Leitura

Escritora apresenta lado sombrio do universo dos concursos de beleza

Em "Além das aparências", Crys Carvalho alerta sobre perigos da pressão estética.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro
Capa do livro (Foto: Divulgação)

Com uma carreira brilhante nas passarelas, Brenda Viana é uma modelo de 24 anos recém-formada em jornalismo e eleita a nova Miss Brasil. Porém, a jovem vê a própria vida mudar por completo quando um segredo antigo vem à tona e promete destruir seus sonhos. É em meio a este acontecimento que o leitor conhece a protagonista de ‘Além das aparências’, da escritora Crys Carvalho.

Neste livro, publicado pela Qualis Editora, a personagem tem um caso com Vítor Rico, um famoso jornalista de celebridades que está decidido a descobrir o que Brenda guarda por trás da beleza, ousadia e prepotência. O que ele não imaginava era se apaixonar pela moça, a ponto de abrir mão do plano de desmascará-la a fim de viver este amor. 

A paixão avassaladora é colada à prova quando o passado da jovem vem à tona na mídia: uma gravidez indesejada na adolescência, fruto de um abuso. Para piorar, ela perde o título de Miss Brasil, uma vez que a regra do concurso não permite que as candidatas sejam mães. Brenda culpa o jornalista pelo vazamento da informação, mas ele nega o envolvimento e tenta reconquistá-la. 

A modelo vê os sonhos arruinados diante de comentários machistas na imprensa e inúmeros ataques de haters nas redes sociais, que a julgam por ter colocado a criança para a adoção. Com a ajuda e o carinho do repórter, Brenda aprende a importância de confiar nas pessoas certas. Mas, afinal, onde está o próprio filho? O que mais ela esconde?

Narrado pelo ponto de vista dos dois protagonistas, ‘Além das aparências’ contém temas que podem gerar gatilhos, como violência sexual, pressão estética e gravidez na adolescência. Crys Carvalho também conduz o leitor a refletir sobre questões relevantes como misoginia, pressão estética, liberdade sexual feminina e cultura de estupro, na medida em que a personagem é culpabilizada pelas ações do agressor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.