(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: ‘Marselan Day’ com Giovanni Spinucci

Apresentador ministrará curso em homenagem ao Dia Mundial da Uva Marselan na AmoVinho

PH

Atualizada em 17/04/2024 às 09h02
Giovanni Spinucci, âncora da TV Mirante, vai ministrar curso na AmoVinho no próximo dia 27 de abril
Giovanni Spinucci, âncora da TV Mirante, vai ministrar curso na AmoVinho no próximo dia 27 de abril

‘Marselan Day’ com Giovanni Spinucci

O sommelier, jornalista e apresentador Giovanni Spinucci, âncora do JM2, da TV Mirante (Rede Globo), vai ministrar o ‘Marselan Day’, curso de harmonização em homenagem ao Dia Mundial da Uva Marselan (27 de abril). 

Essa uva foi criada em 1961 pelo pesquisador Paul Truel, a partir de um cruzamento entre as espécies Cabernet Sauvignon e Grenache Noir. 

Foi cultivada pela primeira vez perto da cidade francesa de Marseillan, principalmente na região vinícola de Languedoc, e em algumas plantações na costa norte da Califórnia. Também se tornou muito popular na China. A uva geralmente produz um vinho tinto de corpo médio. 

‘Marselan Day’ com Giovanni Spinucci 2

O curso vai acontecer no dia 27 de abril, às 19h, na AmoVinho Bistrô & Adega, no bairro Parque Shalon. Spinucci vai ensinar os segredos da harmonização com vinhos dessa uva. Além disso, os participantes poderão apreciar um menu em três etapas, com três excelentes vinhos escolhidos pelo sommelier. 

As vagas são limitadas. Os interessados podem obter as informações no perfil da AmoVinho no Instagram: amovinhoslz.  

--------------------------------------------------------------------------------------

Na interinidade 

O vice-governador Felipe Camarão assumiu, ontem, o Governo do Estado em caráter interino até amanhã, dia 18, em razão da viagem de Carlos Brandão à Colômbia. Durante a interinidade, a prioridade de Camarão será fazer uma vistoria no Centro de Cultura Odylo Costa, filho, na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís. Camarão já falou sobre a reforma do Centro de Cultura, que será transformado em um local de referência na educação, arte e cultura de São Luís. O espaço vem sofrendo com o abandono nos últimos meses. A inspeção no local deve ocorrer na quarta-feira, 17.

Instituições Financeiras

O relatório “Além do lucro: Revisão Global de Instituições Financeiras em Bem-estar Animal e Sistemas Alimentares” foi divulgado pela organização internacional Sinergia Animal. O estudo fornece uma análise abrangente de 80 instituições financeiras em 22 países, expondo uma defasagem significativa do setor financeiro com relação ao bem-estar animal e o financiamento de sistemas alimentares sustentáveis.

A avaliação global destaca uma tendência preocupante: apenas 10% das instituições financeiras possuem políticas para desinvestir em práticas que causam sofrimento animal ou para financiar alternativas à base de vegetais, sendo que 53% das instituições avaliadas receberam pontuação zero. Apesar de alguns progressos, com 11 bancos melhorando as suas políticas em comparação a 2023, instituições renomadas como Goldman Sachs e ICBC regrediram em seus compromissos anteriores.

Direito de escolha

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, tomou uma decisão histórica ao aprovar, por meio de Resolução Conjunta, que detentos pertencentes à comunidade LGBTQIA+ tenham o direito de escolher a unidade prisional onde preferem cumprir sua pena.

A resolução, que foi baseada em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), na legislação brasileira em leis internacionais, é considerada uma conquista significativa para o movimento LGBTQIA+.

As normas estabelecidas visam garantir tratamento digno e igualitário aos detentos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Naldinho dos Teclados

O governador Carlos Brandão destacou, em suas redes sociais, o encontro que manteve com Naldinho dos Teclados, o Alok do Maranhão, que é sucesso nacional nas plataformas digitais. O socialista, inclusive, anunciou que o artista estará no São João do Maranhão e desejou sucesso ao rapaz, que esteve recentemente no programa Domingão com Huck. 

Ultra Colágeno Day

Nesta quinta-feira (18), a Clínica de Estética Avançada Polyana Dominici, situada no bairro São Marcos, vai realizar o Ultra Colágeno Day (Ultraformer MPT e Boom de Colágeno). É um dia especial  dedicado aos procedimentos de estimulação de colágeno com o uso do Ultraformer MPT, máquina mais desejada do momento e já está sendo usado na clínica. 

Trata-se de um aparelho da mais alta tecnologia, que pode alcançar profundas camadas do rosto e do corpo, trazendo resultados incríveis e visíveis para as pacientes. O aparelho ultramoderno é utilizado para realizar diversos procedimentos estéticos, como tratamento da flacidez facial e corporal, celulite, gordura localizada, rugas e linhas de expressão, entre diversos outros.

De relance

Davi é campeão

Não deu outra. O motorista de aplicativos Davi foi mesmo o grande vencedor da 24ª edição do Big Brother Brasil, com 60,52% da média dos votos para vencer. Em segundo lugar ficou Matteus, com  24,50% dos votos. Isabelle ficou na terceira colocação, com 14,98% da média dos votos.

Prêmio de Jornalismo

A 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo está com as inscrições abertas e tem o objetivo de premiar os melhores trabalhos que abordam o universo do empreendedorismo. O concurso contemplará quatro categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo, além da novidade deste ano, a categoria especial Jornalismo Universitário, destinada a reconhecer produções acadêmicas de estudantes de Jornalismo de todo o Brasil. 

Prêmio de Jornalismo 2

Profissionais da imprensa do Maranhão podem inscrever conteúdos veiculados de 5 de junho de 2023 a 2 de junho de 2024, podendo concorrer com até três trabalhos. Uma categoria especial, Jornalismo Universitário, destaca matérias de veículos laboratório de universidades. As pautas devem destacar temas relacionados ao empreendedorismo, priorizando os pequenos negócios.

PEC sobre drogas

O Plenário do Senado aprovou a PEC sobre drogas. Foram 53 votos a favor e 9 contrários na votação em primeiro turno. Em seguida, houve acordo para votação em segundo turno sem a discussão em mais três sessões deliberativas. O placar em segundo turno ficou em 52 a 9. A proposta de emenda à Constituição segue para a Câmara dos Deputados. Pelo Maranhão, apenas a senadora Ana Paula Lobato (PSB) votou a favor da proposta. Os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD) não participaram da sessão.

Estudantes na CCJ

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Assembleia Legislativa do Maranhão se transformou em uma grande sala de aula, na terça-feira (16), durante sua reunião ordinária presencial. Na ocasião, alunos do terceiro período do curso de Direito do Centro Universitário UNDB puderam acompanhar de perto o funcionamento da comissão, presidida pelo deputado Neto Evangelista (União Brasil). 

Workshop sobre voz

A Rádio Universidade FM e a Divisão de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizaram, ontem, um workshop em alusão ao Dia Mundial da Voz. A iniciativa faz parte do Programa Saúde Vocal e ocorreu no Auditório da Diretoria de Tecnologias na Educação.  O primeiro workshop para os servidores e colaboradores da Rádio foi ministrado pela fonoaudióloga e diretora da DQV da UFMA, Joseilma Garrido, que pontuou os principais cuidados com a voz, ferramenta principal de trabalho do comunicador.

O cantor Ivan Marques (Pagode do Ivan) é uma das atrações da edição histórica do Samba da Tamarineira, que acontecerá nesta sexta-feira, às 17h, no Casarão Colonial, e que vai receber, ainda, Argumento, Grupo CDC, Feijoada Completa e o DJ Arsênio Filho, além dos cantadores Humberto de Maracanã, do Boi de Maracanã, e Marcos da Maioba, do Boi da Maioba
O cantor Ivan Marques (Pagode do Ivan) é uma das atrações da edição histórica do Samba da Tamarineira, que acontecerá nesta sexta-feira, às 17h, no Casarão Colonial, e que vai receber, ainda, Argumento, Grupo CDC, Feijoada Completa e o DJ Arsênio Filho, além dos cantadores Humberto de Maracanã, do Boi de Maracanã, e Marcos da Maioba, do Boi da Maioba

Heteroidentificação

A Justiça do Maranhão divulgou o documento que obriga o município de São Luís a adotar a “heteroidentificação” como nova etapa do processo de candidatura e seleção do concurso público da Guarda Municipal. A etapa vai complementar o sistema de cotas raciais e vai analisar se os candidatos aprovados no concurso, prestado em 2022, se enquadram, de fato, na autodeclaração de pessoas pretas e pardas. Com a nova regra, os candidatos que concorreram nessa modalidade vão passar por uma banca avaliadora, onde serão analisadas suas características étnicas e raciais.

Para escrever na pedra:

"Paciência, persistência e transpiração formam uma combinação imbatível para o sucesso" . De Napoleon Hill.

Trivial variado

As eleições na Índia, maior democracia do mundo, terão início em 19 de abril e, além de reunir o maior número de eleitores da história, será marcada por forte perseguição religiosa pelo partido de Narendra Modi.

A cantora Ludmilla subiu ao palco do Coachella, no domingo (14) e se tornou a primeira cantora afro-latina e LGBTQIA+ a se apresentar no palco principal do festival.

Uma alteração na Lei das Eleições, realizada em 2022 por meio da Lei 14.211, reduzirá drasticamente a quantidade de candidatos a vereador em São Luís nas eleições de 2024. O novo texto reduziu o limite de candidatos que cada partido pode registrar nos pleitos proporcionais.

Tem mais: em 2020, cada partido poderia lançar até 47 candidatos ou 150% do número de vagas na Câmara Municipal. A capital maranhense tem 31 vereadores.
 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.