Criatividade

'Arte em Cores' avança para etapa final com seleção de artistas para painéis coletivos

Projeto promove a arte urbana no Maranhão e no Pará.

Evandro Júnior / Na Mira

Artistas selecionados representam a diversidade e a cultura local
Artistas selecionados representam a diversidade e a cultura local (Foto: Divulgação)

O ‘Arte em Cores’ anunciou os nomes dos artistas selecionados para a etapa final do projeto, que consiste na produção de dois painéis coletivos de grandes dimensões. São seis artistas maranhenses para o trabalho em Bacabeira, no Maranhão, e seis paraenses para o trabalho em Canaã dos Carajás, no Pará. A iniciativa tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e busca valorizar a arte urbana no Norte e Nordeste, com ênfase no graffiti.

No Maranhão, do município de São Pedro da Água Branca, a artista Ariane Sousa dos Santos (Anny Cat), foi a selecionada. Já na cidade de Bacabeira, o escolhido foi Carlos Gabriel. Em Santa Inês, foi Fernando André Sousa da Silva (Nandandré). Em Pindaré-Mirim, o selecionado foi José Arimatéia Mendes (Mends Art Design). Em Açailândia, quem se destacou foi Laryssa Beniz Carvalho (Thyssa). E em Buriticupu, Mailson de Souza Santos foi quem conquistou uma colocação nesta etapa final.

Após criteriosa avaliação, os artistas selecionados representam a diversidade e a cultura local e vão trabalhar juntos, entre os dias 30 de maio e 2 de junho deste ano. O coordenador do Arte em Cores, André Amparo, destaca a importância da produção e a evolução das obras dos artistas, fortalecendo a conexão com os seus respectivos territórios. 

“Os artistas seguem estilos muito variados, então o que a gente percebe é a evolução de quem participou das edições anteriores, que vai incorporando novas técnicas, novas propostas em seus trabalhos. Muitos participam desde a primeira edição e, ao longo do tempo, pesquisam novas linguagens. Quem ganha são as cidades, que vão ficando cada vez mais coloridas. Ao transitarmos por elas, identificamos os painéis do Arte em Cores nos locais públicos. Isso é muito gratificante!”, comentou.

Em sua primeira fase, o projeto contou com a participação de 50 artistas (25 do interior do Pará e 25 do interior do Maranhão), que apresentaram alto nível de criatividade, técnica e sensibilidade artística. A próxima fase promete ser uma experiência repleta de trocas, inventividade e conexão com a comunidade, o que gera expectativa nos artistas. Ariane Sousa dos Santos, a Anny Cat, fala de suas apostas para o intercâmbio cultural e artístico que irá participar, já que ela produzirá a tela coletiva, no município de Bacabeira, cidade que ela ainda não conhece e que fica a 641 km, via estrada, de sua terra natal. “Eu estou com uma expectativa bem alta, até porque já participei de outras vezes e sei da credibilidade do projeto e de todo o empenho da organização
 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.