Festival São João da Thay

Saiba as diferenças entre o Boi-Bumbá, do Amazonas, e o Bumba Meu Boi, do Maranhão

As duas manifestações culturais estarão presentes no Festival São João da Thay 2024.

Na Mira

Atualizada em 06/06/2024 às 16h03
Boi-Bumbá, do Amazonas, e Bumba Meu Boi, do Maranhão. (Foto: Divulgação)
Boi-Bumbá, do Amazonas, e Bumba Meu Boi, do Maranhão. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Boi-Bumbá do Amazonas e o Bumba Meu Boi do Maranhão são distintas manifestações culturais, caracterizadas por uma vibrante combinação de danças, músicas, personagens e cores. E neste ano, o Festival São João da Thay reunirá esses dois elementos culturais no palco da festa beneficente que será realizada nos dias 7 e 8 de junho no Espaço Reserva do Shopping da Ilha, em São Luís.

Em ambas as festas, o boi é o elemento central dessas danças folclóricas dramáticas. Além do Amazonas e Maranhão, outros estados também usam o animal como condutor das histórias e manifestações culturais, como o Boi de Reis (Espírito Santo) e o Boi de Mamão (Santa Catarina).

No Maranhão, a festa é uma celebração popular, não competitiva, centrada na música. Durante a temporada junina, os grupos se apresentam em praças e ruas. O elenco inclui músicos, cantadores e personagens principais Pai Francisco, Mãe Catirina, índios, vaqueiros e cazumbás, que narram e cantam a história da morte e ressurreição do boi.

O Maranhão conta com cerca de 300 grupos de Bumba Meu Boi. (Foto: Fernando dos Anjos / Secom)
O Maranhão conta com cerca de 300 grupos de Bumba Meu Boi. (Foto: Fernando dos Anjos / Secom)

Já no Boi-Bumbá de Parintins, interior do Amazonas, há uma disputa entre os bois Caprichoso e Garantido. A partir da competição, toda cidade se divide entre azul e vermelho, e o local da disputa, conhecido como Bumbódromo, se torna palco das apresentações.

Outra característica distintiva do Bumba Meu Boi, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, é a diversidade de estilos e a multiplicidade de grupos. Estes são classificados em diferentes sotaques: matraca, zabumba, orquestra, costa-de-mão e baixada.

Enquanto o Boi-Bumbá conta com a marujada e a batucada entre as suas singularidades. Desde 2018, o evento se tornou um Patrimônio Cultural do Brasil.

No caso do Boi-Bumbá, os fundadores dos dois principais grupos que movimentam a cidade de Parintins, no interior do Amazonas, vieram do Nordeste. E lá os elementos amazônicos foram incorporados e transformados no Boi-Bumbá.

Na edição deste ano, o Festival São João da Thay contará, no sábado (8), com a presença dos tradicionais Bois Caprichoso e Garantido, diretamente do Amazonas.

Festival de Parintins. (Foto: Divulgação)
Festival de Parintins. (Foto: Divulgação)

São João da Thay

O São João da Thay, que ocorre desde 2017, se tornou um marco cultural no calendário maranhense, celebrando as tradições e a rica cultura do estado. Este ano, além de promover as belezas e tradições do Maranhão, o São João da Thay mantém seu compromisso de fomentar a economia criativa e o comércio local, enquanto continua sua missão beneficente, destinando os lucros para uma causa social.

Uma das novidades mais aguardadas é o novo local, o Espaço Reserva do Shopping da Ilha, com cerca de 300m², oferecendo um espaço consideravelmente maior para a realização das festividades. Além disso, os fãs podem esperar por uma programação repleta de shows, prometendo entretenimento e diversão para todos os presentes.

Ingressos

O ingressos para o São João da Thay 2024 já estão disponíveis para compra, oferecendo opções individuais ou em formato de casadinha. Os interessados podem adquirir os ingressos por meio da Bilheteria Digital ou pessoalmente na loja oficial do evento, localizada no Shopping da Ilha, piso L3, ao lado da Leitura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.