede no Angelim, o semestre será encerrado no próximo dia 28.

Neste fim de semana, serão ministradas as últimas aulas da pós, como, por exemplo, do MBA do Novo Fundeb, que foi um grande sucesso. Para os demais MBAs, haverá aulas de Finanças, que é uma disciplina comum a todos os cursos, ministrada pelo professor Marcos Pereira.

A desembargadora Maria da Graça Soares Amorim toma posse formal hoje, em sessão marcada para às 11h, no Plenário do TJMA, e à noite seus filhos oferecem jantar para um especialíssimo grupo de convidados no Blue Tree Hotel São Luís para comemorar a investidura no cargo mais alto da magistratura maranhense
A desembargadora Maria da Graça Soares Amorim toma posse formal hoje, em sessão marcada para às 11h, no Plenário do TJMA, e à noite seus filhos oferecem jantar para um especialíssimo grupo de convidados no Blue Tree Hotel São Luís para comemorar a investidura no cargo mais alto da magistratura maranhense

DE RELANCE

É hoje o São João do SESI

O Serviço Social da Indústria (Sesi-MA) realiza nesta sexta-feira (21), a partir das 18h, no Sesi Araçagi, o seu tradicional São João com uma programação que é a expressão da cultura junina do Maranhão.

Ao som de matracas, pandeirões e instrumentos de sopro, o público vai poder desfrutar de apresentações de grupos de bumba-meu-boi de vários sotaques, cacuriá, dança portuguesa e forró pé-de-serra em dois palcos com programação simultânea.

No arraial estão algumas das mais expressivas brincadeiras juninas do Maranhão: Bumba-meu-boi de Axixá, Santa Fé, São Miguel do Rosário, Morros, Maracanã, Boi Barrica e Cacuriá de Dona Teté, além da banda Filtro de Barro, da dança portuguesa Vira Lusitanos e do Forró do Tonyyy.

É hoje o São João do SESI…2

Na edição deste ano do São João do SESI, a criançada terá um Espaço Kids com brinquedos infláveis gratuitos. Foram montados dois palcos, um principal e outro no caminhão da Cultura, com programação simultânea; serão duas praças de alimentação com pratos típicos e lanches diversos, além de três telões para que o público acompanhe a programação com mais comodidade.

Ana Carolina Bandeira, coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria, ressaltou que além de trabalhar com saúde e educação, o SESI tem buscado fomentar a cultura no Maranhão. “E no São João temos a oportunidade de reunir algumas das brincadeiras que são a expressão da beleza, da riqueza e da essência da nossa cultura popular”, frisou, acrescentando que no São João do SESI o maranhense se identifica e o turista tem a oportunidade de conhecer melhor o que é produzido pelos artistas locais.

É hoje o São João do SESI…3

O Bumba-Meu-Boi de Maracanã é mais que um grupo folclórico. É um símbolo de resistência e identidade cultural, que mantém viva a herança dos antepassados e fortalece os laços comunitários no bairro da zona rural de São Luís que empresta o seu nome a essa manifestação artística.

Já o Bumba-Meu-Boi de São Miguel, do município de Rosário, não apenas preserva uma tradição, mas também a reinventa, oferecendo uma experiência única e inesquecível em suas apresentações.

Por sua vez, o Bumba-Meu-Boi de Axixá, que foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2019, é um símbolo da paixão pela tradição junina.

É hoje o São João do SESI…4

O Cacuriá de Dona Teté, que recentemente foi rebatizado com o nome de Balaio de Rosas, dispensa apresentações. É um dos mais vibrantes e autênticos representantes da cultura maranhense, que encanta gerações com sua mistura única de dança, música e teatro.

Fundado em 1986 por Dona Teté, uma figura icônica da cultura popular, o grupo transformou a brincadeira tradicional em um espetáculo cênico que celebra a sensualidade e a alegria do carimbó e das manifestações populares do Maranhão.

O público vai se encantar também com o boi de Morros e de Santa Fé, do Bairro de Fátima, e com o Boi Barrica, que leva ao público um pouco das diversas manifestações artísticas do Maranhão, com muitas cores, música e dança.

O vereador André Jardins (na foto com o Repórter PH) interrompe hoje sua campanha para a reeleição em Presidente Dutra e vem prestigiar a festa de posse no TJMA da desembargadora Graça Soares Amorim
O vereador André Jardins (na foto com o Repórter PH) interrompe hoje sua campanha para a reeleição em Presidente Dutra e vem prestigiar a festa de posse no TJMA da desembargadora Graça Soares Amorim

1798 - Revolta dos Búzios

O documentário 1798 - Revolta dos Búzios, do cineasta baiano Antonio Olavo, estreia nesta sexta-feira, 21, em São Luís, no Cine Lume.

Episódio pouco lembrado da história do Brasil, 1798 - Revolta dos Búzios leva às telas a influência iluminista da Revolução Francesa (1789) no planejamento do levante que pretendia derrubar o governo colonial, proclamar a independência e implantar uma República democrática, livre da escravidão, onde haveria, conforme acenavam, “igualdade entre os homens pretos, pardos e brancos”.

Produzido pela Portfolium Laboratório de Imagens, o filme chegou aos cinemas brasileiros no dia 30 de maio, com distribuição da Abará Filmes.

Cineasta e pesquisador, que atua com temas ligados à valorização da memória negra, Antonio Olavo sempre trabalhou com a pesquisa histórica no cinema documental, e destaca que a “história do Brasil não é apenas a história das elites brancas”.

1798 - Revolta dos Búzios...2

Para esse documentário, o cineasta partiu dos “Autos da Devassa”, um documento com mais de 2.000 páginas manuscritas no calor da hora com o desdobramento minucioso da grande investigação sobre os acontecimentos.

Eles cobrem um período de agosto/1798 a novembro/1799, e são transcrições de dezenas de sessões da Devassa, incluindo a íntegra dos longos depoimentos de mais de 70 pessoas envolvidas na conspiração.

A Revolta dos Búzios, também designada por Revolução dos Alfaiates, Conjuração Baiana, Sedição de 1798, Movimento Democrático Baiano e Inconfidência Baiana, é, para o diretor, uma história apaixonante.

1798 - Revolta dos Búzios...3

“O maior desafio foi construir um filme que fosse digno da grandiosidade do tema. A história ocorreu há 226 anos e terminou de forma trágica com 4 jovens negros enforcados e esquartejados em praça pública diante de milhares de pessoas, punidos por sonharem com bandeiras universais como a independência, a República e a liberdade diante a escravidão”.

– Creio que conseguimos fazer um filme positivador, contribuindo para o fortalecimento da história e memória do povo negro no Brasil.

O cineasta trabalhou no longa por 13 anos, “o tempo necessário para ter um pertencimento do assunto e poder registrar em um filme documentário com a segurança e serenidade que o assunto pedia.

1798 - Revolta dos Búzios...4

Para resgatar esse episódio da história de forma mais dinâmica, o documentário se vale de várias linguagens. “A fotografia não existia ainda (surge em 1839) e não houve nenhum desenho, nenhuma pintura. Então utilizamos criações de arte com cenas cotidianas produzidas por artistas estrangeiros que visitaram a cidade na época, criamos também ilustrações alusivas aos personagens e suas ações na conspiração, com base nas descrições pormenorizada registradas nos Autos da Devassa.”

1798 - Revolta dos Búzios faz parte do projeto do diretor, uma trilogia das grandes lutas negras dos séculos XVIII e XIX na Bahia.

1798 - Revolta dos Búzios...5

“A partir de 2006 iniciei uma pesquisa sobre as grandes insurreições negras da Bahia, em especial as que ocorreram entre o final do século XVIII e o início do século XIX, período áureo da insurgência negra, em que a então província baiana ganhou a marca indelével de 'Bahia Rebelde', por ter protagonizado histórias mobilizadoras de sentimentos negros que marcaram época.”

Estre as muitas lutas, destacam-se a Revolta dos Búzios em 1798, que foi uma conspiração reprimida antes de sua deflagração, a Revolta dos Malês no ano de 1835 e é considerada a maior rebelião negra da história do Brasil, na qual centenas de homens e mulheres ocuparam as ruas de Salvador na madrugada de 25 de janeiro de 1835, sendo violentamente reprimidos e finalmente a  Sabinada, que  liderada por um homem negro, Francisco Sabino, chegou a tomar o poder em novembro de 1837 e ocupou a cidade durante vários meses, tendo também sofrido violenta repressão.

1798 - Revolta dos Búzios...6

“Essas histórias precisam estar também na filmografia nacional, o cinema brasileiro não pode continuar ignorando esses movimentos. De minha parte, venho desenvolvendo um minucioso e paciente trabalho de pesquisa, buscando condições para levar essas lutas ao cinema, construindo uma trilogia cinematográfica.”

Ocorrida na Bahia em 1798, a Revolta dos Búzios é um dos mais importantes acontecimentos da história do Brasil. Inspirado pelos ideais iluministas da Revolução Francesa centenas de homens negros planejaram um Levante com o objetivo de derrubar o governo colonial, proclamar a independência e implantar uma República democrática, livre da escravidão.

O movimento foi denunciado antes da sua deflagração e o governo instalou uma Devassa que durante 15 meses convulsionou a cena política regional, atingindo os conspiradores com prisões, degredo perpétuo, condenações de açoites públicos e até a pena de morte, sentença máxima que se abateu sobre quatro homens negros: Luiz Gonzaga, Lucas Dantas, João de Deus e Manuel Faustino, enforcados e esquartejados em 8 de novembro de 1799 na Praça da Piedade, em Salvador.

Esse episódio cruzou a linha do tempo e recebeu diversas denominações, entre elas Revolta dos Búzios, Revolução dos Alfaiates e Conjuração Baiana.

Para escrever na pedra:

“A única boca que eu quero é a da garrafa. Não preciso de amor, estou apaixonado por vinho”.

TRIVIAL VARIADO

Genésio Moraes Rêgo Caldas abre sua residência hoje à noite paraum big jantar em homenagem à sua amiga Maria Alice Melo Puppin, maranhense há muitos anos radicada no Rio de Janeiro.

Aconteceu na manhã de ontem, no gabinete do procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, a cerimônia de posse do procurador de justiça Orfileno Bezerra Neto no cargo do subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos.

Desconfiança: relatório publicado pelo Instituto Reuters mostra que 52% dos norte-americanos não confiam em conteúdos produzidos por IA (Inteligência Artificial).

Foi celebrada ontem, na Igreja de São Francisco, a Missa de 7º Dia do falecimento de João Paulo da Silva Léda, advogado aposentado do TRT da 8ª Região.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.