(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Kécio Rabelo é membro benemérito da AMLJ

Honraria reconhece a relevância de seus projetos culturais à frente da Fundação da Memória Republicana Brasileira.

PH

Atualizada em 16/04/2024 às 10h54
O presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), Kécio Rabelo, foi agraciado com certificado de membro benemérito da Academia Maranhense de Letras Jurídicas. Trata-se uma honraria que reconhece a relevância de seus projetos culturais e de preservação da história nacional desenvolvidos à frente da Fundação da Memória Republicana Brasileira. Na foto, Kécio entre Sérgio Tamer, primeiro diretor secretário da AMLJ, e Júlio Moreira, presidente da AMLJ
O presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), Kécio Rabelo, foi agraciado com certificado de membro benemérito da Academia Maranhense de Letras Jurídicas. Trata-se uma honraria que reconhece a relevância de seus projetos culturais e de preservação da história nacional desenvolvidos à frente da Fundação da Memória Republicana Brasileira. Na foto, Kécio entre Sérgio Tamer, primeiro diretor secretário da AMLJ, e Júlio Moreira, presidente da AMLJ

------------------------------------------------------------------------------

Jantar em Brasília

O gerente do Rio Poty Hotel & Resort, Armando Ferreira, que é presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH/MA) vai participar, em Brasília, no próximo dia 23 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), de um jantar em homenagem ao deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, reconhecendo sua valiosa contribuição para o setor hoteleiro. 

O evento será uma oportunidade única para que presidentes e representantes das ABIHs estaduais fortaleçam suas representatividades e laços com as lideranças políticas e, também, discutem a continuidade do Programa Emergencial do Setor de Eventos (Perse), cujas regras foram alteradas pela MP 1.202/2023. 

Jantar em Brasília 2

O Perse foi criado pela união do Executivo com o Legislativo, justamente porque o primeiro afetado pela covid-19 foi o setor de eventos e turismo, tendo sido o último a ser liberado por conta da questão do distanciamento social. Logo, o setor ainda não teve tempo suficiente para se recuperar dos prejuízos financeiros de praticamente dois anos fechados. 

Segundo Armando Ferreira, o Perse foi criado pela Lei 14.148/2021 para conceder benefícios tributários ao setor de eventos, um dos mais prejudicados pela pandemia da covid-19. A MP 1.202/2023 projeta a extinção do programa ao retomar, a partir de abril, de forma gradativa, a tributação sobre as empresas de eventos, que voltaria a ser cobrada integralmente em 2025. 

Batalhão de Maracanã

Vai com tudo o Boi de Maracanã para o São João 2024. O ‘Batalhão de Ouro’ presidido por Maria José Soares reunirá entre 350 a 400 brincantes nos arraiais juninos durante a temporada. 

O trabalho de confecção de indumentárias segue a todo vapor na sede do grupo folclórico, no Maracanã, zona rural de São Luís. 

Batalhão de Maracanã 2

O boi é um dos mais requisitados para apresentações o ano inteiro e, no São João, o ritmo se multiplica por dez, dada à sua forte tradição e à potência de suas matracas e pandeirões. 

O grupo percorre os arraiais com brincantes usando indumentárias e, ainda, com um séquito de mutucas, que são as pessoas que acompanham os grupos folclóricos em suas apresentações pelos terreiros nas noites de São João.  

Congresso de Saúde

A farmacêutica e especialista em plantas medicinais Kallyne Bezerra, discípula da botânica Terezinha Rêgo, vai participar do V Congresso de Saúde On-Line, a ser realizado hoje, às 14h. 

Ela vai falar sobre o tema “Om poder das farmácias vivas e dos hortos terapêuticos na saúde pública”. Kallyne, entre outras coisas, é coordenadora estadual do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão e docente do Curso de Farmácia da Faculdade Florence. 

Novos veículos

Notícia boa para quem usa transporte coletivo. A frota do transporte público de São Luís ganhou reforço de 15 novos ônibus. Os veículos chegaram à capital maranhense no último fim de semana e serão introduzidos imediatamente no sistema, que, assim, poderá atender melhor aos usuários.

Os novos ônibus representam melhor opção de mobilidade e facilidade aos passageiros. Os coletivos são dotados de dispositivos modernos e atendem a todas as normas de acessibilidade. Os veículos vão integrar a frota da Expresso Rei de França.

Ministro no Maranhão

Em publicação nas redes sociais, o governador Carlos Brandão confirmou que o ministro dos Transportes, Renan Filho, desembarca nesta hoje no Maranhão para uma visita aos trechos de BRs cortados pelas chuvas no estado.

Atualmente, há três pontos de bloqueio nas BRs 222, na altura de Santa Inês, e 316, entre Bom jesus das Selvas e Açailândia. 

Um quarto ponto, na BR-010, próximo à Itinga do Maranhão, também está prestes a romper.

------------------------------------------------------------------------------

Cristiano Sardinha
Cristiano Sardinha

Revista de Cristiano Sardinha

Escritor, professor e doutor em Direito Constitucional, Cristiano Sardinha está divulgando um trabalho primoroso e de alta qualidade por ele criado. Trata-se da revista ‘A História dos Direitos Humanos em Quadrinhos’, que já está sendo distribuída em escolas públicas.

Os desenhos são assinados por Ronilson Freire, com representações marcantes do início da humanidade, nascimento das leis, tragédia da escravidão e da destruição das guerras. 

A obra foi pensada, escrita e desenhada com o objetivo de difundir o conhecimento acerca dos direitos humanos, de forma que jovens e adultos possam melhor compreender a importância dos mesmos e o quanto foi árdua sua conquista. 

------------------------------------------------------------------------------

De relance

Michelle em São Luís

A deputada federal Detinha confirmou uma agenda da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em São Luís. A esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro participará de um encontro do PL Mulher, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana.

Michelle em São Luís 2

A presença de Michelle nesse evento acontece após uma série de especulações sobre a vinda dela e do ex-presidente a São Luís. Segundo se comentava, o partido também traria Bolsonaro para uma agenda na cidade, o que acabou não se confirmando. Na semana passada, circulou informação de que a ausência ocorreria em virtude do feriado de Tiradentes, em 21 de abril, quando está programada mais uma edição do “Grande Ato em Defesa da Democracia e Liberdade de Expressão”.

Educador Transformador 

A Professora Rossana Barros, do Curso de Direito do Centro Universitário Santa Terezinha - CEST, conquistou o Prêmio Educador Transformador com o projeto “Incubadora Interdisciplinar de Empresas do Curso de Direito”, na categoria Educação Superior, sendo a primeira colocada estadual. O Prêmio visa à valorização e divulgação de projetos e educadores transformadores em todo o Brasil e é promovido pelo Sebrae em parceira com a Bett Brasil e o Instituto Significare.  

Exame toxicológico

O prazo final para a regularização do exame toxicológico se aproxima, e, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda estão em situação irregular em todo o Brasil. No Maranhão, o número chega a mais de 53 mil condutores com exame pendente. O prazo para o primeiro grupo de condutores das categorias C, D e E, com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho, terminou em 31 de março.

Exame toxicológico 2

Agora, caso esses motoristas não façam o teste até 30 de abril, poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito estaduais e do Distrito Federal a partir de 1º de maio, conforme o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A não realização do exame dentro do período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

------------------------------------------------------------------------------

Osmar Filho entre outras autoridades em evento nos Estados Unidos
Osmar Filho entre outras autoridades em evento nos Estados Unidos

Osmar Filho em Las Vegas

Integrando a delegação brasileira, o deputado estadual Osmar Filho participa do NAB Show, maior evento anual de radiodifusão do mundo, em Las Vegas (EUA). O pedetista foi ao evento acompanhando o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que vai debater a TV 3.0 em painéis e encontros com os principais representantes do setor.

Na abertura do SET:30, no domingo (14), o Ministro das Comunicações afirmou que o governo brasileiro está empenhado no desenvolvimento da radiodifusão brasileira e que está unindo esforços, junto ao Fórum SBTVD e entidades como a SET, para que, a partir de 2025 as emissoras comecem de forma voluntária a migração para o novo modelo de TV.

------------------------------------------------------------------------------

Qualidade no Atendimento

A Secretaria de Estado do Turismo, por meio da Superintendência do Polo Lençóis e Delta, está promovendo um curso gratuito de Qualidade no Atendimento, voltado para condutores de passeios, guias de turismo e pilotos de lancha. O curso será ministrado hoje, amanhã e dia 18 de abril, das 18h às 22h, na Escola CE Joaquim Soeiro de Carvalho, em Barreirinhas. 

Qualidade no Atendimento 2

A iniciativa visa aprimorar as habilidades de atendimento e recepção aos turistas que visitam a região, contribuindo para melhorar os serviços turísticos ofertados. Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos específicos sobre como proporcionar uma experiência positiva aos visitantes, abordando temas como etiqueta profissional, comunicação eficaz, resolução de problemas e outras habilidades essenciais para um atendimento de qualidade.

Para escrever na pedra:

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”. De William Shakespeare. 

Trivial variado

Cinco anos depois do incêndio que devastou Notre Dame em 15 de abril de 2019, a reabertura da catedral parisiense continua prevista para 8 de dezembro, segundo Philippe Jost, presidente do órgão público encarregado de supervisionar a reconstrução.

Em tempo: quase 250 empresas e centenas de artesãos, arquitetos e outros profissionais trabalharam na reconstrução da catedral, uma obra-prima gótica registrada como patrimônio mundial da Unesco.

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, determinou o afastamento da juíza federal Gabriela Hardt, ex-magistrada da Operação Lava Jato.

No assunto: Gabriela atou como substituta do ex-juiz Sergio Moro na 13ª Vara Federal, em Curitiba. Atualmente, ela trabalha em uma vara recursal da Justiça Federal no Paraná.

Alunos de escolas municipais de Itapecuru vão ter acesso agora a uma plataforma de estudo do idioma inglês para reforçar o aprendizado na rede municipal de ensino.

O prefeito Eduardo Braide iniciou a reconstrução do que será o Novo Hospital da Zona Rural, antes conhecido como UPA da Zona Rural, na BR-135, Maracanã. 

Em tempo: sob coordenação das secretarias municipais de Saúde e de Obras e Serviços Públicos, as obras começaram após a assinatura da Ordem de Serviço. O investimento será de R$ 3.133.091,12, sendo recursos próprios do Município e o prazo de entrega é de 150 dias.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.